domingo, 28 de maio de 2017

Para Bolsonaro eleições diretas é golpe. Seria medo das urnas?






O deputado federal Jair Bolsonaro, em entrevista para programa do SBT de Santa Catarina, afirmou que a proposta de realização de eleições gerais diretas consiste em golpe. Baseado na regra constitucional que prevê eleições indiretas quando falta pouco tempo para o término do mandato atual. Trata-se do mesmo Bolsonaro que defendeu o impeachment da presidente Dilma mesmo sem fundada materialidade de crime de responsabilidade, quando usaram a "gambiarra" de fazer  o impedimento por conta do "conjunto da obra".

Por outro lado, muitos constitucionalistas alegam que numa república democrática nunca há erro em chamar o povo para decidir. A regra de realizar uma eleição indireta para cumprir um prazo restante pequeno do mandato faz sentido num ambiente de normalidade democrática. Na grande crise política que vivemos seria de bom tom uma emenda para convocar o povo às urnas.

O interessante é que o deputado está entre os mais cotados para ganhar eleição presidencial, figurando na segunda colocação.

Isto nos faz voltar a um entendimento pretérito de que o deputado Bolsonaro jamais pensou seriamente em ser presidente. Para ele, uma participação em corrida presidencial serviria tão somente para manter seu nome em evidência para alavancá-lo em futuras eleições ao legislativo. 

O fato é que o citado deputado parece sequer ter um programa político apresentado à população. Quais seus projetos para economia, educação, saúde, etc. Pegar um livro do MEC e fazer críticas a ele não significa ter um projeto para a educação brasileira. Muito menos menosprezar a figura de Paulo Freire o torna capacitado no tema.

Creio que o máximo que pensou chegar seria sair como vice numa chapa de direita. Como tentou cavar em vídeos se colocando à disposição para ser vice de Aécio.

A polarização fabricada pela grande mídia como combustível para o impeachment de Dilma acarretou que figuras de discursos extremados ganharam muita visibilidade. Caiu no colo de Bolsonaro a chance real de ser presidente e não estaria preparado para isso. Antes disso, uma candidatura de Bolsonaro serviria mais como uma "linha 2" do principal candidato de direita. Ele poderia atacar os candidatos de esquerda de forma mais aguda sem se preocupar com popularidade, pois estaria a serviço de outra candidatura mais forte.

Muita gente ingenuamente compara o deputado com a figura do cardiologista Enéas Carneiro. Contudo, Enéas representava uma extrema direita que tinha projeto. E seu projeto era nacionalista, sendo que em alguns aspectos se aproximava do que também era pautado pelas esquerdas. Por exemplo, estar contra as privatizações empreendidas pelo governo Fernando Henrique. O deputado Bolsonaro parece não defender a mesma agenda nacionalista de Enéas. 

Talvez, o maior medo do deputado nem seja o de perder, mas o de ganhar!

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário