quinta-feira, 29 de junho de 2017

Uma bibliografia do Terceiro Reich, segundo Richard J. Evans.




A Alemanha nazista é um dos recortes históricos sobre o qual mais foram escritos artigos e livros por pesquisadores da academia de história, ciências políticas, jornalistas e outros. Um levantamento realizado no ano 2000 pelo pesquisador Michael Ruck produziu uma lista que relacionou mais de 37 mil obras sobre a temática. Desta forma, nenhum estudioso do período consegue dominar todo o vasto material existente. Saliente-se que a partir da década de 90, com a queda da URSS, a pesquisa sobre o terceiro reich foi incrementada pela liberação de inúmeros documentos secretos que se encontravam nos arquivos do antigo bloco soviético. A visão sobre o holocausto judeu foi estendida para outros grupos, como homossexuais, pessoas tachadas como antissociais, deficientes, a presença de trabalho escravo, iluminando e trazendo uma gama de novos conhecimentos. O professor Richard J. Evans destaca o diário de Joseph Goebbels, o diário de Victor Klemperer e registros do gabinete de Heinrich Himmler como exemplos de novos documentos que se tornaram disponíveis a pouco tempo. Assim, a lista de 37 mil títulos vem se multiplicando a cada ano. As obras mais antigas sobre a Alemanha nazista se concentravam mais nas questões de política internacional, estrutura política e organização do reich e na estratégia militar. Os trabalhos atuais  abrangem a política externa, estratégia militar, economia, mudanças sociais, cultura e artes, a propaganda estatal, a questão da mulher e da família, dentre outros. Desta forma, considera-se que as obras que foram escritas a mais de 30 anos sobre o fenômeno nazista apresentam alguns pontos defasados e ultrapassados pelas novas fontes históricas disponíveis.

O professor Richard J. Evans lecionou história nas universidades de Columbia e Londres. Atualmente integra o departamento de história da Universidade de Cambridge. É considerado um dos principais especialistas da história alemã. Este estudioso é autor de uma das principais obras atuais  sobre aquele período. Trata-se da trilogia "Terceiro Reich", que pode ser encontrada em nova edição nas livrarias. Os três livros somam 2.784 páginas que têm sido considerados pela crítica como a "biografia" do nazismo. No início do primeiro livro desta série, "A chegada do Terceiro Reich", o professor Evans escreve um prefácio em que realiza uma análise das principais fontes escritas sobre o período. É estritamente por este prefácio que vamos relacionar as principais obras na visão do autor.

De início, elencamos os três livros que compõem a trilogia de Richard. J. Evans:
  • Evans, Richar J. A Chegada do Terceiro Reich. 3. ed. São Paulo: Planeta, 2016.
  • Evans, Richar J. O Terceiro Reich no Poder. 3. ed. São Paulo: Planeta, 2016.
  • Evans, Richar J. O Terceiro Reich em Guerra. 3. ed. São Paulo: Planeta, 2016.
Trata-se uma obra de fácil compreensão que pode ser manuseada facilmente pelo público leigo. Os três volumes  apresentam uma visão panorâmica sobre todo o fenômeno nazista, desde sua origem ainda no império bismarckiano, no século XIX, depois na primeira guerra mundial  e nos anos pós-guerra da República de Weimar. Posteriormente, narra e analisa a ascensão do partido nazista ao poder nos anos da grande depressão econômica mundial (1929 - 1933). Acompanha o desenvolvimento e consolidação do Terceiro Reich nos anos entre 1933 a 1939. E, por fim, a radicalização das políticas de conquista através da guerra, a repressão social e cultural, finalizando com a queda do regime.

Passaremos, agora, a elencar as obras e autores citados e comentados  pelo pesquisador acima mencionado.

- "Ascensão e Queda do Terceiro Reich" (4 volumes), de autoria do jornalista americano William L. Shirer. Voltada para o público leigo, é considerada um dos clássicos sobre o assunto. Foi duramente criticada pela academia de história como um relato grosseiro e lacunoso das ocorrências narradas.  Pode ser facilmente encontrado nos sebos.

- "The German Di Factorship" ( A ditadura alemã), pelo historiador Karl Dietrich Bracher. Constitui uma obra feita para dentro da academia, sendo de difícil compreensão pelo público leigo. Estuda a queda da República de Weimar e a tomada nazista do poder. Aborda a estrutura política do terceiro reich, política estrangeira, economia e sociedade, cultura, artes e o colapso do sistema nazista.

- "Hitler" (2 volumes), pelo historiador britânico Ian Kershaw. Obra concebida pela técnica de pesquisa denominada "biografia e contexto". Demonstrou como a ascensão e a queda do ditador estavam ligadas a fatores históricos mais amplos. Focaliza os assuntos mais próximos do fuhrer: política externa, guerra e raça.

- "The Third Reich: a new history", do historiador britânico Michael Burleigh.Enfatiza a violência do regime nazista, reafirmando a visão da Alemanha Nazista como uma ditadura totalitária. É muito criticado na academia em razão de produzir um julgamento moral dos fatos analisados. Tecnicamente, é considerado impróprio ao historiador a realização de julgamentos morais sobre os fatos pretéritos. O professor Evans lembra que o pensador Karl Marx observou que as pessoas fazem a sua história, mas não sob as condições de sua escolha ( como o contexto histórico em que vivem, a forma como pensam, os princípios e crenças que influenciam seus comportamentos). O novelista britânico L. P. Hartley produziu uma interessante frase neste sentido: "o passado é um país estrangeiro: as coisas são feitas de modo diferente lá".

- "Die Deutsche Katastrophe (A Catástrofe Alemã),  escrito em 1946 pelo historiador alemão Friedrich Meinecke (considerado um dos fundadores da historiografia moderna). Creditou a ascensão do terceiro reich à obsessão alemã pelo poder mundial no final do século XIX, começando com Bismarck e tornando-se mais intensa na época do Kaiser Guilherme II. Este autor viveu na Alemanha no período nazista sem, no entanto, aderir ao regime.

Richard J. Evans ainda cita as seguintes obras e autores:

- "Inside Nazi Germany",  por Detlev J. K. Peukert.
- " Main Kampf, por Adolph Hitler
- "Lingua Tertii Imperii ( A Linguagem do terceiro reich), por Victor Klemperer

Norberto Frei, Ludolf Herbst, Konrad Heiden, Ernst Fraenkel e Franz Neumann publicaram análises sobre o partido nazista.

Martin Broszat e Hans Mommsen também produziram estudos precursores sobre o terceiro reich.

Se você estuda este período, deixe suas dicas de bibliografias nos comentários a esta postagem!

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/prophisto/





Nenhum comentário:

Postar um comentário