quarta-feira, 3 de maio de 2017

A história do Brasil ganhará seu período feudal com as reformas propostas pela base do governo Temer para o campo.






Passou na câmara a proposta da reforma trabalhista para o trabalhador urbano que praticamente revoga a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ao prever que os acordos entre patrão e empregado valerão acima do legislado. Agora, iniciarão os debates na Câmara sobre a reforma para os trabalhadores rurais que afastará as regras da CLT para regular as relações de trabalho no campo.

Trata-se do projeto de lei 6442/2016 de autoria do deputado ruralista Nilson Leitão (PSDB-MT). Dentre vários absurdos contra os trabalhadores, esse projeto prevê que o trabalhador rural poderá receber remuneração de qualquer espécie,. Inclusive, poderá trabalhar unicamente em troca de moradia e comida. 

O site da revista Carta Capital traz uma síntese das propostas:


"O principal ponto é a possibilidade do trabalhador rural receber remuneração de qualquer espécie, o que significa que o empregador rural poderá pagar seus empregados com habitação ou comida, e não com salário. A remuneração também poderá ser feita com parte da produção e concessão de terras. 


A perda de direitos não para aí, entretanto. O texto prevê ainda jornadas de até 12 horas e o fim do descanso semanal, uma vez que passa a ser permitido o trabalho contínuo por até 18 dias. Fica permitida, ainda, a venda integral das férias para os trabalhadores que residirem no local de trabalho. Fica permitido também o trabalho em domingos e feriados sem a apresentação de laudos de necessidade. 


O texto atinge também a segurança e a saúde dos trabalhadores rurais, uma vez que revoga a Norma Regulamentadora 31, que garante que os empregadores forneçam aos empregados condições salubres para o exercício de suas atividades, de equipamentos de segurança que garantam a integridade física dos trabalhadores ao cumprimento de normas sanitárias para o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes."

Desta forma, ao ser perguntado em sala de aula sobre a polêmica reforma, um professor explicou ao aluno que uma das possibilidades era o fazendeiro contratar o trabalhador e pegar a ele somente com um pequeno casebre para morar na fazenda e um pedaço de terra pouco produtiva para ele plantar e tirar dali o seu sustento.  Mas como "não existe nada de graça" metade da produção particular do trabalhador será entregue ao patrão. O patrão também poderá construir algumas benfeitorias na propriedade para serem usadas pelos empregados em sua colheita particular, mas estes deverão pagar pedágio dando parte da produção para poder utilizá-los. E, claro, a maior parte dos dias o camponês terá que trabalhar nas terras no dono da fazenda, sobrando apenas o dia de folga para trabalhar a sua parte da plantação.

Ao ouvir essa descrição, um aluno que chegou atrasado e não sabia do que se tratava levantou o dedo e disse alto: "Ora professor, essa matéria o senhor já deu no semestre passado! Está falando do instituto do colonatus no sistema feudal" !!!

Participe do grupo de estudos prophisto (história geral & Brasil) no facebookhttps://www.facebook.com/groups/prophisto/



Nenhum comentário:

Postar um comentário