quinta-feira, 1 de junho de 2017

A menina que salvava livros.




Neste dia primeiro de junho de 2017 houve uma grande enchente no interior de Pernambuco. O distrito de Várzea do Una, em São José da Coroa Grande, foi dos mais atingidos pelas águas. O rio Una, que corta a região, deixou mais de 20 cidades em estado de emergência.

Quando o nível da água começou a subir e invadir a residência de Dona Maria Ivânia, ela pediu a sua neta Rivânia que apanhasse somente aquilo que ela entendesse que fosse de maior importância para ela. A menina de 8 anos não teve dúvidas. Deixou os poucos brinquedos para as águas e colocou todos os livros que couberam dentro de sua mochila. 

Na foto, a menina aparece na jangada do resgate abraçada aos livros e orando para que todos seus parentes fossem trazidos em segurança.

A menina que salvava livros da enchente em Pernambuco pode ser um símbolo para estes tempos em que a educação e a cultura vêm sendo tão maltratadas no país. Se esta menina entendeu a riqueza que a leitura proporciona; então, ainda podemos ter alguma esperança no futuro de nossa sociedade.

Que sirva de lição para muitos alunos, principalmente de escolas particulares, que tratam tão mal o seu material didático.

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário