domingo, 23 de abril de 2017

Pela Obrigatoriedade das disciplinas humanas (história, sociologia e filosofia) em todos os cursos superiores.






Temos visto exemplos partindo de várias turmas de formandos, em diversos cursos, no sentido do péssimo preparo que este pessoal teve no sentido de construir uma mentalidade cidadã. A última novidade foi a de várias turmas de pretensos ginecologistas realizando poses fotográficas que podem ser interpretadas como uma violência simbólica contra as mulheres. Justo contra as suas futuras clientes. A motivação pela medicina sempre deve ser na orientação da prestação de socorro à vida humana e isso não combina com essa visão desrespeitosa. Até por isso, a medicina sempre foi um pouco que comparada ao sacerdócio.

Por outro lado, o discurso das universidades sempre foi o de formar mais do que meros técnicos com capacidade de ganhar a vida em determinada área de conhecimento, mas a de formar futuros cidadãos. E cidadania compreende uma leque de valores muito maior que a simples venda do seu conhecimento através da prestação de serviço.

Há quem diga que o problema é unicamente de foro ético. Contudo, ética é uma disciplina que já consta da grade desses alunos. De forma que entendemos que falta a todos eles uma formação humanística para que aética possa ser algo que flua naturalmente de suas ações e não apenas um código que estipula ações que devem ser evitadas para que não sejam alvo de futuras penalizações pela entidade de classe.

Assim,. acreditamos que o atual governo vai no sentido contrário das atuais necessidades do nosso corpo discente. Ao revés de tirar a obrigatoriedade das disciplinas do grupo das humanas da grade do ensino médio, deveria fazer o contrário. Manter história, sociologia, geografia e filosofia na grade obrigatória dos colégios e colocar urgentemente essas disciplinas em todos os cursos superiores do país.

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