sexta-feira, 19 de maio de 2017

E acharam na presidência do PSDB o que procuram a anos no PT.







Já faz muito tempo que os principais nomes do PT, os ex presidentes Lula e Dilma, estão sendo investigados por uma série de supostos ilícitos. São denúncias de corrupção e de tentativas de obstrução à justiça. Só o ex presidente Lula vem sendo investigado por uns 15 anos, desde o caso "mensalão".

Quis o destino que em uma única delação, tudo isso, e algo mais, fosse materializado contra o senador que era, até então, o presidente do PSDB. O senador Aécio Neves, em gravação de áudio, conversa sobre tentativas de barrar a lava-jato. Malas "chipadas" de dinheiro previamente numerado teriam sido localizadas. Em algum momento da reportagem do Jornal Nacional também se fala na possibilidade de matar alguém, que lembrou a antiga acusação de que o PT estaria envolvido na morte do prefeito Celso Daniel.

A diferença entre as acusações contra o PT e as recentes contra o PSDB reside na materialidade. Apesar dos muitos anos de investigação, a polícia federal nunca conseguiu mostrar evidências materiais sobre os supostos ilícitos atribuídos a Lula e Dilma. Quase tudo se baseia na delação de criminosos que fazem acordo de diminuição de pena ao dizerem que Lula e Dilma "sabiam" de alguma coisa.

É interessante observar que fazem muitas piadas com Lula a respeito de uma de suas principais argumentações frente às acusações: "eu não sabia". No entanto, "eu não sabia" é a única resposta possível à acusação que tão somente diz "ele sabia". Se mostrassem alguma coisa material, como um documento ou cheque e cédulas, poderia haver uma resposta mais elaborada. Imagine se um parente seu estivesse realizando alguma atividade ilegal e a acusação afirmasse que você também estava envolvido não por provas, mas dizendo que você sabia de tudo. A única resposta cabível seria "eu não sabia".

O engraçado é que os partidos historicamente de oposição ao PT, como no caso do PSDB, surfaram muito nas ondas das  delações contra a agremiação oponente. O PSDB o principal deles.

Disto, fica a sabedoria popular que propõe que aqueles que mais ficam alegres e dispostos a falar contra alguém, em regra também podem estar afundados na mesma lama.

Participe do grupo de História geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário