sexta-feira, 2 de junho de 2017

Pancadaria em apresentação de trabalho de conclusão de curso (TCC). A cultura da agressão chega à universidade.






Em uma faculdade na cidade de Cacoal, em Rondônia, dois estudantes partiram para agressão física durante a apresentação de um TCC. A briga começou dentro da sala de aula, durante a apresentação, e se estendeu para tentativa de atropelamento no estacionamento. 

O site de notícias não deixa claro qual o curso e o recorte temático do trabalho de conclusão de curso. Se for de história, poderia ter ocorrido uma amostra da luta de classes durante a exposição do TCC. Deixaremos o link para a matéria jornalística ao final do texto.

Houve uma escalada do que chamamos de cultura da agressão na última década pelo país. Não que o país fosse aquele paraíso da gentileza pintado por estrangeiros que nos visitavam nas primeiras décadas do século passado. A violência sempre foi algo muito presente em nossa sociedade, seja na cidade ou no campo. Violência contra os índios, contra os escravos africanos, contra os campesinos, contra a mulher, contra os despossuídos. 

Mas havia algumas ilhas que tentavam mostrar "civilidade", ainda que imersas em todo tipo de violência simbólica.

O meio político era um local onde se tentava mascarar a violência através do discurso polido. Embora até morte com arma de fogo tenha ocorrido entre parlamentares dentro do senado. Hoje, a política se faz da forma mais baixa e subterrânea possível. Mentiras e baixo calão viraram lugar comum. A ética se tornou mercadoria rara. E isso é transmitido a todas as classes sociais. Não podemos nos esquecer dos xingamentos proferidos contra a presidente da república durante a copa do mundo. 

Os nossos humoristas sempre pisaram no terreno da violência simbólica. Fazendo estereótipos das minorias como piada. Mesmo no campo do humor pioramos muito. Hoje o que se faz é agressão vil e direta em nome do bom humor.

Alguns formadores de opinião que que dizem ostentar títulos acadêmicos surgem pela internet usando discurso de ódio para se contrapor aos que pensam diferente.

Até várias autoridades religiosas atuais não têm qualquer pudor no uso de palavras e discursos intolerantes.

Não era de se esperar outra coisa que não fosse a contaminação dos bancos acadêmicos com essa postura lastimável. Até mesmo alguns professores realmente titulados vêm fazendo declarações totalmente desarrazoadas nos últimos tempos.

A academia é lugar, sim, para o embate de ideias. Mas o embate dialético, através da oposição das ideias de forma técnica, razoável e respeitosa. 


Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário