quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Dois grandes clubes cariocas uniram esforços na segunda guerra mundial.





Estamos nos aproximando de mais um clássico entre Fluminense e Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro. Atualmente, encontro de duas grandes torcidas no Rio de Janeiro é sempre sinônimo de tensão e muita confusão. Os bons tempos de camaradagem e brincadeiras entre torcedores rivais já se vai ao longe. A violência de uma sociedade com imensas desigualdades sociais e frustrações foi levada para dentro do esporte. 

Mas nem sempre a tônica entre torcidas e clubes teve esse tom hostil de enfrentamento. Houve época em que ir ao Maracanã, às Laranjeiras ou a São Januário era um programa para toda a família. Homens de terno e chapéu acompanhados das esposas e filhos eram vistos nas arquibancadas a torcer por suas agremiações.

Neste sentido, é interessante resgatar a história da união de esforços entre os sócios do Clube de Regatas Vasco da Gama e do Fluminense Football Club em juntar recursos para comprar aviões para o treino dos pilotos da FEB, quando Getúlio Vargas anunciou que o Brasil entraria na segunda guerra contra as potências do eixo.

Os aviões foram entregues por ambas diretorias em evento ocorrido no campo de São Januário, onde o presidente Vargas tradicionalmente discursava ao povo.

Esta página curiosa da nossa história clubística é contada por historiadores do exército e dos dois clubes no vídeo abaixo:



Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário