sábado, 22 de abril de 2017

A Marcha pela Ciência contra a globalização da mediocridade.






Hoje, dia 22 de abril, comemora-se o "Dia Internacional da Terra". Neste mesmo dia, cientistas de vários países combinaram um movimento em conjunto que já está batizado como "A Marcha pela Ciência". Que busca uma revalorização da ciência e de seus profissionais em um horizonte tão conturbado pela política mundial. 

Vivemos uma nova época obscurantista. Os discursos de ódio vão encontrando solo fértil nas mais diversas paragens. A política não visa o bem comum, mas abertamente os interesses de poucos em detrimento de muitos. 

Tão pouco as narrativas religiosas têm conseguido trazer paz e harmonia a um mundo tão desigual e prestes a naufragar como o grande Titanic. Poderia a ciência trazer as repostas que tanto necessitamos neste momento ? Não sabemos. O que fica patente é que a ciência também foi tragada pelo grande capital e a necessidade de gerar lucros.

Houve uma época em que acreditamos que a revolução científica significaria um futuro mais próspero e confortável para todos. Isso não aconteceu por conta da lógica do lucro desmedido. Cada nova tecnologia acabou sendo instrumento para agravar as diferenças sociais.

Embora pessimista, espero que a "marcha" sirva não somente para que governos se sensibilizem e voltem a valorizar a pesquisa científica. Notadamente no Brasil, onde cada crise significa cortes de verbas na pesquisa e na educação. Aqui a pesquisa não é vista como investimento. Mas que sirva para que os próprios pesquisadores olhem sua atuação sob uma nova perspectiva. Por uma ciência mais pelo social do que pelo capital !

Participe do grupo de estudos de história no facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário