quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Bolsonaro e a confusão entre disciplina rígida e conhecimento.




No vídeo distribuído inicialmente pela página do presidenciável Bolsonaro, realizado numa escola pública de Manaus que está sob administração da polícia militar, aparecem vários jovens do ensino médio em forma, batendo continência, repetindo em voz uníssona frases e texto ditado por um comandante, que dava loas à presença do deputado, que foi considerado a "salvação da nação". 

O deputado, a partir desta apresentação, diz que este deve ser o modelo de educação para o país.

O deputado dizer que uma escola administrada pela PM que o apoia é um modelo de educação dá para se entender. Ainda que saibamos que disciplina rígida não tem necessariamente relação com conhecimento e capacidade crítica. Aliás, este é um exemplo dos que apoiam o "escola sem partido", que muito mais parece doutrinação do que aquilo que os seus defensores alegam ocorrer nas escolas públicas.

O problema é que muita gente comum pensa desta forma. Em parte, isto se deve ao estado caótico de indisciplina que muitas escolas apresentam. Temos de concordar que tem de haver um meio termo. Dentro do ambiente escolar há necessidade de uma dose disciplinar para que os profissionais possam efetuar seu trabalho. Hoje, vemos alunos desafiando e, mesmo, batendo em professores. Isto faz as pessoas, que não são do ramo da pedagogia, acreditarem que uma escola onde os alunos mais parecem uma tropa do exército seja a ideal.

Devemos salientar que a disciplina militar não visa o desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos, que é o sentido da educação escolar. A disciplina militar visa unicamente construir uma relação de hierarquia e obediência que faça os soldados executarem objetivamente, sem qualquer avaliação crítica, as ordens do comando. É mais ou menos o que vemos no vídeo da escola, onde os alunos simplesmente repetem as frases ditadas pelo comandante. Educação, conhecimento e ciência não se constroem dessa forma. 

Para o bom desenvolvimento da educação, ao contrário, é necessário que exista um ambiente que estimule a criatividade do aluno, que não acontece nos rígidos sistemas militares. Por isso, acreditamos que exército e polícia deve ser uma coisa e educação escolar outra coisa. 

Por fim, o problema da indisciplina, que ocorre atualmente em várias escolas, não tem a ver com os professores ou sua formação, mas com a falta de investimento nos colégios, onde não há mais pessoal de apoio suficiente para a manutenção do espaço escolar.

Vídeo postado pelo deputado Bolsonaro:
https://www.youtube.com/watch?v=v_dknjD-lGg

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário