terça-feira, 19 de setembro de 2017

Professor Pondé afirma que maioria dos artistas é de esquerda e tenta explicar o porquê do fenômeno. Só que não !





O youtube proporcionou a possibilidade de várias pessoas se sentirem como que naqueles programas matutinos ou vespertinos da televisão, como da Fátima Bernardes ou da Sônia Abrão, que se propõem a falar da mais variada gama de assuntos, mesmo que o resultado seja desastroso. Aqueles que possuem uma titulação acadêmica, tentam se valer dela para produzir uma "carteirada argumentativa". Outros, ainda, interferem nos elementos visuais para imprimir na audiência um suposto ar de intelectualidade, como falar entre dois ou três goles de vinho e algumas pitadas em um cachimbo inglês.

O professor de filosofia Luiz Felipe Pondé, em vídeo postado em seu canal no youtube, faz a afirmação de que a maioria da classe artística se identifica com o espectro político de esquerda e tenta promover um tipo de análise das razões que levaram a esta configuração.

No entanto, antes mesmo de passar para a argumentação do midiático professor, é preciso verificar a própria afirmação realizada de que a maioria dos artistas é de esquerda, que nos parece despropositada.

Ora, venhamos e convenhamos que artistas, como qualquer outra pessoa, podem se encontrar em diferentes posições dentro do eixo político que compreende desde os extremos (extrema esquerda e extrema direita) até as posições centrais (centro propriamente dito, centro-esquerda e centro-direita). Parece-me falacioso e açodado afirmar que a maioria deles está numa ou noutra posição. Para isso, seria necessário uma pesquisa muito profunda com os mais variados segmentos que podem ser entendidos como classe artística: cantores (famosos e os sem mídia), atores (renomados e dos pequenos teatros e grupos de rua), circenses, artistas plásticos de todas as técnicas, arquitetos,  poetas, entre inúmeros outros.

Na verdade, como acontece com a maioria das pessoas, entre os artistas o que aparenta é que a maioria, no que tange à política, está mais para ocupar o centro, mas com um movimento pendular que ora se inclina mais para a direita e ora mais para a esquerda, ao sabor das mudanças conjunturais históricas, econômicas e sociais.

Uma boa forma de se determinar que a afirmação "a maioria dos artistas é de esquerda" trata-se de um falso pressuposto é olhar para os dois extremos (extrema esquerda e direita), onde a posição fica muito mais evidenciada. Tente, o leitor, fazer um exercício mental e se lembrar quantos artistas aparecem realizando um discurso de extrema esquerda. Há muitos artistas por aí falando em uma revolução proletária pelas armas, como na Rússia de 1917 ? Será que alguém lembra de pelo menos um artista com este discurso ? Por outro lado, temos visto um grande número de artistas assumindo os discursos de extrema direita atualmente. Temos vários exemplos defendendo intervenção ou golpe militar. Nesses dias, um famoso cantor sertanejo "lecionou" que não existiu golpe militar no país, mas um "militarismo vigiado". Outro cantor sertanejo acaba de manifestar apoio à Bolsonaro na presidência. Alguns casos, entre tantos outros.

Assim, o vídeo já tem o seu objeto de análise viciado, sendo notoriamente um falso pressuposto.

Contudo, tudo que está ruim pode ficar muito pior ou, como diria a minha avó, a emenda foi pior que o soneto. A tentativa de explicação foi ainda mais desastrosa.

Um dos principais argumentos usado pelo autor do vídeo foi o de que artistas são de esquerda por conta de viveram de editais e financiamento público. Assim, o suposto "pensador" reduz o pensamento alheio a questões utilitaristas e de puro oportunismo. Numa abordagem psicanalítica, poderíamos suscitar a possibilidade de uma transferência ? 

Primeiro, que se o artista tivesse que se declarar de esquerda para receber financiamento público estaria quebrado, pois na maior parte do tempo o país esteve sob governos de direita. Segundo, que não é verdade que o estado brasileiro seja um mega financiador das artes. Há muitos outros países capitalistas onde se investe mais dinheiro público que no Brasil, até como estratégia geopolítica. Ocorre que no Brasil há esta falsa percepção de que o governo investe muito pelo fato de que o particular praticamente não investe nada. E isto ocorre não é unicamente por falta de interesse do particular, como sugere o autor do vídeo, mas pelo fato de não existir mercado consumidor interno que garanta retorno ao investimento. Se a maioria da população está vendendo o almoço para comprar o jantar, como irão gastar em apresentações artísticas ?  Neste caso, pessoas que defendem políticas neoliberais e que se colocam contra políticas de reparação da desigualdade social estão corroborando para que arte e cultura tenham pouco atrativo para a iniciativa privada.

Desta forma, o vídeo parece ter mais um viés psicanalítico do que uma discussão séria. Transmite mais uma dificuldade do autor em dialogar com aqueles que pensam diferente. Por isso, cria o espantalho de que são a maioria (já fez um vídeo em que os professores tb são esquerdistas, embora eu conheça professores de todas as opiniões políticas) e reduz a ideologia alheia em oportunismo e utilitarismo.

Vídeo sobre a maioria dos artistas de esquerda:
https://www.youtube.com/watch?v=4p8rkogL7hA&t=198s 

Participe do grupo "prophisto" de história geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 





5 comentários:

  1. Deveria explicar porque todos os canalha, são de direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Os artistas que tenho contato são em grande maioria de direito e o mais incrível é que grande parte deles apoiariam uma intervenção militar.

    ResponderExcluir
  3. O professor Pondé foi infeliz em sua pseudo análise .
    Filósofos não são os donos da razão.

    ResponderExcluir
  4. Todos os imbecis e canalhas são de esquerda!

    ResponderExcluir