domingo, 13 de abril de 2014

História da África: Reino de Ghana

REINO DE GHANA






Os primeiros registros sobre a existência de Ghana são oriundos do século VIII. 

Ocupava uma posição geográfica favorável. Dedicavam-se à criação de gado e à agricultura. Possuindo, também, um elevado fluxo comercial.

O Comércio transaariano: baseado no marfim, ouro, sal, goma, noz de cola, escravos provenientes do sul. Estas mercadorias eram trocadas, por exemplo, por tecidos de lã, algodão, seda, anéis de cobre, tâmaras e figos vindos do norte.

Constituiu-se em Império nos séculos IX e X. Conquistou os reinos ao sul (Tekvur e Sosso) e principados berberes (Walata e Andaghost).

Aspectos políticos sociais: caracterizado por uma sucessão real matrilinear.

No âmbito religioso, a maioria da população prestava cultos animistas. Havia boa tolerância para com os muçulmanos, que integravam o Estado.

No que tange à economia, a maior parte da população vivia da agricultura e criação de gado. A riqueza do Estado era, entretanto, oriunda sobretudo da tributação sobre o comércio, principalmente o ouro.

A partir do século XI ocorre o declínio de Ghana, que passa a sofrer pressão do Islã e dos Almorávidas.


Um comentário:

  1. Fahupe, estimule a participação dos estudantes no Desafio Universitário Empreendedor. Além dos alunos encararem uma competição que envolve conceitos importantes de empreendedorismo, eles poderão se capacitar através dos cursos gratuitos e online oferecidos pelo Sebrae.
    Ajude a divulgar esta competição entre os alunos.

    Para mais informações acesse: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br
    Atenciosamente,
    Equipe Desafio Universitário Empreendedor

    ResponderExcluir