sábado, 11 de agosto de 2012

Ivete homenageada no TST, enquanto os professores ...






Esta postagem tem o conteúdo idêntico a uma das primeiras postagens deste blog. Quando Ronaldinho Gaúcho recebeu uma comenda especial na Academia Brasileira de Letras ! Mudaram os personagens mas o contexto continua exatamente o mesmo !

Novamente um "famoso" com pouquíssima contribuição de fato para o progresso da nação é recebido com tapete vermelho e homenagens pelos mais graduados órgãos e institutos do país.

Enquanto milhares de anônimos pesquisadores e professores são tratados como lixo pelas seguidas administrações públicas !

Este é um indicador claro do porquê este país é e continuará sendo de terceiro mundo por muito tempo, até que as mentalidades mudem.

Apoiamos totalmente a greve dos professores federais !!!

domingo, 5 de agosto de 2012

Grandes Mestres Impressionistas visitam o Brasil

                                                                 (Monet)


"Impressionismo: Paris e a modernidade" é o nome da grande exposição que está trazendo, pela primeira vez na história da cultura brasileira, 85 obras de consagrados pintores do movimento impressionista numa única exposição.

Este espetacular evento, que está sendo patrocinado pelo Banco do Brasil e pela Fundação Mapfre, expõe quadros de nomes como: Pierre-Auguste Renoir, Edouard Manet, Claude Monet, Camille Pissaro, Edgar Degas e Vincent Van Gogh.

Os locais da exposição serão os prédios do Centro Cultural Banco do Brasil, primeiro em São Paulo e posteriormente no Rio de Janeiro.

O conjunto das 85 peças artísticas compõe o acervo do famoso Museu D'orsay, na França, que é um dos mais visitados no mundo. Conheça o museu D'orsay no link:  http://www.musee-orsay.fr/

A temática da exposição visa, através das obras, contar a história da Paris do século XIX. As transformações ocorridas na cidade e a relação dos artistas, suas vidas e obras, com ela. 

A exposição reúne seis módulos, sendo três deles dedicados à vida da cidade: “Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus autores” e “Paris é uma festa”. Os outros três módulos são “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa”. Nessa divisão estão artistas que buscaram a tranquilidade do campo como forma de inspiração, como Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny; Van Gogh, que decidiu seguir para Arles com a finalidade de formar uma colônia de artistas; Gauguin e Émile Bernard foram viver na Bretanha; e Cezanne que voltou a Aix-en-Provence para “redescobrir a luz”.

A mostra vai de 4 de agosto a 7 de outubro de 2012, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, e de 22 outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB Rio de Janeiro.

Dados sobre os locais e dias da exposição:

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo, de 04 de agosto a 07 de outubro, Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP.Agosto: terça a domingo, das 9h às 22h | Setembro: terça a domingo, das 10h às 22h | Atendimento a grupos agendados: 7h às 10h | Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652. 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro, dia 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 | Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ.| Terça a domingo, das 9h às 21h| Informações: (21) 3808-2020


domingo, 15 de julho de 2012

Manifesto em Defesa da FAHUPE


  No dia 27 de junho de 2012,num programa chamado “THE TRUE OUTSPEAK”, que é apresentado no Youtube no seu canal MSM (mídia sem máscara), o filósofo Olavo de Carvalho fez um duro ataque a nossa querida Fahupe.
  Para quem não conhece, Fahupe era a abreviação para a Faculdade de Humanidades Pedro II, uma faculdade que funcionou de 1969 até 1998 no colégio Pedro II de São Cristovão e foi responsável pela formação de vários professores!
Segundo o filósofo Olavo de Carvalho o diploma da Fahupe deveria ser escondido, não deveria ser usado ou mostrado para ninguém já que “diplomas como esse pode ser conseguido em qualquer esquina e podem ser produzidos em fábricas de diploma”. Além disso ele alega que a faculdade foi fechada e descredenciada pelo Mec.
Esse ataque causou uma grande indignação não só a mim, como a tantos colegas que estudaram na Fahupe e possuem um diploma da mesma. Só que ao contrário de ter vergonha desse diploma, temos muito orgulho dele porque não foi comprado ou fabricado em qualquer esquina como alega o filósofo. O nosso diploma foi conquistado em quatro anos de muito estudo numa instituição séria, autorizada pelo Mec, que nos anos em que funcionou formou muitos professores e psicólogos, já que havia também o curso de psicologia nela.
A Faculdade de Humanidades Pedro II foi fundada pelo professor Vandick  Londres da Nóbrega, que era professor de Latim e diretor do Colégio Pedro II, através do Decreto n. 65.763 de 20 de dezembro de 1969. O reconhecimento dos cursos de História, Letras, Psicologia, Matemática, Química, Física e Biologia se deu em 10 de maio de 1974, mediante o Decreto n. 74.039 de 1974.   A faculdade, que no início era mantida pelo colégio Pedro II, não pode mais ter o salário dos professores e funcionários vinculados ao CPII com o advento do Decreto-lei n. 1.360/74, inviabilizando sua manutenção pelo Colégio. Em 03 de março de 1975 foi criada a SEPE - Sociedade Educadora Pedro II, com o intuito de assumir a manutenção da FAHUPE.  Em 15 de junho de 1989 foi criada a Cooperativa Educacional dos docentes da Faculdade de Humanidades Pedro II – COOPFAHUPE.
Por esses fatos já se pode perceber que a Fahupe não era uma fábrica de diplomas ou que o seu diploma não era comprado!
Em 1998 a Fahupe sofreu uma intervenção do MEC por conta de denúncias de desvio de verbas federais. Essa intervenção levou ao descredenciamento da mesma e por conseguinte ao seu total fechamento.
Sim, a Fahupe foi descredenciada e fechada em 1998, só que isso ocorreu devido supostos desvios de verbas federais que infelizmente ocorreram por uma má administração e não teve nada a ver com a sua qualidade pedagógica!
Eu estudei na Fahupe de 1991 até 1994 no curso de Letras Português- Inglês. Tive professores excelentes, estudei muito, fiz muita pesquisa, fiz muita prova, fiz muito estágio, enfim, não comprei o meu diploma! Eu trabalhei muito duro para conquistá-lo!
E  esse mesmo diploma me abriu muitas  portas! Passei em todos os concursos que eu participei, concursos relacionados à minha área.  Possuo duas matrículas públicas, conquistadas também! E nunca tive problema nenhum na hora de provar a minha formação!
Por isso me senti ofendida pelas declarações do filósofo! Postei esse vídeo num site de relacionamento e recebi várias respostas de ex-alunos da Fahupe que assim como eu, também ficaram indignados pela declaração do mesmo!
E essa  minha indignação me levou a escrever esse texto! Precisava defender a Fahupe, uma instituição que formou muitos profissionais sérios e competentes! Pessoas que suaram muito, que deram muito duro, que hoje exercem a sua profissão de forma digna e não podem ser comparados a pessoas que compram diplomas!
Foi apenas um desabafo!

                                                                           Ana Lúcia Tavares Alves

........................................................................................................

Abaixo, o vídeo onde Olavo de Carvalho ofende toda a coletividade de profissionais graduados na FAHUPE.
O vídeo possui 49 minutos, mas a ofensa está no intervalo entre os 15 e 17 minutos de gravação.




sexta-feira, 13 de julho de 2012

O NEGAPOSITIVO DE INNÓ LUIZ

                          (Múltiplo Marilyn X - Arte digital em papel fotográfico)


Innó é o nome artístico do artista plástico pernambucano, natural de Serra Talhada, Luíz Inocêncio Lima Filho.

Cursou engenharia Elétrica e Administração na Universidade Federal de Pernambuco, porém quando foi trabalhar numa oficina com pistola para pintura de automóveis que aflorou e resgatou o dom artístico que já se manifestava desde a infância.

Atualmente, Innó já alcançou notoriedade no campo das artes visuais ganhando uma série de prêmios e com exposições em todo o país. Desenvolve diferentes processos criativos fazendo uso da fotografia e de técnicas da pintura industrial artística na construção ou desconstrução da imagem. Além do uso da fotografia ao qual se dedica desde a adolescência.

Agora, Innó promove a Exposição Negapositivo no Rio de Janeiro. Nesta, usa a interatividade do negativo e o positivo fotográfico, por variados meios e processos de construção, desconstruão e transformação da imagem em arte, com ênfase na pintura foto-aerográfica, arte digital, fotografia, videoarte, objeto, instalação e novas tecnologias. 

Com tais técnicas consegue efeitos visuais surpreendentes e de notável valor estético.

Vale a pena visitar a Exposição Negapositivo:

Centro de Arte Maria Teresa Vieira
Rua da Carioca, 85 - Centro, Rio de Janeiro
De 13 de julho a 09 de agosto de 2012
Terça a quinta das 13 às 20h.
Sexta e sábado das 12 às 16h.

Mais sobre o trabalho do artista no link:
http://www.inno.art.br/ 

terça-feira, 10 de julho de 2012

O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO DE 1932






"Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições econômicas, é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade."

Assim iniciava o Manifesto dos Pioneiros da Educação ocorrido no Brasil em 1932.

O manifesto dos pioneiros da escola nova foi um movimento ocorrido na esteira dos acontecimentos da revolução de 30. Quando vários  intelectuais brasileiros se uniram para redigir o documento que pretendia realizar uma revolução não política, mas cultural.

Grandes nomes como Roquete Pinto, Cecília Meirelles e Anísio Teixeira participaram e foram signatários deste documento que trazia em linhas gerais a proposta de uma escola de qualidade, gratuita, universal, laica e obrigatória a ser fornecida pelo Estado. Tais diretrizes sofriam forte oposição da Igreja Católica que na época quase que monopolizava o ensino particular no país.

Tantos anos se passaram e este documento ainda se mantém atualíssimo para a análise do contexto educacional de nossos dias. A igreja não é mais a única a explorar a educação privada, algumas famílias se apoderaram de uma fatia desse mercado sendo chamados de "tubarões do ensino" e agora instituições estrangeiras tentam abocanhar outra fatia no ensino médio e superior.

Contudo, o acesso ao ensino de qualidade continua algo limitado às elites. A escola pública continua desorganizada, com pouco investimento no âmbito físico e péssimo inivestimento humano na figura do professor.  

Se quisermos que o país venha a ser realmente de primeiro mundo somente o será pelo caminho da revolução cultural e educacional. Só fatores econômicos não dão sustentabilidade para uma nação desenvolvida.

Neste sentido, que se faz necessário um grande clamor nacional em prol da educação. E uma das formas de luta é pressionar o congresso para que aprove a alocação de 10% do PIB para o desenvolvimento de políticas de educação.

Divulguemos essa luta pela internet nas redes sociais !!!

Abaixo o texto integral do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf


.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Mulher nas Missões Espaciais







A agência espacial chinesa enviou em um sábado, no dia 16 de junho de 2012, sua primeira mulher cosmonauta, Liu Yang, em missão espacial, através da nave tripulada Shenzhou IX.

A oficial astronauta chinesa tinha 33 anos de idade na época, sendo uma piloto veterana com mais de 1.700 horas de vôo.

Liu Yang teve que se submeter a um intenso preparatório teórico e físico para realizar esta façanha. 

Uma das vantagens que a Agência Espacial Chinesa vê em astronautas femininas está no aspecto psicológico. Estudos indicam que a mulher possui melhor organização e, principalmente, saberia lidar melhor com a solidão sentida nessas missões espaciais.

A primeira mulher a estar no espaço foi a soviética Valentina Tareshkova, em 1963 !




                             (Valentina Tareshkova)

Configura-se assim, mais uma vez, a capacidade do sexo feminino para estar de forma integrada e pioneira em todas as frentes e  demandas de nossa sociedade.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Historia do Brasil em Vídeo






Atualmente, uma das principais referências bibliográficas para aqueles que pesquisam a História do Brasil é a literatura de autoria do professor Boris Fausto. Em especial o livro "História Concisa do Brasil" editado pela EDUSP.

O professor Boris Fausto nasceu em São Paulo, onde graduou-se em Direito, na Faculdade do Largo do São Francisco, e depois em História pela USP. 

Dentre suas principais obras temos :

  • A Revolução de 1930 – Historiografia e História;
  • Trabalho Urbano e Conflito Social;
  • Crime e quotidiano;
  • Negócios e ócios – Histórias da imigração;
  • História Concisa do Brasil

A dica interessante é que há um vídeo, no youtube, com os comentários do dileto mestre apresentando os principais fatos da História do Brasil em pouco mais de 3 horas de duração.

Vale a pena separar essas 3 horas na agenda para fazer um passeio e uma reciclagem pelos fatos históricos que formaram a identidade da nação.

A seguir o vídeo "A História do Brasil por Boris Fausto"







quarta-feira, 30 de maio de 2012

CÉREBRO HUMANO POSSUI 86 BILHÕES DE NEURÔNIOS






Pesquisadores brasileiros derrubam várias crenças no campo da anatomia cerebral.

Um destes mitos é o número, largamente divulgado por neurocientistas de todo mundo, de neurônios que formam o cérebro humano. Todos o manuais científicos e médicos consideram que seriam 100 bilhões de neurônios na formação cerebral.

Pesquisadores do laboratório de neurociências da UFRJ, em trabalho de pesquisa inovador, realizaram uma contagem com maior padrão de precisão até hoje, chegando ao némero de 86 bilhões de neurônios em média.

Esta revolucionária e precisa técnica de contagem se dá graças ao aparelho inventado pelos pesquisadores Suzana Herculano Houzel e Robert Lent, ambos da UFRJ, chamado fracionador celular automático que transforma a massa celular em análise numa espécie de "sopa", mas que mantém os núcleos celulares preservados e a contagem se faz através deles por meio de uma equação de escala.

Outro dado que esta atual pesquisa derrubou é o némero de células glias, que também formam o cérebro, anteriormente contadas na casa de 1 trilhão, agora chegando a tão somente 85 bilhões.

A partir destes dados vários conceitos neurológicos deverão ser revistos.

Parabéns aos pesquisadores brasileiros !

Veja abaixo um vídeo com o professor Robert Lent explicando a pesquisa:


sábado, 12 de maio de 2012

PAULO FREIRE - PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA







LEI No 12.612, DE 13 DE ABRIL DE 2012
Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 13 de abril de 2012; 191o da Independência e 124º da República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
 *************************************************************

Todos que militamos na área da educação já conhecemos a importância deste grande educador pernambucano que ficou mundialmente famoso como um dos precursores da pedagogia crítica.
 Quem está dentro de sala de aula por certo já leu, ao menos, padagogia do oprimido, uma das obras mais festejadas do mestre Paulo Freire.
Torna-lo patrono da Educação no Brasil foi uma justa homenagem !

 Acompanhe a obra de Paulo Freire pela internet:

Centro Paulo Freire de estudos e pesquisas:  http://www.paulofreire.org.br/asp/Index.asp

Instituto Paulo Freire:  http://www.paulofreire.org/



quinta-feira, 10 de maio de 2012

11º ONCENA BIENAL DE HAVANA






Terá início a partir de 11 de maio a décima primeira bienal de Havana.

Colocando como foco do evento o tema "práticas artísticas e imaginários sociais" irá explorar o campo da arte da utopia, enfatizando o diálogo entre as artes e a realidade social, através de mostras e eventos multimodais.

Uma excelente oportunidade de se demonstrar a importância do artista e das artes, em geral, para a aproximação dos povos, abertura de novas formas de enxergar a realidade e de se fazer a releitura do nosso tempo. Um extrordinário evento em época de tantos movimentos e convulsões em diversos pontos do planeta.

Período:  11 de maio a 11 de junho de 2012.

Participantes: Mais de 180 artistas de 40 países. Todos os países americanos estarão representado, exceção dos EUA.

Alguns participantes em destaque:

Brasil: Carlito Carvalhosa, Daniel Lima e Lia Chaia

Cuba: Los Carpinteros, Roberto Diogo, Alexis Leyva, Aimeé Garcia Marrero, Ivan Capote, Mabel Poblet Pujol.

Argentina: Cristián Segura, Mônica Millan

Chile: Ivan Navarro, Alejandra Prieto

Colômbia:  Rafael Gomes Barros

México: Gabriel  Ovozco

Maiores informações no site oficial da 11 Bienal de Havana:
http://www.bienalhabana.cult.cu/

                  obra da jovem artista plástica cubana - Mabel Poblet Pujol

terça-feira, 8 de maio de 2012

AMERICANOS INVESTEM EM EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL




Saiu em várias mídias o fato da aquisição ou incorporação da Universidade Veiga de Almeida pelo Grupo Norte Americano Whitney de investimentos no setor de educação superior.

O mesmo grupo, a 6 anos passados, havia comprado, em Salvador - Bahia, o Centro Universitário Jorge Amado. Além de investir neste setor em vários países da América Latina, tais como: Argentina, Chile, Colômbia e Panamá.

O representante do Grupo Whitney no Brasil, João Arinos, afirma que a empresa pretende adquirir outras instituições no país e já possui autorização para funcionar na modalidade de ensino a distância em São Paulo e Curitiba.

Este grupo americano, originário de Dallas, pretende atingir a marca de 200 mil alunos no Brasil. Para alcançar este objetivo planeja aquisição de três universidades em São Paulo, uma no Nordeste, uma no Centro-Oeste e mais uma no Sul, até o fim de 2013.

Dentre os maiores grupos de ensino superior no Brasil aparecem os grupos Kroton, Anhanguera, Laureate e Estácio, que, juntos, somam cerca de 600 mil alunos.

Só a Universidade Veiga de Almeida possui cerca de 20 mil alunos em suas salas de aula.

Para quem acompanha com interesse a questão da educação no país, é com  preocupação que recebemos tais notícias.

Sabe-se que o desenvolvimento do país está intimamente ligado à melhoria da educação.

Contudo, como nicho estratégico para a formação de uma consciência crítica nacional, seria adequado deixarmos que grupos estrangeiros assumam o controle das universidades particulares brasileiras?

A Universidade Veiga de Almeida, por exemplo, possui a cadeira de História entre os cursos oferecidos. Como ficaria direcionado os temas desta cadeira tendo na administração interesses estrangeiros. Sem contar outras matérias igualmente importantes como os cursos de letras, geografia, ciências políticas, relações internacionais, etc.

Que o MEC fique atento a este movimento !



.

domingo, 6 de maio de 2012

Universidade Santa Úrsula reabrirá as portas






Nós, ex alunos da Fahupe, conhecemos bem a sensação de tristeza pelo encerramento das atividades de  uma instituição de ensino. 

Ano passado mais uma tradiconal faculdade da cidade do Rio de Janeiro - Universidade Santa Úrsula - fechou seus cursos por questões financeiras.

Após 72 anos de bons serviços prestados à comunidade acadêmica, em situação financeira crítica e com o falecimento da sua chanceler madre Fátima, a instituição em estado falimentar parou de funcionar completamente.

Conta-se que há muito tempo os professores já não vinham recebendo seus salários. Muitos continuavam a ministrar aulas unicamente por conta de garantir pontuação no curriculum.

Foi uma pena ver a maior universidade do bairro de botafogo, com estrutura física tão portentosa, terminar de forma tão melancólica.

O vai e vem de alunos na passarela da rua pinheiro machado sumiu. O tinintar de copos e o barulho das multiplas vozes nos bares da Farani emudeceram. 

A USU, como era conhecida, também foi muito frequentada por alunos da FAHUPE que participavam de feiras e simpósios lá promovidos.

Dessa vez, contudo, poderá haver um final de história mais feliz. Um grupo de investimento em educação de Minas Gerais acaba de adquirir a Universidade Santa Úrsula e promete reabrir seus cursos de licenciatura, bacharelado e pós graduação para o segundo semestre de 2012. 

Inclusive, já estão organizando o processo seletivo para os interessados.

Acompanhe mais detalhes pelo novo site da USU:


.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

EXPOSIÇÃO DE MODIGLIANI NO MUSEU DE BELAS ARTES




Encerra no próximo domingo, dia 06/05/2012, no museu de Belas Artes, a exposição "imagens de uma vida", com obras do famoso artista plastico modernista, o italiano, Amedeo Modigliani (1884-1920).

A mostra foi inaugurada no final de janeiro e faz parte do calendário oficial do Momento Itália-Brasil 2012.

É uma ótima sugestão de passeio para o fim de semana !

Nesta última semana de visitação da exposição, o MNBA tem entrada franca todos os dias e o horário foi estendido: sábado e domingo das 11h às 18h. No sábado (5), o museu vai oferecer oficinas gratuitas, às 14h e às 15h30, destinadas a crianças e suas famílias, que poderão ouvir histórias e participar de atividades artísticas. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, no centro do Rio.

Abaixo um vídeo jornalístico sobre a exposição:



 


quinta-feira, 3 de maio de 2012

LIVRO MEU COMPANHEIRO DE MARIA PRESTES






Uma boa dica de leitura é a obra escrita por Maria Prestes intitulada "Meu Companheiro", lançada pela Editora Anita Garibaldi.

Nesta obra a esposa do Cavaleiro da Esperança, Luiz Carlos Prestes, discorre sob sua ótica do desenrolar dos processos históricos que envolveram o casal naqueles conturbados anos de militância política.

Esta é uma história de vida que merece ser conhecida. A história de Maria Prestes, uma mulher de origem humilde, nordestina, filha de comunista, que desde a infância, nos anos 30 do século passado, assumiu a militância política e dedicou todos os seus dias pela luta por um Brasil melhor. Por isso, teve que viver décadas na clandestinidade, mudar de nome, se afastar completamente do convívio da família e, até, esconder dos próprios filhos quem era seu verdadeiro pai, apresentando-o como se fosse um tio. A razão não poderia ser mais forte na época: seu companheiro era o comunista mais importante e visado do Brasil: Luiz Carlos Prestes.

Uma peculiaridade é que Maria Prestes, no período da repressão, foi uma das pessoas destacadas pelo Partido Comunista para fazer a segurança do líder comunista brasileiro. Daí surgiu o relacionamento que uniu o casal por toda a vida.

Vale a pena ter na estante !!!







quarta-feira, 2 de maio de 2012

A MODERNA MÚSICA PORTUGUESA









No Brasil, se perguntarmos a qualquer cidadão a respeito da música de Portugal serão lembradas apenas algumas músicas folclóricas, o vira, e o fado, legítimo representante da musicalidade daquele povo. Sobre intérpretes, com muito esforço, serão citados a eterna Amália Rodrigues e o folclórico Roberto Leal.

Ainda assim, consiste em poucas referências culturais sobre este povo irmão que está na base da construção do Brasil, com os  quais temos tanta identificação, notadamente a língua falada.

Isto ocorre, em parte, pelo isolamento cultural promovido pela grande mídia e, também, pelas produtoras fonográficas, em regra americanas, que divulgam apenas o que se produz nos EUA e, em menor escala, na Inglaterra.

Ocorre que, nos últimos tempos, tem havido um grande aquecimento e renovação da produção cultural em Portugal. Notadamente na música, novos grupos e intérpretes imprimem nova e sofisticada roupagem sem esquecer de suas raízes.

Talvez a crise que há anos vem se instalando no velho continente seja o indutor desta alavancada. Pois um povo de longa história e que se orgulha de sua cultura, principalmente da língua pátria, tende a encontrar em suas próprias raízes os meios e motivos para lutar por um futuro melhor.

Durante muito tempo o Brasil foi promotor mundial da lusofonia através de seus artistas. Pessoas como Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, ente tantos, apresentaram ao planeta uma destacada manifestação artística em forma de música.

Hoje, infelizmente, a música brasileira deixou de procurar ser arte para, tão somente, atender ao baixo mercado do entretenimento, apresentando uma produção cada vez mais pobre em qualidade.

Vivemos um momento de transição. A música brasileira tende a sair de cena e passar o bastão para a nova música lusitana ser aquela que irá irradiar nossa língua através da arte.

Grupos e intérpretes como Madredeus, Amália Hoje, Deolinda, Sétima Legião, Dulce Pontes, Sara Tavares, Pedro Abrunhosa, Antônio Zambujo, Ana Bacalhau, Sete Saias, Teresa Salgueiro, Cristina Branco, entre muitos outros, nos brindam com uma nova música portuguesa sofisticada, moderna e de extremo bom gosto e valor artístico.

.

.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Reflexão do Dia do Trabalho

                                                      (Dia do Trabalho por Tarsila do Amaral)


Para boa parte da população o que há ainda é trabalho escravo. Ainda que sutilmente travestido em liberdade de um regime democrático.

Noutro dia estava pensando na impossibilidade do trabalhador assalariado em realizar coisas básicas como um simples passeio em família no fim de semana.

A turística cidade de Petrópolis fica a somente uma hora e meia da capital. Uma ida e volta custa em transporte R$30,00. Imaginando uma família de 3 pessoas gasta-se R$90,00. Somando-se a isso um lanche e mais o ingresso para entrar num museu os números chegam facilmente a R$150,00. Estourou o orçamento do trabalhador !

O que o trabalhador pode fazer? Morar na favela sem condições de infra-estrutura, se divertir tomando uma cerveja no bar da esquina, se vestir mal, ao adoecer sofrer para conseguir atendimento.

Ou seja, continua sendo um escravo apesar de não perceber. Como dizia a letra de uma canção: "a favela é a nova senzala"



                                                (senzala da Fazenda União Antiga )
E esta escravidão moderna é muito mais atraente para o dono do meio de produção. Antigamente ele arcava com toda a infra-estrutura para manter os escravos. Com a construção da senzala, com o saneamento para nao dar epidemias na fazenda, com roupas, chamava médico para nao perder a mao de obra. Hoje ele troca toda esta aporrinhação pelo oferecimento do tal salário mínimo ! Foi um grande negócio !!

Viva o dia do trabalho !!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SELO DO BLOG DA FAHUPE

Caro visitante ex-aluno(a) da nossa egrégia Faculdade de Humanidades Pedro II.

Se vc tem um blog ou participa de alguma rede social na internet e quiser colar nosso selo "estudei na Fahupe" na sua página, basta copiá-lo abaixo !


domingo, 29 de abril de 2012

Corpo Docente da Fahupe

Abaixo inserimos um vídeo com apresentação fotográfica de professores de diversos cursos da Faculdade de Humanidades Pedro II


Recordar é viver !!!