quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ódio, Intolerância, Ignorância e Obscurantismo. Ataques a centros espíritas mostram um país atrasado e saudoso da Inquisição.



Nas últimas semanas temos realizado uma maratona de postagens sobre o recorte histórico da Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício, baseado na leitura do livro "O Martelo das Feiticeiras", que foi um manual escrito por frades inquisidores para se identificar e julgar mulheres mulheres acusadas de bruxaria.

Contudo, qual não é nossa surpresa (como se ainda pudéssemos ter alguma surpresa no país atualmente) que os noticiários vêm publicando diversas matérias sobre atentados contra centros espíritas e de umbanda. Somente um centro espiritualista localizado no bairro do Humaitá, cidade do Rio de Janeiro, sofreu dois ataques com bombas incendiárias na mesma semana; segundo matéria do jornal "O Dia", cujo link deixaremos ao final.

É interessante observar que parece nunca ter havido tantas igrejas espalhadas pelo país e, ao mesmo tempo, tanto preconceito e ódio entre as pessoas. Parece que alguma coisa está funcionando muito mal no discurso religioso brasileiro moderno. Basta acompanhar as palavras de alguns canais do youtube cujos proprietários se apresentam como bons religiosos.

A ignorância e o obscurantismo também avançam a passos firmes. Ao mesmo tempo que se consolida uma forte bancada religiosa no Congresso, a cultura e a ciência vão sofrendo um grande esvaziamento de investimentos. Nesses dias, cortaram boa parte dos investimentos em bolsas para o ensino superior e pesquisa.

As disciplinas de história e geografia são as que mais sofreram com a retirada da grade obrigatória nas escolas de ensino médio. Ao mesmo tempo, em vários meios de comunicação, grupos vêm tentando reescrever a história ao gosto de cada freguês. 

Parece mesmo que caminhamos para uma teocracia muito obscurantista.

Matéria do jornal O Dia:
http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-08-03/centro-espirita-no-humaita-e-atacado-pela-segunda-vez-nesta-semana.html 

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
 https://www.facebook.com/groups/prophisto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário