quinta-feira, 3 de maio de 2012

LIVRO MEU COMPANHEIRO DE MARIA PRESTES






Uma boa dica de leitura é a obra escrita por Maria Prestes intitulada "Meu Companheiro", lançada pela Editora Anita Garibaldi.

Nesta obra a esposa do Cavaleiro da Esperança, Luiz Carlos Prestes, discorre sob sua ótica do desenrolar dos processos históricos que envolveram o casal naqueles conturbados anos de militância política.

Esta é uma história de vida que merece ser conhecida. A história de Maria Prestes, uma mulher de origem humilde, nordestina, filha de comunista, que desde a infância, nos anos 30 do século passado, assumiu a militância política e dedicou todos os seus dias pela luta por um Brasil melhor. Por isso, teve que viver décadas na clandestinidade, mudar de nome, se afastar completamente do convívio da família e, até, esconder dos próprios filhos quem era seu verdadeiro pai, apresentando-o como se fosse um tio. A razão não poderia ser mais forte na época: seu companheiro era o comunista mais importante e visado do Brasil: Luiz Carlos Prestes.

Uma peculiaridade é que Maria Prestes, no período da repressão, foi uma das pessoas destacadas pelo Partido Comunista para fazer a segurança do líder comunista brasileiro. Daí surgiu o relacionamento que uniu o casal por toda a vida.

Vale a pena ter na estante !!!







Um comentário: