segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

História da América Latina com música.


Os países da América Latina, embora jovens em relação a outros povos, possui uma história densa e rica.

Grandes civilizações foram protagonistas do seu passado pré-colombiano. A dizimação dos povos autóctones na chegada do europeu. Um longo período colonial de exploração que rendeu riquezas fabulosas às metrópoles. O período das lutas de independência. O constante assédio e influência das potências européias e, depois, dos estados unidos. O populismo e as sangrentas ditaduras. Nosso período de redemocratização.

É de se notar, no entanto, que nós pouco estudamos sobre nossos vizinhos latinos. Aprofundamos sobremaneira o estudo europeu e norte americano. Por outro lado, os processos que ocorreram em nosso continente ainda são muito pouco explorados nas escolas e na própria universidade.

A dominação também se faz pelo viés cultural. Nesse sentido, nossos jovens conhecem bem os artistas provenientes das metrópoles imperialistas. Contudo, se perguntar em sala sobre artistas de nossas vizinhanças haverá dificuldade em se relacionar alguns nomes.

O grupo musical Calle 13,  de Porto Rico, que prega a independência do seu país em relação aos EUA, gravou uma música que podemos colocar como um hino de exaltação à América Latina. A música é muito boa para se trabalhar em sala de aula, seu conteúdo, as diversas paisagens físicas, os tipos humanos, entre outras especificidades que podem ser trabalhadas em relação ao que foi visto em sala de aula.

Abaixo o link para a música "Latinoamerica", do Calle 13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário