quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cinema e História: o cinema iraniano.



Por muito tempo o cinema foi negado como parte do cardápio dos historiadores. O positivismo entendia que o cinema era pura e unicamente a distorção do plano histórico. A partir da Escola dos Annales a cinematografia passou a ser encarada como uma interessante seara de estudo para o historiador. A partir do cinema pode-se realizar ilações sobre as mentalidades, a representatividade e simbolismo dos discursos, os valores sociais, ideologias, entre outros.

Por outro lado, ainda hoje falta um estudo mais profundo, crítico e científico a respeito da linguagem do cinema na universidade, principalmente nas graduações dos cursos de história.

Quando são realizadas discussões sobre a produção cinematográfica ainda ficamos muito centrados unicamente no binômio Estados Unidos e europa.  Ambos funcionam como lugar comum do debate. Um representa o cinema de massa e o outro o viés "cult" do discurso. É comum que o aluno ou profissional que deseja construir um pefil de cultura para a assistência faça longas preleções sobre os reconhecidos diretores do cinema europeu. Temos, então, as duas faces do senso comum ao tema: o hollywoodcentrismo e o eurocinematocentrismo.

Como historiadores nos cabe superar essas duas barreiras culturais e midiáticas. Não podemos ficar circunspectos à crítica cinematográfica de jornal. Há muitas outras praças com produções de grande valor para a reflexão histórica e social.

A priori, temos o dever de aprofundar nosso conhecimento e crítica sobre o nosso cinema nacional. Nossos filmes, documentários, diretores e autores proporcionam vasto material de diálogo entre a sétima arte e a história do Brasil.

Imperativo, também que estendamos nosso conhecimento sobre outros rincões do mundo que se dedicam a produzir cinema e que, por isso, contribuem de forma sine qua non com a reflexão sobre a diversidade da cultura. Podemos citar o Irã e a Índia como exemplos de outros centros que investem na linguagem cinematográfica.

O cinema iraniano possui um bom leque de obras de excelente qualidade. Através delas podemos melhor dialogar com as diferenças entre ocidente e oriente. Com aquela visão de alteridade que nos é colocada como de total ruptura entre o mundo judaico-cristão e o islâmico. Acima disto, estas obras nos ajudam a concluir que também há muitas similaridades entre nossas culturas.

Desde a década de 1990 que o cinema iraniano vem recebendo numerosas menções honrosas pela crítica mais especializada. Vários filmes iranianos vêm ganhando prêmios internacionais de cinema. Dentre os muitos diretores de projeção, podemos citar Abbas Kiarostami, Jafar Panahi e Mohsen Makhmalbaf.

Abaixo vamos deixar um trailler do filme "Offside" de Jafar Panahi. Esta obra mostra o futebol como esporte de massa no Irã tal qual no Brasil. Dialoga com a questão de gênero através da disputa do espaço simbólico da mulher em um esporte considerado para homens. No Irã a mulher é proibida de praticar e, inclusive, de assistir aos jogos. Interessante notar que esta tensão entre a disputa pelo espaço também ocorreu no brasil em torno do futebol. No início, o futebol era praticado pelas altas classes sociais no Brasil. As mulheres assistiam ao jogo, mas praticá-lo era coisa para homem. Nos anos trinta, nos subúrbios do Rio de Janeiro, apareceram os primeiros clubes que formaram times femininos. As moças de classes mais baixas não queriam apenas assistir aos jogos, como as ricas, com vestidos longos e belos chapéus, desejavam entrar em campo com camisas e chuteiras. Durante o governo Vargas esses clubes foram forçados a encerrar as atividades com mulheres por conta de parecer do ministério da saúde que dizia que o futebol não era adequado à saúde reprodutiva da mulher. Parecer que logicamente refletia o discurso machista em torno do esporte, no período. O Filme Iraniano vai mostrar essa disputa de espaço nas arquibancadas. Como a mulher iraniana é proibida, algumas jovens tentam entrar nos estádios disfarçadas para acompanhar a seleção do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário