sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O racismo escancarado de jornalista na televisão mostra a necessidade da população abandonar a grande mídia como fonte de informação.



Viralizou nas redes sociais o vídeo de um importante jornalista da maior rede de televisão do país fazendo agressivas referências racistas contra alguém que passou buzinando na rua do estúdio. O ocorrido se deu durante a cobertura das últimas eleições presidenciais americanas. 

A colocação mais interessante que ouvi a respeito deste acontecimento, que desejo compartilhar neste espaço, foi feita por debatedores do canal 247 no youtube. Eles lembraram que a frase racista, naquele contexto, ganhava contorno muito mais simbólico e venenoso, pois se tratava de um dia que marcava a saída de um homem negro da cadeira presidencial da maior potência econômica do planeta. 

Logo em seguida, o canal de televisão divulgou nota condenando a frase do empregado e o afastando temporariamente de suas funções. Contudo, devemos asseverar que tudo indica que este episódio não é algo isolado. O comando da grande mídia nunca esteve realmente ao lado do povo. Eles, até, tentam enganar em seus programas e novelas ao mostrar uma posição progressista quanto aos costumes. Por outro lado, todo o jornalismo dessas empresas é voltado para a defesa de políticas econômicas contrárias aos verdadeiros interesses do povo. 

Neste sentido, enquanto o programa matutino e a telenovela tenta mostrar uma face sensível a algumas questões populares; os telejornais defendem propostas que aumentam o abismo social e, ainda, realizam o linchamento das lideranças populares. 

Vez por outra, o jornalismo dessas empresas deixa escapar a verdadeira cara por trás da máscara. Lembremos que há algum tempo um outro jornalista de uma afiliada no sul disse que o problema de acidentes nas estradas eram por conta do aumento de pobres comprando carros. E também lembramos de outro veterano jornalista que teceu comentários preconceituosos contra dois garis que desejavam feliz natal.

A verdade é que a televisão constitui o mais poderoso instrumento de alienação social. É por isso que a mudança do sinal de analógico para digital está sendo acompanhado por inúmeros programas e telefones à disposição do povo para fazer a conversão de seu televisor. Dizem que é um direito do cidadão poder ver a televisão. O indivíduo não tem direito a saúde, escola e segurança, mas recebe todo o apoio para permanecer à frente da tela.

Não podemos nos enganar. Quase tudo que é apresentado nos telejornais vem filtrado de modo a construir uma narrativa para induzir o telespectador. Lembremo-nos do caso da previdência social. Em quase todos os programas jornalísticos é repetido o mantra que a previdência está falindo. Dado que é contestado por vários trabalhos de pesquisa, notadamente aqueles realizados pelos próprios auditores da previdência.

Por isso, um dos melhores posicionamentos a respeito da grande mídia foi aquele declarado por Leonel de Moura Brizola:

"Se eles são a favor, eu sou contra. Se são contra, sou a favor ! "

 Vídeo de jornalista da Globo tecendo comentário racista:
https://www.youtube.com/watch?v=WR2CcTWeM_A

Vídeo preconceituoso de jornalista da RBS contra pobres dirigindo carros:
https://www.youtube.com/watch?v=4tbOIuPU5Vs

deo com jornalista Boris Casoy tecendo comentário preconceituoso contra garis:
https://www.youtube.com/watch?v=uI-ALaP_8xU

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário