domingo, 4 de março de 2018

Os revigorantes banhos dos homens pré-históricos.






É interessante notar que olhamos para as sociedades pré-históricas como um grupo de pessoas sujas, grosseiras, abobalhadas, sem noção e muitas outras características pejorativas. Em regra, vemos aquelas pessoas com pouquíssimos ou quase nenhum  recurso. Que não conseguiriam empreender ações muito simples para nosso estilo de vida atual. Não conseguimos alcançar a ideia de que pudessem produzir alguns dos confortos que temos em nosso dia-a-dia. Porém, nem sempre essa concepção é correta. 

Um belo exemplo, que podemos pinçar, sobre algo que jamais pensamos que pudesse ser realizado naqueles remotos tempos é um gostoso banho quente de banheira. Atualmente, basta você mandar instalar uma bela banheira em sua casa e usar um aquecedor elétrico ou a gás para ter o reconfortante banho quente. Ocorre que na pré-história também havia banho quente na banheira. Concebido por métodos diferentes da luz e do gás, mas que alcançava resultado muito semelhante.

A técnica utilizada era cavar um buraco no chão da dimensão que coubesse a pessoa dentro. Depois, todo o interior do buraco era impermeabilizado com uma boa camada de argila. Quando a argila secava e formava uma espécie de camada cerâmica, poderia encher o buraco com água que ela não seria perdida pela absorção da terra. Então, numa grande fogueira que era comum ser feita nos acampamentos eram colocadas várias pedras. Essas pedras iam aquecendo até ficarem em brasa. Nesse momento, com instrumentos feitos de madeira as pedras eram retiradas das fogueiras e depositadas dentro da banheira cavada na terra e cheia de água. O calor das pedras aquecia a água. Se colocavam tantas pedras conforme a temperatura que se desejava alcançar. Pronto, tínhamos um belo banho quente na banheira.

Uma técnica bem simples que podemos reproduzir atualmente, se estivermos numa casa de campo afastada e sem luz elétrica e gás. 

Essa mesma fórmula era utilizada para aquecer alimentos em água quente. Faziam um buraco no chão, impermeabilizavam com argila e, depois, aqueciam a água com as pedras. Os arqueólogos entendem, inclusive, que foi assim que nasceu a ideia do pote e da panela. Quando alguém teve a engenhosidade de retirar o "buraco" que servia de pote ou panela do chão. Se você for à sua cozinha e olhar as panelas, perceberá que elas nada mais são que buracos onde se deposita a água e os alimentos. Só que fora do chão !!!

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário