domingo, 15 de julho de 2012

Manifesto em Defesa da FAHUPE


  No dia 27 de junho de 2012,num programa chamado “THE TRUE OUTSPEAK”, que é apresentado no Youtube no seu canal MSM (mídia sem máscara), o filósofo Olavo de Carvalho fez um duro ataque a nossa querida Fahupe.
  Para quem não conhece, Fahupe era a abreviação para a Faculdade de Humanidades Pedro II, uma faculdade que funcionou de 1969 até 1998 no colégio Pedro II de São Cristovão e foi responsável pela formação de vários professores!
Segundo o filósofo Olavo de Carvalho o diploma da Fahupe deveria ser escondido, não deveria ser usado ou mostrado para ninguém já que “diplomas como esse pode ser conseguido em qualquer esquina e podem ser produzidos em fábricas de diploma”. Além disso ele alega que a faculdade foi fechada e descredenciada pelo Mec.
Esse ataque causou uma grande indignação não só a mim, como a tantos colegas que estudaram na Fahupe e possuem um diploma da mesma. Só que ao contrário de ter vergonha desse diploma, temos muito orgulho dele porque não foi comprado ou fabricado em qualquer esquina como alega o filósofo. O nosso diploma foi conquistado em quatro anos de muito estudo numa instituição séria, autorizada pelo Mec, que nos anos em que funcionou formou muitos professores e psicólogos, já que havia também o curso de psicologia nela.
A Faculdade de Humanidades Pedro II foi fundada pelo professor Vandick  Londres da Nóbrega, que era professor de Latim e diretor do Colégio Pedro II, através do Decreto n. 65.763 de 20 de dezembro de 1969. O reconhecimento dos cursos de História, Letras, Psicologia, Matemática, Química, Física e Biologia se deu em 10 de maio de 1974, mediante o Decreto n. 74.039 de 1974.   A faculdade, que no início era mantida pelo colégio Pedro II, não pode mais ter o salário dos professores e funcionários vinculados ao CPII com o advento do Decreto-lei n. 1.360/74, inviabilizando sua manutenção pelo Colégio. Em 03 de março de 1975 foi criada a SEPE - Sociedade Educadora Pedro II, com o intuito de assumir a manutenção da FAHUPE.  Em 15 de junho de 1989 foi criada a Cooperativa Educacional dos docentes da Faculdade de Humanidades Pedro II – COOPFAHUPE.
Por esses fatos já se pode perceber que a Fahupe não era uma fábrica de diplomas ou que o seu diploma não era comprado!
Em 1998 a Fahupe sofreu uma intervenção do MEC por conta de denúncias de desvio de verbas federais. Essa intervenção levou ao descredenciamento da mesma e por conseguinte ao seu total fechamento.
Sim, a Fahupe foi descredenciada e fechada em 1998, só que isso ocorreu devido supostos desvios de verbas federais que infelizmente ocorreram por uma má administração e não teve nada a ver com a sua qualidade pedagógica!
Eu estudei na Fahupe de 1991 até 1994 no curso de Letras Português- Inglês. Tive professores excelentes, estudei muito, fiz muita pesquisa, fiz muita prova, fiz muito estágio, enfim, não comprei o meu diploma! Eu trabalhei muito duro para conquistá-lo!
E  esse mesmo diploma me abriu muitas  portas! Passei em todos os concursos que eu participei, concursos relacionados à minha área.  Possuo duas matrículas públicas, conquistadas também! E nunca tive problema nenhum na hora de provar a minha formação!
Por isso me senti ofendida pelas declarações do filósofo! Postei esse vídeo num site de relacionamento e recebi várias respostas de ex-alunos da Fahupe que assim como eu, também ficaram indignados pela declaração do mesmo!
E essa  minha indignação me levou a escrever esse texto! Precisava defender a Fahupe, uma instituição que formou muitos profissionais sérios e competentes! Pessoas que suaram muito, que deram muito duro, que hoje exercem a sua profissão de forma digna e não podem ser comparados a pessoas que compram diplomas!
Foi apenas um desabafo!

                                                                           Ana Lúcia Tavares Alves

........................................................................................................

Abaixo, o vídeo onde Olavo de Carvalho ofende toda a coletividade de profissionais graduados na FAHUPE.
O vídeo possui 49 minutos, mas a ofensa está no intervalo entre os 15 e 17 minutos de gravação.




40 comentários:

  1. Estudei biologia na egrégia Faculdade de Humanidades Pedro II no final da década de 80.

    Sempre fiz questão de comentar, com orgulho, em todos os meus círculos profissionais e sociais, da querida faculdade onde passei tantos bons momentos e muito aprendi para toda a vida.

    ResponderExcluir
  2. Ana Lúcia,

    Fiz Química na FAHUPE no mesmo período que você (91 a 94). Se a mesma não fosse digna de mérito; não haveria formado profissionais, que hoje trabalham em empresas multinacionais; não teria a sua coordenadora do curso de Química (Eliana Myra) sido presidente do CRQ... Fui aceito em uma Autarquia Federal com o diploma da FAHUPE e passei em concurso Federal também! Isso tudo com o tal diploma! A incompetência administrativa não ofusca a competência dos profissionais que lecionaram lá e formaram tantos outros profissionais.

    Julio Calassara

    ResponderExcluir
  3. Quem é ele? O que a opinião ou melhor, o achismo dessa pessoa vai influenciar na minha vida? Essa pessoa que se diz filósofo não é ninguém... Eu estudei 5 anos psicologia lá, e sou formada a 21 anos desde sempre trabalho e me coloco no mercado. Não comprei meu diploma, estudei e me formei por meus méritos. Da minha turma saíram atuais doutores inclusive. O que eu tenho a dizer é que esta pessoa merece ser processada por calúnia, se é que como eu disse a opinião dele vá influenciar em alguma coisa, para mim, em nada, pois ele não é NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente, abrir um canal e publicar "achismos" no youtube é fácil. Difícil é alguém que tenha conteúdo e conhecimento de fato do que fala !

    ResponderExcluir
  5. Inúmeros professores de gabarito integraram o corpo docente da FAHUPE. Desde o famoso gramático Celso Cunha até o atual diretor do Colégio Pedro II, professor Oscar Halac.

    Este Olavo não tem a menor idéia sobre o que está falando. Fez uma mera pesquisa na página do MEC com o nome da Instituição e viu que foi descredenciada, mas não tem o menor conhecimento da questão.

    ResponderExcluir
  6. Ana Lúcia, também me chamo Ana Lúcia e estudei na FAHUPE no período de 82 a 85, onde cursei o BACHARELADO EM FÍSICA. Atualmente sou pesquisadora e professora concursada da UENF, onde obtive o grau de doutora em Engenharia de Materiais. Não fosse a base que obtive na FAHUPE não teria alcançado a minha atual posição. Repudio veementemente os comentários totalmente infundados deste senhor que se diz FILOSOFO. Com que direito ele vem a publico "filosofar" sobre assuntos que só servem para denegrir a imagem de tantos profissionais de gabarito formados pela FAHUPE??? Penso que seus comentários deixam margem para um processo criminal de calúnia e difamação. Fica aqui registrado o meu protesto contra este senhor!

    ResponderExcluir
  7. Fiz Química na FAHUPE me formei em 1977, esse senhor que só porque tem um título de filósofo, acha que pode escrever o que quiser sem ser constetado, ele gosta de fazer polêmica barata.

    ResponderExcluir
  8. Fiz o curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e terminei o curso em 1986. O curso me abriu as portas para diversas escolas particulares e permitiu que eu conseguisse passar em concursos públicos de magistério. O nível das aulas sempre foi muito bom. A colocação infeliz deste sujeito só demonstra a ignorância que ele tem sobre a FAHUPE. Penso igual a Ana Lucia. Os comentários de Olavo de Carvalho deixam margem para um processo criminal de calúnia e difamação. Fica aqui também registrado o meu protesto contra este senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc e o Flavio que foi da minha turma de Biologia da tarde? Estou procurando meus velhos amigos, abri uma pagina no facebook, e acabei juntando um mundo de ex-alunos da Fahupe. Queria muito reencontrar todos na pagina http://www.facebook.com/pages/Fahupe/164378033661025?ref=hl

      Excluir
  9. Formei-me na FAHUPE em 1984, em Ciências Biológicas, e sinceramente, as sandices proferidas por esse dito "filósofo", que sequer conheço e jamais ouvi falar, até porque, pelo linguajar chulo que se utiliza, capacita-o a pertencer aos quadros mais vis da História, vez que nenhum benefício trouxe este senhor ao país e ao mundo, quanto mais no ambiente em que atua. O fato de a FAHUPE ter sido descredenciada não é demérito aos profissionais lá formados, bem como descredencializa aos professores e demais profissionais, que lá atuaram, que lá dispendera seus conhecimentos e competências, na formação desses profissionais egressos da aludida IES. Os profissionais que lá conquistaram seu suado diploma, foram exaustivamente treinados e devidamente preparados para enfrentar o mercado de trabalho em suas respectivas áreas, contribuindo para a formação de outros, com brilhantes destaques em cada uma de suas áreas. Dito senhor ofende não só o corpo docente dessa extinta IES, como toda a comunidade acadêmica, pelo que merece o meu mais veemente repúdio e por ser contaminado pelo rancor, discriminação e despido de qualquer sentido ético, por aleivosas e temerárias. Me orgulho de ter sido formado na FAHUPE! E não será qualquer filósofo como este senhor, certamente por estar fora de seu tempo, desatualizado e desinformado, que irá desmerecer ou descredenciar os diplomados da extinta FAHUPE. Isto nos serve até de alerta, pois pessoas tal como este senhor é que cuidam da deseducação deste país, criando cotas, guetos e preconceitos, aprofundando e agravando as desigualdades. Pessoalmente, repudio, descredencio e desautorizo as palavras maldosas, preconceituosas e mentirosas deste senhor.

    ResponderExcluir
  10. O senhor Olavo de Carvalho esta mais preocupado em chamar atencao e fazer graca atraves de um discurso superficial e inconsequente do que refletir antes de pronunciar tal acusacao. Ele nao tem absolutamente nenhum conhecimento sobre a Fahupe a nao ser rumores sem fundamento. Nao conhece os alunos, os professores que formaram profissionais serios e competentes que ate hoje atuam em diversas areas no Brasil e no exterior. Este senhor que se diz filosofo, precisa refletir melhor o fundamento da propria profissao.

    ResponderExcluir
  11. Me formei pela FAHUPE em 1986 , trabalhei um tempo com o magistério , passei pela Previdência Social 10 anos , atualmente estou na Saúde , mas até em Call Center já trabalhei. Tive problemas com drogas , fui chipado e geneticamente modificado pelo governo do estado do Rio de janeiro , em 2004 , suponho haver envolvimento da nação , na gestão do ex-presidente Lula e do governo americano na gestão George W. Bush. Denunciei no Mperj com o número 32301 e na POLÍCIA FEDERAL , com SIAPRO 08455.021754.2011-28 , mas por manipulação política foi tudo arquivado. Há um aparelho que controla o metabolismo e pode ser usado como ARMA BIOLÓGICA , além de curar certas doenças como a drogadição CID F19 por cocaína e álcool , mas graças a esta terapia biofísico molecular e a ajuda de pessoas que se fizeram de amigos , graças a esforço próprio , ajuda espiritual , por incrível que pareça fiquei bom ! Nunca deixei de trabalhar , mas sou molestado por um POLICIAL CIVIL chamado JOSÉ FERNANDES que mora na RUA BOIACÁ 278 EM MAL . HERMES , RIO DE JANEIRO.
    Mas falando da FAHUPE , sou contra as colocações do articulista OLAVO , a FAHUPE era uma boa faculdade , sou do tempo da gestão Chediak e Potsch , professores tradicionais do Colégio Pedro II , estudei alguma coisa para concluir o curso , e nunca fiquei de recuperação , nem no Jardim de infância. Fiz o curso de Matemática , e fui aluno da Branca Perissè , do Portelinha , do Gaspar Dr. pela Sorbone , chefe da Matemática da UFRJ e outros Drs. Portanto não acho que meu diploma embora não trabalhe na área ''não sirva nem para limpar a bunda'' que foi o que o prof. Olavo disse , infelizmente. Mas é o que digo , a inteligência não é para todos e, a iluminação espiritual muito menos.
    Saudações a todos os companheiros de todas as épocas desta saudosa Faculdade , que funcionava dentro da unidade do Pedro II de São Cristovão .
    Me casei , me divorciei , tive três filhas , vivo feliz apesar de todos os problemas , mas problemas todos temos.
    Meu telefone é 21 33529114 e resido na Rua Tnte Jerônimo Mesquita 45 . em Irajá , Rio de Janeiro , Rj, Cep 21371-300

    ResponderExcluir
  12. Mantenho o blog www.mikazasukaza.blogspot.com e o www.twitter.com/mikazasukaza , um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. Rio, 13/09/2012.

    Só hoje eu vi esta notícia e, é claro, gostaria de deixar um pequeno comentário.

    Em qualquer lugar do Mundo Civilizado onde se exercite o Direito, por mais rudimentar que seja esse exercício, CABE AO ACUSADOR PROVAR AS ACUSAÇÕES QUE FORMALIZA.

    Além disso, quem conhece a Legislação aplicável aos casos de descredenciamentos de Faculdades e Universidades, SABE que o MEC não PUNE os alunos. Ao contrário, PROTEGE-OS a ponto de garantir as transferências dos que pretendem prosseguir nos estudos!

    Como eu conheço, de muitíssimo perto, a história da FAHUPE nos primeiros cinco anos da existência dela, só posso classificar a manifestação desse rapaz como uma CRISE DE INVEJA!

    No mínimo, o rapaz GOSTARIA de ter estudado lá...

    De qualquer forma, recomendo a todos os ex-alunos da FAHUPE que pesquisem sobre os Professores que integraram o Corpo Docente daquela Escola, pesquisem sobre os Currículos de cada um deles e pesquisem sobre tudo o que cada um deles fez de útil para o bem deste País e do Mundo.

    Depois, pesquisem sobre as Carreiras BRILHANTES de muitos dos ex-alunos da FAHUPE que estão espalhados Mundo afora.

    Quanto ao rapaz INVEJOSO e às declarações dele, recomendo a exata importância: NENHUMA.

    Saudações FAHUPEANAS!

    Luiz Alberto Felipe da Silva
    Bacharel e Licenciado Pleno em Matemática,
    membro da Primeira Turma da FAHUPE (1970-1973)

    ResponderExcluir
  14. Rio, 13/09/2012.

    Um pequeno complemento, com a pretensão específica de consolar a colega ANA LÚCIA TAVARES ALVES.

    Já que ela indicou o trecho onde o rapaz armargurado criticou a FAHUPE, eu fui conferir...

    O cara está doente, Ana Lúcia!

    Só o cigarro que ele fuma enquanto fala já reduziu o tempo de vida que lhe resta em alguns meses...

    Não ligue para ele e para o que ele falou!

    Observe que ele enfatiza aspectos sexuais...

    Ele se acha PERITO em SEXO!

    Se fosse realmente, estaria vendendo aulas particulares e não falando, sozinho, para uma câmera...

    Imagine o fedor que deveria estar naquela saleta!

    Aparentemente, é só aquilo o que ele sabe fazer: falar bobagens!

    A mulher mais famosa da História por, supostamente, mais ter praticado sexo - a nossa saudosa Cleópatra - nunca escreveu Livro sobre COMO PRATICAR SEXO! Os parceiros dela é que gostaram tanto, e comentaram tanto, que fizeram a fama dela crescer...

    E, aqui para nós, ela era meio porquinha!

    Todos os dias, depois que acontece alguma desgraça urbana, sobram ESPECIALISTAS nos meios de comunicação, deitando falação no caso...

    A sorte deles é que ninguém vai pesquisar como ELES ADMINISTRAM AS PRÓPRIAS VIDAS!

    Dito isso, Ana Lúcia, esqueça esse amargurado e nunca mais sintonize o Canal que dá espaço a ele!

    Grande abraço!

    Luiz Alberto Felipe da Silva

    ResponderExcluir
  15. Rio, 14/09/2012.

    Há muito que se diz que o papel aceita qualquer coisa. E também há muito a Internet ocupa a mesma posição...

    Por isso, infelizmente, o amargo Olavo não está só...

    Eu mesmo já li no Google a entrevista que o médico AMÂNCIO PAULINO DE CARVALHO concedeu ao PROJETO MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL em 30.05.2005.

    Entre todas as bobagens que ele vomitou, ele mencionou a FAHUPE como uma faculdade particular inventada por um maluco e que funcionava irregularmente no Colégio Pedro II. Ele qualificou os alunos da FAHUPE que conheceu como alienados, idiotas, ou coisa assim...

    Fica como curiosidade o fato de ele ter sido um dos Diretores que levaram o Hospital do Fundão ao estado atual...

    Ninguém pode atribuir às Escolas que o Olavo e o Amâncio frequentaram a culpa de ambos não valerem o chão sujo que pisam, sem conhecer ou analisar, profundamente, as histórias daquelas Escolas!

    Diante destes argumentos, que importância podem ter as críticas que esses dois idiotas emitiram sobre a Escola onde eu me graduei?

    O período em que eu frequentei a FAHUPE como aluno (1970-1973) foi permeado pelo auge da arbitrariedade e da violência impostos pela Ditadura!

    Só muito recentemente algumas pessoas sérias avançaram no sentido de desvendarem o que, de fato, aconteceu na FAHUPE:

    - uma Tese de Mestrado em Educação apresentada pela Professora Lícia Maciel Hauer ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, em setembro de 2007, com o título O COLÉGIO PEDRO II NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR;

    - uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, coordenada pelo Professor Henri Acselrad, com a assistência da Antropóloga Iara Ferraz, atualmente em fase de redação final, com o título A JUVENTUDE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.

    Quando eu tomei conhecimento da primeira, há muito ela já estava concluída e aprovada, mas, ainda assim, eu tive a chance de manifestar a minha discordância com alguns fatos citados de forma incorreta.

    A minha manifestação fez com que eu fosse convidado a participar, como depoente, da segunda.

    Nós, da Primeira Turma de Formandos da FAHUPE, tivemos Professores qualificadíssimos, muitos com reconhecimento internacional. Eles contribuíram para nos tornar profissionais competentes o suficiente para que ingressássemos no mercado de trabalho, e para crescer com Especializações, Mestrados e Doutorados!

    Mas, em paralelo, nós fomos vitimados pela Ditadura!

    Quem quiser entender sobre o que eu falo, precisa ler o Decreto de reconhecimento da FAHUPE (74039, de 10/05/1974), assinado pelo Presidente Ernesto Geisel e pelo Ney Braga, o então Ministro da Educação.

    É preciso não interpretar o texto do Decreto, mas lê-lo com muita atenção!

    No mais, eu só preciso fazer uma última recomendação.

    Nós não podemos calar os canalhas a qualquer preço!

    Se procedêssemos assim, nós nos igualaríamos aos demais canalhas que estão soltos no Mundo, como os que oprimem comunidades humildes e sociedades inteiras, ou como aqueles que decidiram e realizaram os bombardeios nucleares contra o Japão!

    Se gastarmos nossas energias na propagação do bem, todos os canalhas perderão o espaço e a voz!

    Isso vai demorar, mas vai acontecer!

    Paz e bem!

    Luiz Alberto Felipe da Silva

    ResponderExcluir
  16. Sujeito ignorante, arrogante, elitista e ainda por cima mal educado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos (postagem de 16/02/2013)!

      Só faltou você identificar quem é o sujeito ignorante, arrogante, elitista e - ainda por cima - mal educado.

      Luizalfs

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana..muito revoltante mesmo tudo isso.
    Cheguei até aqui e sou também formada pela FAHUPE, só que isso
    já tem 30 anos!
    Gostaria de um e-mail de contato com você.
    meu e-mail: norma.s.marques@gmail.com
    Obrigada, Norma

    ResponderExcluir
  19. Alguém saberia informar o motivo real do descredenciamento da FAHUPE? Quais os responsáveis e tal?

    Grata, Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carolina!

      Como já foi mencionado neste espaço anteriormente, a história real e completa é complicada, muito extensa e pouquíssimos a conhecem por completo.

      Já existem muitos registros a propósito na Internet, a maioria verdadeiros no que diz respeito às questões legais.

      Mas, por ter acompanhado - de dentro - os primeiros cinco anos da FAHUPE (quatro como aluno e um como visitante) e por ter mantido contactos pessoais com muitos dos funcionários da primeira equipe da FAHUPE, eu posso lhe dizer que:

      - houve influência pesada, decorrente da briga de egos entre o Professor Eduardo Portela e o Professor Vandick - que já remontava aos tempos anteriores à criação da FAHUPE;

      - assim que o Eduardo Portela foi nomeado Ministro da Educação do Governo Figueiredo, um dos primeiros atos dele foi a exoneração do Vandick dos quadros do CPII;

      - sem a experiência e a habilidade do Vandick, que, enquanto esteve no CPII, criou artifícios contábeis que viabilizavam a existência da FAHUPE, a derrocada foi mera decorrência;

      - como a maioria dos primeiros Professores da FAHUPE já morreu, vai ser difícil alguém reconstituir toda a verdade.

      De qualquer forma, se o assunto realmente lhe interessar, eu recomendo que você converse com ex-alunos das primeiras duas Turmas (formadas em 1973 e 1974). Os ex-alunos das Turmas posteriores já não eram tão "ligados" nas questões de "bastidores".

      Boa sorte!

      Luiz Alberto

      Excluir
  20. Olá, novamente, Carolina!

    Eu lembrei de fazer um registro complementar...

    Eu fui aluno da Seção Tijuca do CPII, de 1963 a 1969 (sempre no turno da manhã).

    Desde quando eu ingressei no CPII já ouvia comentários sobre a criação da Faculdade do CPII. Chegaram a nos dizer que os melhores alunos do CPII teriam acesso direto. Mas tudo não passou das conjecturas...

    Em 1969, a ideia da Faculdade renasceu, por conta de um feroz interesse pessoal do Professor Vandick, que - aqui entre nós - embora fosse um apaixonado pelo CPII, também era claramente adepto da Revolução de 1964.

    É claro que ele teve o mérito da iniciativa NAQUELE MOMENTO. Mas basta pesquisar a história REGISTRADA do CPII para localizar alguns movimentos (até bem antigos) no sentido de dotar o CPII de uma Unidade de Ensino Superior.

    O Decreto de AUTORIZAÇÃO da FAHUPE foi emitido em 02.12.1969, em claríssima homenagem ao Imperador D. Pedro II (é a data do aniversário dele).

    Mas, já naquela ocasião (1969) o próprio CPII sofria com algumas iniciativas do Professor Vandick, todas com o objetivo de "agradar" a Cúpula da Revolução.

    Foi nesse clima de alguma hostilidade, entre parte da Comunidade do CPII e o Professor Vandick, que a FAHUPE nasceu. E com um detalhe importante: o Vandick queria fazer da FAHUPE um modelo universitário para a Revolução!

    Só para você entender melhor, basta saber que a FAHUPE foi a primeira Faculdade do País a ter a Disciplina EPB como Disciplina OBRIGATÓRIA no primeiro ano de TODOS OS CURSOS!

    E, para comandar a Disciplina EPB na FAHUPE, foram designados dois Generais: Moacir Araújo Lopes e Lindolpho Ferraz Filho, sob o comando do primeiro.

    Se você for pesquisar sobre o General Moacir, vai ser surpreendida com a carreira brilhante e impecável que ele construiu no Exército Brasileiro. Mas ficará aterrorizada com as ideias que ele defendia em relação à Moral & Cívica...

    Eu convivi com ele, em 1970 e parte de 1971... O que ele tinha de inteligência e honradez por um lado, tinha de reacionário por outro lado...

    O fato de a primeira Turma da FAHUPE (1970 - 1973) ter sido constituída por inúmeros ex-alunos do CPII foi fundamental para "atrapalhar" as ideias "revolucionárias" do Professor Vandick.

    Primeiro porque a maioria de nós já trazia o Espírito do CPII nas almas. Segundo porque muitos de nós já sabíamos sobre algumas decisões absurdas que o Professor Vandick já implantara no CPII. Terceiro porque todos percebemos imediatamente o que ele pretendia fazer com a FAHUPE.

    Ninguém pode sequer pretender depreciar a qualidade do Corpo Docente inicial da FAHUPE!

    Ninguém pode sequer pretender depreciar a qualidade dos Cursos que nos foram oferecidos! Tanto que TODOS tivemos o direito aos Diplomas de Bacharelado e Licentiatura Plena!

    Se você conseguir conversar com qualquer ex-aluno daquelas duas primeiras Turmas, só vai encontrar quem lhe fale com imensa saudade daqueles tempos!

    Você vai precisar conversar com muitos ex-funcionários do CPII (daquela época) para começar a entender as razões do fim da FAHUPE.

    Se conseguir, vai entender porque eu disse que a origem de tudo está na briga pessoal do Eduardo Portela contra o Vandick.

    E acredite em mim quando eu afirmo que TODAS as demais razões foram apenas "fogos de artifício"!

    Mas, também acredite, o MEC só descredenciou a FAHUPE porque constatou - literalmente - a falência administrativa e financeira dela. Em nenhum momento - em nennhum documento oficial - foi registrado qualquer demérito para a qualidade do ensino que sempre foi oferecido lá.

    Para finalizar, preciso lhe dizer que a ÚNICA covardia efetivamente cometida contra a FAHUPE foi viabilizada pelo Governo da Revolução, na gestão do Ministro Ney Braga (um feroz adepto da Ditadura desde os primeiros momentos dela) e está registrada no Decreto de Reconhecimento da FAHUPE. Leia-o com extrema atenção e você descobrirá o nível do que nos foi feito...

    Boa sorte!

    Luiz Alberto Felipe da Silva
    Bacharel e Licenciado Pleno em Matemática
    Aluno da Primeira Turma da FAHUPE

    ResponderExcluir
  21. Pessoal,


    hoje fiz a História da FAHUPE na Wikipedia.

    Acessem a Wiki.


    Américo Vieira

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Certa vez fui ouvir o Sr. Olavo de Carvalho na sede Ipanema da UNIVERCIDADE. Ele utilizava as dependências por ser amigo do "dono", Ronald Levinson (o da Poupança Delfin). Nunca discriminei ninguém a não ser pela qualidade intelectual do indivíduo (no que tange a julgá-lo como intelectual, e não como pessoa humana).
    Tendo realizado pergunta a esse senhor envolvendo Lógica, este se furtou a resposta, demonstrando inequivocadamente que seu conhecimento e repertório em Filosofia é bastante precário com relação a assuntos ligados (ao menos) à Epistemologia. Portanto, não o levem muito a sério como filósofo. Afinal, se tomarmos Filosofia como uma tarefa livre dos cânones da Lógica, então todos podem filosofar.

    ResponderExcluir
  24. Olavo é um cara tão pouco humano que não merece ser sequer lido.

    É um recalcado pois se diz filósofo mas não pertence a academia,

    Um cara que atualmente esta somente no youtube pq ninguem da mais ouvidos a ele, infelizmente, tem uma legião de fãs que adoram ouvir ele chamar todo mundo de burro.

    Mas quem é o burro ?

    um cara que acredita que o cigarro nao faz mal, que Darwin não é ciencia, que todos os cientistas do mundo sao idiotas e somente ele é o cara esperto.

    ainda por cima este imbecil se diz astrólogo, coitado do pessoal do zodiaco rsrs

    nao vale a pena...

    ResponderExcluir
  25. Uma boa tarde a todos.
    Primeiramente venho dizer que não tinha conhecimento do descredenciamento da FAHUPE, fui um ex-aluno da 1ª turma do curso de química, isso foi em 1970, e abandonei o curso em 1973, acredito que em julho daquele ano. Os professores àquela eram mestres de peso, ou melhor, de super peso; Spencer em física; Nicolas Braile e Pinheiro Guimarães em química, isso só para começar. Pois muito bem, a turma, os funcionários, os professores e a direção em si, eram pessoas boníssimas e prestativas, e suma, de primeira qualidade. Lamento muito pela extinção daquela entidade de ensino, e só cheguei ao conhecimento deste "blog" em razão de ao me recostar em minha cadeira do escritório (não terminei o curso de química e fui fazer direito, atualmente sou advogado), minha mente retroagiu ao tempo e minhas lembrança voaram até a FAHUPE de 1970/1973. Lembrei dos meus bons colegas de turma e resolvi, no google, fazer a seguinte busca: "NOME DOS EX-ALUNOS DE QUIMICA DA FAHUPE EM 1973."
    Foi quando a abriu uma enorme lista de assuntos sobre a FAHUPE e fiquei sabendo da extinção da entidade. Só me resta lamentar esse ocorrido, pois esperava eu, lendo os nomes dos meus ex-colegas, tentar reencontrá-los. Tudo isso é muito lamentável.
    Nercelio Gomes.

    ResponderExcluir
  26. Este senhor deve ser uma pessoa muito triste, e talvez um tanto desinformado, enquanto filósofo deveria refletir mais, eu sou graduada em psicologia pela Fahupe, há mais de 20 anos, hoje sou professora universitária de psicologia e Graças a Deus tenho obtido sucesso em minha carreira acadêmica. Nunca fui questionada por onde passei, por ter feito minha graduação nesta instituição, onde encontrei professores e professoras maravilhosos com os quais aprendi muito, e com os mesmos me senti estimulada a continuar sempre aprendendo. Não tenho e nunca terei vergonha de ter estudado lá, ao contrário tenho orgulho de tudo que aprendi e dos amigos que lá fiz.
    Zoráia

    ResponderExcluir
  27. Eu estudei Quimica na FAHUPE de 1980 a 1983 e também compactuo com a sua indignação. Quem é este senhor para desqualificar nossa instituição de ensino? Nunca tive qualquer apreço por este cidadão, mas perdi totalmente o respeito por ele, quando em uma entrevista, ele atacava o cartunista Laerte, com palavras do mais baixo calão. Então pergunto, que tipo de filósofo é este que por não conseguir argumentos para contestar o oponente parte para ataques pessoais? É um ignaro que tem como futuro o lixo da história, basta ver quem são os seus discípulos : Lobão, Roger do Ultraje a Rigor, Reynaldo da Veja, o Constantino da veja ( menino maluquinho) ....

    ResponderExcluir
  28. Nunca me esquecerei dos corredores da Fahupe e de tudo que eles significaram nos 5 anos de aprendizagem. Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  29. Fui aluna da Fahupe nos anos de 74/76 e tenho a dizer que todos os professores que lá lecionavam era de fato mestres, eu fazia Letras - português-francês e ter tido como professores Celso Cunha, Silvio Elias, seria aluna de Eduardo Portela de algum dia ele tivesse dado aulas lá, mas também tive como professores a profa Sary Hauser Stainberg assim como o renomado hungaro prof Paulo Ronai, assim como Wandick da Nobrega, assim como os generais Moacir e Lindolfo, me orgulho dos tempos em que lá passe, sou licenciada e bacharel em Porotuguês-Francês. Esse filósofo de nada sabe, ele deve ter ouvido essas informações daqueles alunos que lá eram infliltrados para nos vigiar, isso sim.

    ResponderExcluir
  30. Esse senhor não sabe o diz. Aproveito para deixar os meus agradecimentos aos mestres que tive no período de 1974/1977.
    Curso de letras, português francês.

    ResponderExcluir
  31. QUANTA SANDICE ESSE SENHOR VOMITA SEM ANTES SE INFORMAR MELHOR. DÁ PARA SE TER UMA IDEIA DO CONTEÚDO DE SUA OBRA QUE, GRAÇAS A DEUS,IGNORO TOTALMENTE.

    ResponderExcluir
  32. Tive a honra de trabalhar com vários docentes oriundos da saudosa FAHUPE. Tais profissionais, como no relato da professora (acima), eram profissionais com uma formação diferenciada e muito mais capazes do que outros docentes oriundos de grandes universidades nacionais.
    Lamento a declaração proferida pelo supracitado filósofo e julgo que esta, senão maldosa, seria uma declaração no mínimo descabida, apenas demonstrando seu total desconhecimento da instituição e do trabalho que um dia fora lá desenvolvido.
    Passando a um assunto mais animador (talvez), me questiono o porquê de não se retomar a ideia da reabertura da FAHUPE, ou mesmo de fazer funcionar o ensino superior nos mesmos moldes, no próprio Colégio Pedro II. Digo isso pois atualmente há a possibilidade de professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (carreira dos docentes do CP II)atuarem como neste segmento de ensino.

    ResponderExcluir
  33. Fui aluno da Fahupe entre 1985 a 1988 no curso Bacharel em Química e com muito esforço e dedicação,tenho o orgulho em mostrar a todos, o meu diploma superior reconhecido pelo decreto nº 74.039 de 10.05.1974 publicado no Diário Oficial de 13.05.1974, assinado pelo representante do MEC/RJ (Cícero Mauro Fialho Rodrigues) matr. SIAPE 0304718, abonado pela UFRJ nos termos da portaria MEC/DAU nº 71 de 21/10/1977 diretoria da divisão de diplomas/PRI/UFRJ (Profª Alma Rodrigues Diniz) SIAPE 0367285. Como visto, não foi nenhum diploma comprado ora mencionado por um falastrão sem educação, sem moral e acima de tudo, um língua suja que ora cujo designado, "filósofo" e de baixa categoria e qualidade. Honro sim o meu diploma pois o mesmo foi conquistado com muito suor e dignidade, nós alunos formados, não temos culpa das guerras políticas travadas internamente entre maus caráteres com intuito único, financeiro. Tenho o maior prazer em lhe apresentar fisicamente o meu diploma, espero que o mesmo seja passado em sua bunda e que fique eternamente tatuado na mesma, o carimbo do simbolo FAHUPE/MEC/UFRJ. Em contrapartida, o mesmo não foi comprado.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir