quarta-feira, 19 de julho de 2017

A história documentada sobre uma aguardada invasão alien durante a ditadura militar brasileira.


Quando deu 5 horas da madrugada do dia 8 de março de 1980, naves extraterrestres provenientes de Júpiter estariam aterrisando na pequena cidade de Casimiro de Abreu, no Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a previsão feita pelo senhor Edílcio Barbosa, que se apresentava como um contato entre os homens e os jupiterianos. Ele ficou conhecido pela alcunha de "o mensageiro de Júpiter". Esta seria mais uma estória comum sobre discos voadores se não fosse a dimensão que alcançou naquela época. 

Não se sabe se por mera brincadeira ou por algum fenômeno psicológico coletivo que muitas pessoas da cidade, que ouviam as previsões de Edílcio, começaram a visualizar luzes e objetos estranhos no céu noturno do município. Houve relatos de quem viu os discos durante o dia em pastos das fazendas vizinhas. A narrativa foi tomando cada vez mais força até a marcação da data e hora que os seres do planeta vizinho viriam fazer contato ou invadir. 

Milhares de pessoas lotaram a pequena cidade naquele dia 08 de março. A imprensa brasileira e a internacional enviaram equipes. Rede Globo, Estadão, canadenses, americanos, argentinos e uruguaios estavam presentes para o que prometia ser um dia inesquecível para a humanidade.

A prefeitura da cidade resolveu tomar medidas protocolares para quando se recebe uma altíssima autoridade nacional ou internacional. O cerimonial da prefeitura organizou uma recepção com desfile em carro aberto no carro do corpo de bombeiros e um café da manhã com os visitantes no salão nobre da prefeitura. O mais curioso é que o senhor prefeito realizou, com as verbas da prefeitura, a aquisição de uma enciclopédia Barsa para presentear os viajantes espaciais. 

Ocorre que o horário passou e as naves não apareceram. Segundo Edílcio, por conta da grande aglomeração de pessoas a comitiva de Júpiter desistiu do pouso. Em terra, a frustração deu lugar a uma grande brincadeira com gaivotas de papel e aplausos até para passarinhos que surgiam voando !

Eu gostaria de saber que fim levou a enciclopédia ! A Barsa era uma das melhores enciclopédias da época, junto com a Britânica. O valor para comprar uma era alto. Só classe média e alta poderiam ter uma dessas. Espero que tenham doado a obra para um colégio público da cidade.

 A ciência não pode afirmar e nem negar absolutamente que exista vida em outros pontos do universo. Se este fenômeno (surgimento da vida) ocorreu no planeta Terra, possivelmente se repete em outros sistemas planetários. Os entusiastas pela vida extraterrestre elaboraram a equação de Drake, desenvolvida para calcular a quantidade de civilizações capazes de emitirem sinais de rádio. Há cientistas que creem na vida em outros mundos mas não em contatos de ovnis. Era o caso do falecido diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, professor Ronaldo Mourão. Ele afirmava ser possível haver vida, mas que as distâncias astronômicas impossibilitavam contato entre elas seja por meio de qual tecnologia fosse.

Esses videntes ou contatos terrestres de seres alienígenas possuem características semelhantes às de figuras que ficaram conhecidas na história como líderes messiânicos, tais como Jacobina Mentz, Padre Cícero, Antônio Conselheiro, o monge José Maria,  Senhorinho e outros. Todos possuem uma grande capacidade de mobilização popular. Contudo, as lideranças messiânicas religiosas influenciaram em organizações populares de resistência ao estado de opressão que o povo vivia. Por outro lado, os videntes que conversam com alienígenas apenas mobilizam em torno da aparição, sem consequências maiores nos arranjos sociais. Porém, no aspecto psicológico escapista, de fuga da realidade, há uma certa proximidade entre ambos.

Aliás, esta é uma das explicações sociopsicológicas para o fato de tanta gente ter acreditado em Edílcio. O Brasil vivia a época de opressão do regime militar. Neste contexto, imaginar algo que transcendia à realidade política do país trazia esperança de mudanças. 

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 

Abaixo o vídeo com o documentário "Efeito Casimiro", que conta a história deste artigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário