quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Partido Nazista na América do Sul.




A foto acima, ao contrário do que pode-se pensar, não foi feita na Alemanha. Trata-se da fundação do Partido Nazista no Paraguai. O evento ocorreu por volta do ano de 1930. Podemos notar, ao fundo, a bandeira do partido à direita e a bandeira do Paraguai à esquerda.

Geralmente, há a tendência em se pensar que a organização partidária do nacional-socialismo foi pontual e restrita ao território alemão ou à Europa. Contudo, muitas células partidárias foram criadas em países próximos e distantes da Alemanha.

As 3 primeiras células partidárias extraterritoriais oficialmente reconhecidas ficavam na América do Sul : Brasil, Argentina e Paraguai.

De início, a meta era realizar a mobilização dos cidadãos alemães que se encontravam fora do país pela imigração. Desta forma, havia um especial interesse no continente sulamericano, para onde havia se dirigido grande parte dos imigrantes.

Porém, conforme essas agremiações políticas fossem se consolidando, funcionariam como pontos internacionais de articulação diplomática do grupo nazista.

A professora Taís Campelo Lucas, da PUC-RS e UFRGS, publicou  interessante trabalho sobre o projeto de expansão do partido nacional-socialista alemão. 

O link para o artigo está abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário