quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Grupo acadêmico denunciado à justiça federal por conta do seu objeto de pesquisa mostra país próximo de uma idade das trevas. A Era das Perseguições.



Um grupo de estudos sobre as teorias de Marx (GEPMTE), na Universidade Federal de Minas Gerais), foi denunciado ao Ministério Público Federal, segundo está sendo informado em alguns portais, por suposta "pregação política" quanto ao seu objeto de estudo.

Embora a denúncia não tenha sido aceita pelo MPF, isto demonstra que a marcha dos acontecimentos estão levando o país para flertar com conjunturas de perseguição e intolerância próprias de alguns dos momentos históricos mais tristes da humanidade. Não podemos nos esquecer que um deputado federal propôs um projeto de lei para criminalizar o socialismo. Assim, o mero fato de ter obras de autores socialistas ou qualquer coisa que se refira aos estudos marxistas constituiriam materialidade para incriminar pessoas.

O pior é que quando esse tipo de conjuntura se forma, nunca se sabe de onde pode vir tais denúncias. Em regra, de pessoas que não aceitam que se pense de forma diversa das suas crenças. Porém, muita gente age sem qualquer ligação ideológica, apenas motivada por alguma frustração e, através da perseguição ao outro, tentam realizar uma espécie de catarse. 

Seja durante as ditaduras militares sulamericanas, no holocausto ou na inquisição, pessoas promoviam denúncias e delações contra outras pelos motivos mais abjetos possíveis. 

Este tipo de coisa dialoga de perto com a falta de lógica dos linchamentos. Qualquer pessoa pode ser vítima de um linchamento ainda que nada tenha feito que justifique. A turba sequer analisa o ocorrido, mas apressasse a gritar "lincha". 

Participe do grupo "prophisto" História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/





Nenhum comentário:

Postar um comentário