quarta-feira, 30 de maio de 2012

CÉREBRO HUMANO POSSUI 86 BILHÕES DE NEURÔNIOS






Pesquisadores brasileiros derrubam várias crenças no campo da anatomia cerebral.

Um destes mitos é o número, largamente divulgado por neurocientistas de todo mundo, de neurônios que formam o cérebro humano. Todos o manuais científicos e médicos consideram que seriam 100 bilhões de neurônios na formação cerebral.

Pesquisadores do laboratório de neurociências da UFRJ, em trabalho de pesquisa inovador, realizaram uma contagem com maior padrão de precisão até hoje, chegando ao némero de 86 bilhões de neurônios em média.

Esta revolucionária e precisa técnica de contagem se dá graças ao aparelho inventado pelos pesquisadores Suzana Herculano Houzel e Robert Lent, ambos da UFRJ, chamado fracionador celular automático que transforma a massa celular em análise numa espécie de "sopa", mas que mantém os núcleos celulares preservados e a contagem se faz através deles por meio de uma equação de escala.

Outro dado que esta atual pesquisa derrubou é o némero de células glias, que também formam o cérebro, anteriormente contadas na casa de 1 trilhão, agora chegando a tão somente 85 bilhões.

A partir destes dados vários conceitos neurológicos deverão ser revistos.

Parabéns aos pesquisadores brasileiros !

Veja abaixo um vídeo com o professor Robert Lent explicando a pesquisa:


Um comentário:

  1. Passei por aqui hehe!Amei o blog!Parabens brow!

    Daiana & Mariana

    ResponderExcluir