terça-feira, 12 de setembro de 2017

Um país onde todos pensam que são técnicos de futebol e professores de história.





Sobre o Brasil, é comum se dizer que é um país com mais de 200 milhões de técnicos de futebol. Por isso, quão dura é a vida de treinador de time de futebol. Provavelmente, por isso há tantas demissões destes pressionados profissionais em cada certame. Cada torcedor tem certeza absoluta que sabe a melhor opção de escalação e esquema tático para seu time do coração, ainda que não viva o dia-a-dia do elenco como acontece com o profissional pago para isso.

De uns anos para cá, boa parte dos brasileiros também descobriu uma segunda profissão inata, que é a de professor de história !  Há inúmeras pessoas afirmando os mais diversos absurdos, sobre uma variedade de temas históricos, de cima de sua vasta experiência como aluno pouco atento às aulas no colegial.

No youtube, então, cresce a cada dia o número de "especialistas de plantão" sobre a disciplina iniciada por Heródoto no mundo grego clássico. Tem youtuber roqueiro ultraconservador que se acha professor de história, tem astrólogo metido a filósofo e que dá pitacos sobre história, tem professora de educação física que pensa saber mais de história do que os colegas da área, tem supostos condes e viscondes que também o fazem, jornalistas e até ator pornô querendo posar de historiador!

Essa gente vai espalhando desinformação sobre os conteúdos de história. Ora afirmam que não houve o tribunal do santo ofício (inquisição) ora que não passamos por um regime militar ditatorial no Brasil. Tudo de acordo com suas conveniências ideológicas e longe do rigor acadêmico.

O "professor" do momento é o cantor Zézé di Camargo, que em entrevista ao canal da Leda Nagle, no youtube, afirmou que não houve ditadura militar no Brasil. Segundo o cantor e dublê de historiador o que tivemos foi um "militarismo vigiado".

Tentei rapidamente achar no google se mais alguém usa essa expressão "militarismo vigiado". Confesso que na rápida busca só achei links para a entrevista do próprio "professor Zezé". Será que foi ele quem cunhou a expressão? Se foi, já pode lançar uma monografia defendendo um novo conceito  sobre este recorte histórico. 

Mas o que é um "militarismo vigiado"? Confesso que meus débeis neurônios não captaram a mensagem. Militarismo se refere aos militares, provavelmente no poder. Mas não é uma ditadura ! É vigiado ! O que é vigiado? Os militares vigiando a tudo e todos? E não é ditadura? Ou os militares que são vigiados? Talvez por uma potência imperialista fiadora do golpe ? Então, os militares teriam sido uma espécie de "laranjas" no governo. Aí faz um pouco mais de sentido. Quem sabe o "professor" Zezé lance uma revisão completa da história do Brasil !

Seria muito legal se vivêssemos num país que tivesse, realmente, 200 milhões de professores de história ! Porém, o que se tem é todo tipo de doido, ignorante na matéria e extremista querendo competir pelo espaço do professor.

Entrevista do "professor" Zezé à jornalista Leda Nagle:
https://www.youtube.com/watch?v=pHXAgD8_C0g&t=602s

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/


Nenhum comentário:

Postar um comentário