domingo, 11 de janeiro de 2015

Em Baga não houve caminhada dos líderes políticos mundiais pela paz





Na França, após o ataque ao jornal Charlie Hebdo, onde morreram 12 pessoas. ocorreu uma grande passeata pela paz que contou com a presença dos principais líderes políticos ocidentais.

Por outro lado, na Nigéria a cidade de Baga foi alvo de uma invasão de um grupo islamita radical onde ocorreu a morte de mais de 12.000 pessoas, entre elas mulheres e crianças, e a cidade foi incendiada. Muitos habitantes que fugiram da cidade ainda são perseguidos pelos radicais. As ações radicais na Nigéria já duram cerca de cinco anos com mais de 10.000 mortos apenas em 2014.




Apesar da dimensão muito maior da carnificina em Baga, não vimos nenhum importante líder ocidental ir até a Nigéria realizar passeata pela paz.

Cada qual se comove apenas pelo seu vizinho. Países europeus e ocidentais se mostram prontos a ajudar os coirmãos. Por outro lado, os países periféricos, orientais e, principalmente, africanos que tanto contribuíram com a riqueza do ocidente no período neocolonial e ainda hoje, não são carecedores da tanta atenção.

Enquanto houver desigualdade de toda ordem, inclusive de tratamento, dificilmente teremos paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário