sábado, 3 de junho de 2017

Dicionário de Conceitos Históricos.


Bibliotecas e livrarias são dois locais obrigatoriamente frequentados pelos professores. Nelas você tem contato presencial com sua excelência o livro. Para mim, ter o livro em mãos é totalmente diferente da leitura por tela de telefone, tablet ou computador. Você pode desfolhar, sentir o peso, programar melhor a leitura. Não que desprezemos a possibilidade de usar as novas plataformas digitais. Mas se é possível ter o livro na estante a satisfação é maior.

Não sabemos qual será o futuro das bibliotecas. Principalmente as bibliotecas municipais tendem a enfrentar sérios problemas. Os governos sempre desejam um bom argumento para cortar gastos. E a nova tecnologia propicia que se tenha um verdadeiro arquivo bibliográfico num pendrive. Talvez, futuramente existam somente algumas bibliotecas guardando os livros físicos, mas o atendimento seja feito unicamente via online. 

A livraria é uma espécie de maternidade de livros. É passeando por elas que ficamos sabendo das novidades do mercado editorial. Se bem que atualmente as editoras também enviam a propaganda das obras que estão no prelo através das redes sociais virtuais.

Neste sábado fui a uma livraria do bairro praticar um dos meus esportes favoritos que é olhar as prateleiras em busca de novidades. E descobri um livro que não é lançamento mas que eu desconhecia. Trata´se do "Dicionário de conceitos Históricos", da editora Contexto, de autoria dos professores Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva. Uma obra muito legal, que traz uma análise sintética mas bem atual e apontando as diversas linhas de pensamento sobre diversos conceitos usados pelos historiadores. Não é um dicionário com uma infinidade de palavras para serem consultadas. é um elenco reduzido de verbetes, mas creio que a intenção era realmente trabalhar apenas alguns conceitos fundamentais.

Fica a dica seja para alunos que estão iniciando o curso superior em história, professores do ensino médio, professores universitários e mesmo alunos do ensino médio que desejam uma primeira leitura mais técnica sobre vários assuntos importantes. Entre outros, analisa temas como o terrorismo, , absolutismo, burguesia, capitalismo, comunismo, cristianismo, democracia, ditadura, escravidão, fascismo, feminismo, fundamentalismo, globalização, helenismo, humanismo, iluminismo, inquisição, liberalismo, marxismo, mercantilismo, militarismo, orientalismo, relativismo cultural, revolução francesa, revolução industrial, servidão, entre muitos outros.

A linguagem é bem acessível e objetiva. E ao final de cada conceito traz uma relação de indicações bibliográficas para o leitor se aprofundar no tema.

Depois que comprei o livro e cheguei a casa, percebi que existe a obra em "pdf" disponível na internet. Assim se você digitar "dicionário de conceitos históricos pdf" na busca do google poderá baixar a obra. 

Porém, como sou do tempo da máquina de escrever, fiquei feliz em estar com o livro físico na minha prateleira !

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário