segunda-feira, 29 de maio de 2017

Colonização cultural: quando a escola valoriza mais o "halloween" que o índio e o folclore nacional.



Há muitas formas do imperialismo exercer seu domínio sobre outros povos. O braço mais visível deste processo de colonização ocorre através da política e da economia, mas existem outras formas de dominação. Uma delas muito eficiente e que as pessoas pouco percebem se dá pela desconstrução da identidade cultural.

A indústria da comunicação e do entretenimento, como o cinema e outras manifestações, acabam servindo a este propósito. Pensemos, por exemplo, por qual razão nossas rádios e distribuidoras de músicas nos inundam com grupos e cantores anglo-americanos e pouco recebemos de Portugal, França, Itália, do Oriente e, principalmente, de nossos vizinhos latino-americanos.

As escolas e os centros de cultura deveriam funcionar como local de resistência e de manutenção e promoção de nossa memória cultural. Porém, nem sempre isto ocorre.

Transcrevo, abaixo, texto sobre este tema do colega Guilherme Aguiar:


"Neste 19 de Abril, Dia do Índio, notei que na maioria das escolas não houve atividade com os alunos em comemoração à data..

Então fiquei preocupado..

Os índios estão sendo esquecidos pela população e parece que ninguém mais se importa..
Os índios perderam (e estão perdendo a cada dia) suas terras para a expansão dos latifúndios agrícolas e por causa do desmatamento, problemas gravíssimos que a população praticamente ignora e ou fecha seus olhos para isso...
Os índios perderam sua dignidade e estão perdendo seu modo de vida e agora já não tem nem mais o seu dia…

Mas porque não se importam? A resposta é simples.. Porque não sabem de sua importância…
A escola que deveria trabalhar a consciência das crianças em relação a isso também está esquecendo dos índios…

Estou percebendo que há anos o dia do índio não é comemorado mas vejo a escola preocupada com datas estrangeiras como o Haloween… 

Em tese não há problema quanto a isso mas quando vejo o dia do índio sendo esquecido começo a achar que sim, que a comemoração de datas estrangeiras está mesmo substituindo as comemorações da nossa cultura..

E falando sobre cultura as pessoas não percebem que nossa cultura é rica como é por causa da influência indígena e seria ainda mais se déssemos a ela todo o valor que tem.

ALGUNS EXEMPLOS
A maioria das pessoas nem sabe que a palavra PIPOCA vem do TUPI GUARANI… Que além dessas diversas palavras que usamos em nosso cotidiano, nomes de cidades de de elementos na nossa fauna e flora possuem nomes indígenas..

É até complicado afirmar isso, mas muitos não sabem que diversos mitos folclóricos (que também estão sendo esquecidos) vieram da cultura indígena…
Isso, meus caros amigos e amigas, é lamentável…

IDENTIDADE CULTURAL
Deixo esta reflexão aqui para que possamos pensar melhor no porque nossas crianças estão cada vez mais desconectadas com sua identidade… 

Vemos um Brasil perdido, dividido e os cidadãos em conflito uns com os outros, de pessoas perdidas que não conseguem fazer o país se reconhecer como nação e ter a unidade que precisamos para construir nosso futuro.

Tudo isso é reflexo da ausência de algo que nos una como povo, como nação e a cultura dos nossos ancestrais é essencial para isso. 

Fazer esse retorno à nossas origens é essencial para que nós tenhamos a sensação de pertencimento a esta terra e ser Brasileiro tenha significado pra nós e deixemos de idolatrar os países estrangeiros que cada vez mais se apropriam das mentes das pessoas, tomam nosso espaço e o significado da nossa cultura...

Guilherme Aguiar - Arte Educador e Ilustrador"
Página de Guilherme Aguiar no facebook:

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:



3 comentários:

  1. É a mais pura verdade.Esse tipo de questionamento sempre faço às minhas filhas!Quero que elas questionem tudo e valorizem nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. Se quem reclama disso pelo menos fosse além dos personagens que surgiram como amedrontadores mas viraram sapecas fofuchos... Mas não, só dá saci, caipora, cuca... A maioria nem deve ter aberto um livro que não fosse de contos supostamente do folclore, e ainda por cima de um folclore que não identifica nem região nem etnia de onde surgiu. Folclore riquíssimo reduzido a contos em prosa para crianças.

    ResponderExcluir
  3. Tenho pensado que definitivamente o Brasil não deu certo. Chegamos ao futuro tão esperado, e o que temos? A força da miscigenação deu o feito contrário do que pregava o saudoso Darcy Ribeiro. Resultou num povo sem Pátria, sem amor e sem respeito às suas origens. Os índios,primeiros brasileiros foram explorados, saqueados, contaminados, escravizados e mortos.Este carma persiste em nos perseguir. Os negros vieram obrigados e escravizados. Assim como os índios, foram explorados e açoitados. Essa dívida permanecerá p/ sempre nos assombrando. Os estrangeiros que aportaram por estas bandas desde Cabral vieram com ganas de se darem bem. A verdade é que nos tornamos um povo apátrida, que perdeu sua identidade de origem. A tão decantada mistura de raças desandou, azedou e deu no que deu... O País do Futuro vai continuar sua sina: só apagando incêndios e enxugando gelo, por mais quinhentos anos. Para os otimistas, ainda resta sonhar...

    ResponderExcluir