segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Elite que cogita abandonar o país.


Temos lido nos últimos dias, na internet, que alguns empresários teriam afirmado deixar o país caso Lula volte a vencer as eleições presidenciais em 2018.

Acho muito difícil este pessoal que fez fortuna dentro do país abandonar seus negócios para tentar a sorte em mercados muitas vezes mais competitivos e exigentes do que o nosso, como o caso dos EUA para onde a maioria deles deseja residir.

No caso de apresentadores de televisão que também são empresários, por exemplo, não faço a mínima ideia quais tipos de empresas possuem ou se são apenas investidores financeiros. Contudo, acredito que o viés midiático deles teria muita dificuldade de conseguir espaço na televisão norte americana para realizar seus programas. Lembrando, ainda, que o maior sucesso na televisão aberta brasileira, desse perfil de empresário midiático, tratou-se de uma simples imitação do programa original encabeçado pelo Donald Trump nos EUA.  Ou seja, em se tratando de Estados Unidos, foram apenas "o aprendiz" do Trump.

Por isso, comprar casa e residir na Flórida é uma coisa. Transferir sua base de negócios para lá e abandonar a galinha dos ovos de ouro brasileira é algo que duvido bastante. A elite quer viver nos estados unidos e se sentir um pouco americana, mas é aqui que ganham a sua fortuna.

Porém, não precisa do Lula vencer as eleições para essa  nata endinheirada de nossa sociedade postular residir na Flórida e viver seu "sonho americano". Isso já acontece à um bom tempo. Mas sempre deixam um dos pés no Brasil, para garantir a manutenção do território que abastece suas polpudas contas.

Grandes investidores, industriais, comerciantes e artistas milionários possuem casas nos melhores condomínios da Flórida. Por outro lado, nenhum deles abandona o Brasil como centro dos seus negócios. Vivem na ponte aérea. Há apresentadores famosos da tevê que residem por lá e viajam algumas vezes no mês para cá afim de gravar seus programas.

A realidade é que a maioria não conseguiria desenvolver nos EUA os negócios que já consolidaram aqui. Imagine uma famosa cantora e apresentadora infantil tentando investir para lançar um dos seus discos no mercado americano. Creio que seria jogar dinheiro fora, pois lá não são conhecidos do grande público e teriam imensa dificuldade de se tornarem famosos. Ainda mais tendo a competição dos artistas locais e mais o preconceito pelas origens latinas de terceiro mundo.

Pensemos, ainda, no caso de um grande empresário como Silvio Santos, dono de uma das maiores redes de televisão do país. O simpático patriarca do SBT possui sua casa em Orlando, porém jamais suscitou levar sua televisão para solo americano. Dos vários canais americanos podemos tomar a FOX como exemplo. Eles possuem uma estrutura tão forte que são capazes de produzir séries que são distribuídas simultaneamente para o mundo todo. É uma mega estrutura que tornaria a nossa vênus platinada uma empresa de pequeno porte. A televisão do baú, então, seria algo de fundo de quintal perto destas grandes do mercado audiovisual estadunidense.  

Por isso, eles compram suas casas nos chiques condomínios americanos mas não abandonam seus negócios e nem as aparições constantes na mídia brasileira. Os famosos, ainda que passem mais tempo fora, são figuras constantes na nossa imprensa de celebridades. É necessário que suas imagens continuem a circular fortemente dentro do país para manter as janelas de oportunidade.

Isto posto, quando um dos nossos milionários nacionais faz o discurso de que está morando fora mas mantém suas empresas no Brasil, gerando empregos para os brasileiros, trata-se mais da necessidade do que propriamente do nacionalismo. Desta forma, quando um desses bacanas diz que vai abandonar o Brasil, acaba não passando de blefe. Em nenhum outro lugar lograriam ganhar suas fortunas como aqui. Ainda amais na atual conjuntura política em que praticamente rasgatam a CLT precarizando ainda mais as relações de trabalho. Explorar os trabalhadores brasileiros nunca esteve tão fácil

Além do que, a fala deste personagem do nosso mundo midiático empresarial reforça a postura pouco democrática que estes setores da sociedade vêm historicamente demonstrando. Não se ameaça o país caso o seu candidato predileto perca o pleito. Há que se respeitar o resultado das urnas.

Participe do grupo de estudos de história no facebook:
 https://www.facebook.com/groups/prophisto/



Um comentário:

  1. dizer que essa elite algum dia morou aqui é pura piada. Aqui só aparecem para cagar, peidar e arrotar, dado que, suas fontes de grana é perpetua

    ResponderExcluir