sexta-feira, 12 de maio de 2017

A herança do professor Antônio Cândido.





Morreu, aos 98 anos de idade, o professor Antônio Cândido de Mello e Souza, que foi um dos grandes pensadores da academia brasileira. Era crítico literário, profundo conhecedor da literatura brasileira e internacional, e formado em sociologia. Teve brilhante carreira na cátedra universitária da Universidade de São Paulo.

O país vai ficando empobrecido com a saída de cena de nomes de peso como Darcy Ribeiro e o professor Antônio Cândido. No entanto, ainda resistem bravamente o ex presidente e imortal José Sarney com sua obra "Marimbondos de Fogo" e o atual presidente Michel Temer com seu "Elementos de Direito Constitucional". 

Há homens que deixam uma herança pera seus parentes e há outros que a deixam para toda a nação. Certamente, o professor Antônio Cândido está neste segundo time. Sua vasta obra será referência eternamente para explicar o Brasil e os brasileiros. Além de nos deixar sua filha, a historiadora Laura de Mello e souza, que também nos brinda com excelentes obras.

O citado mestre elaborou pesquisas e cunhou termos e explicações importantes para a sociologia e apropriadas, também, pelos historiadores.

Para explicar as especificidades e as contradições entre a cultura do campo e das cidades, no Brasil, o professor cunhou o termo "rústico" para designar a cultura do homem do campo. Entendia que na área rural houve maior integração entre a cultura do colonizador português com a cultura do índio e dos escravos africanos. Por outro lado, nas áreas urbanas, notadamente no litoral, o eurocentrismo era mais aflorado e acabou afastando as culturas nativas (indígenas) do dia-a-dia da sociedade.As populações dos grandes centros aspiravam ao modo de vida europeu. Pesquisadores posteriores se valeram dessa conceituação para criar expressões como catolicismo rústico e messianismo rústico.

A seguir, vamos compartilhar o link de algumas obras do acervo do professor Antônio Cândido disponíveis em pdf:

- Formação da Literatura Brasileira : 

- Literatura e Sociedade:

Link dos pdf´s gentilmente indicados pelo colega Maxwell Medeiros, que é um dos administradores do grupo Livros grátis do curso de história, no facebook

Participe do grupo prophisto história geral & Brasil no facebook:

https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário