domingo, 11 de junho de 2017

"Os diretores de escola que não são filiados a partidos políticos são os que podem falar em escola sem partido e não os políticos conservadores".






Uma frase semelhante a esta foi brilhantemente cunhada pelo professor Oscar Halac, reitor do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, em nota oficial da instituição em resposta a políticos ligados ao movimento "escola sem partido" que vêm tentando desestabilizar a administração do colégio público que é referência de ensino de excelência em todo país.

O Colégio Pedro II é uma das instituições de ensino que mais aprovam nos exames do ENEM e vestibulares. Se constitui verdadeiro concorrente aos grupos privados que exploram a educação no Estado do Rio de Janeiro. Por isso, o professor Oscar Halac entende que o Pedro II tem sido tão alvejado nos últimos tempos. E não somente por conta da sua educação crítica e transformadora. 

No entanto, eu iria um pouco além da tese, do professor Oscar, sobre a concorrência que o colégio faz à rede privada. O Pedro II não é só um concorrente, é um símbolo de que a educação pública pode dar certo.  Toda a rede pública de ensino poderia ter a qualidade do Pedro II se houvesse interesse político.

O professor Oscar Halac foi aluno do colégio Pedro II e hoje é seu reitor. Também foi estudante e professor na Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE) que foi uma instituição de ensino superior criada pelo colégio que foi seu mantenedor por muitos anos. Na Fahupe tive o privilégio de ser aluno do citado mestre na década de 80. A faculdade já foi extinta em meados da década de 90. Agora desejam derrubar o colégio.

Nossa solidariedade ao reitor do Colégio Pedro II. 

A seguir o link para a nota pública do reitor:
https://cp2.g12.br/noticias_destaque/6381-nota-p%C3%BAblica-n%C2%BA-07-2017.html 

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 

Um comentário:

  1. O Pedro II faz seleção de alunos para estudar lá, não aceita matrículas de qualquer aluno de escola pública, aliás, trabalha com a mesma clientela da escola particular. Assim é fácil. Quero ver esse colégio trabalhar com os alunos das tabelas do entornou.

    ResponderExcluir