quarta-feira, 23 de abril de 2014

15 Batalhas Navais Históricas

(Batalha de Lepanto)

Listagem segundo John Keegan, professor da Real Academia Militar na Inglaterra.

1- Batalha de Salamina (480 a.C.): Embate entre a frota persa, liderada por Xerxes, e a frota grega, comandada por Temístocles. Vitória dos gregos.

2- Batalha de Lepanto (1571 d.C.): Combate entre a força naval da Santa Aliança contra o Império Otomano pelo controle das rotas do Mediterrâneo. Deteve o avanço muçulmano.

3- Batalha da Invencível Armada (1588): Nome dado à frota espanhola reunida pelo Rei Felipe II. Não tiveram êxito na investida contra a Inglaterra. Conta-se que uma tempestade ajudou a derrotar os espanhóis. 

4- Batalha da Baía de Quiberon (1759): Batalha entre ingleses e franceses pelo controle da América do Norte e a Índia.

5- Batalha de Yorktown (1781):  Frota americana auxiliada pela França contra a Inglaterra pela libertação das 13 colônias.
(a invencível armada)
6- Batalha de Camperdown (1797): Vitória britânica contra frota holandesa. Deu a supremacia dos mares aos ingleses.
7- Batalha do Nilo (1798): Frota britânica derrota as forças lideradas por Napoleão Bonaparte que pretendia reabrir a luta pela Índia.
8- Batalha de Copenhague ( 1801): Batalha entre frotas britânica e dinamarquesa. Garante o domínio das águas do mar do norte europeu à Inglaterra.

9- Batalha de Trafalgar (1805): Batalha napoleônica que reuniu França e Espanha contra Inglaterra. A frota britânica saiu vencedora.

10- Batalha de Navarino (1827): Durante a guerra de Independência da Grécia, uma aramada otomana e egípcia é derrotada por uma frota composta por ingleses, franceses e russos.

(batalha de Tsushima)

11- Batalha de Tsushima (1905): Vitória japonesa contra frota russa sedimentando o domínio nipônico sobre o pacífico setentrional. Realizada com modernos encouraçados de aço e o desempenho importante da radiotelegrafia.

12- Batalha da Jutlândia (1916): Última batalha com encouraçados de aço. Dá-se entre a frota britânia e a alemã.

13- Batalha de Midway (1942): Batalha aeronaval entre americanos e japoneses seis meses após o ataque a Pearl Harbor, durante a segunda guerra mundial.

14- Batalha do comboio de março (1943): Batalha no atlântico, na segunda guerra, com importante destaque para a retirada de submarinos alemães.

15- Batalha do Golfo de Leyte (1944): Estabeleceu a prevalência da marinha americana sobre a japonesa.

(Batalha de Midway)



Nenhum comentário:

Postar um comentário