quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

The political Walking Dead Brazil: os políticos parecidos com personagens do seriado.



Para os fãs do seriado mais assistido no mundo, é interessante olhar a política nacional traçando alguns paralelos com personagens "arquetípicos" do programa. É claro que minhas comparações são diretamente proporcionais à leitura política que faço da realidade brasileira.

O Negan, por exemplo, é o personagem que mais vem chamando a atenção do público. Isso está diretamente relacionado à brilhante atuação do ator que interpreta o personagem. Provavelmente, o melhor ator que já passou pelo seriado em todos estes anos.

Na política nacional comparo o Negam ao presidente interino Temer. Não por conta da capacidade dramática do político em questão, mas por alguns aspectos comuns à trajetória de ambos. O Negam tomou o controle de várias comunidades de forma nada democrática. Mais ou menos como o impeachment muito discutível da presidenta Dilma. O Negam governa através da força física e das armas e o atual governo através da força do mercado e da mídia. O Negam adora dar umas cacetadas na cabeça de outros personagens. O presidente Temer já deu pancadas de morte na educação e na saúde, com a redução dos investimentos em ambas as áreas. Também deu uma boa cacetada nas leis trabalhistas e está fazendo de tudo para rachar o crânio da previdência social.



O presidente Lula vem brigando e correndo de uma lado para o outro, com suas caravanas, para tentar reaver o poder perdido. Isso o coloca diretamente relacionado ao Rick Grimes. É claro que Lula não tem o perfil longilíneo de galã do cinema americano, mas passa como um rick do agreste nordestino.


Por ora, parece que depende de Lula e de Rick que o povo possa mais uma vez ter uma luz de liberdade no fim do túnel. Se Rick ainda tem toda uma legião de zumbis contra si, o ex presidente precisa escapar de um congresso cheio de figuras que mais atrapalham do que ajudam o país.



O senador Lindberg Farias lembra muito o Carl, filho do Rick Grimes. Quase que em todo lado que o Lula vai discursar o senador está por perto como aqueles papagaios de pirata. Talvez Lindberg esteja sendo preparado para ser a futura grande liderança de esquerda, uma vez que já se foram figuras de peso como Brizola e Darci, sem que tenham surgidos novos nomes naturalmente.

Carl seria naturalmente o sucessor de Rick na trama do seriado. Porém, no último capítulo da atual temporada o garoto foi mordido por um zumbi e tudo indica que deixará a trama. Será que Lindberg terá melhor sorte ?

A senadora e ex petista Marta Suplicy me faz lembrar da personagem Jadis, que lidera a comunidade do lixão. Marta abandonou o partido em um momento complicado da história da sigla. Ela fundamentou sua decisão por conta das acusações de corrupção no governo petista, mas se filiou ao PMDB que é um dos partidos mais citados nos processos que envolvem a lava-jato.


Jadis é uma figura pouco confiável no mudo pós apocalíptico. Deixou Rick Grimes na mão quando ele mais precisou do seu apoio no embate contra Negan e os salvadores.


 Maggie e a pré candidata à presidência Manuela D'Ávila, do PCdoB, apresentam uma história semelhante. Ambas eram fiéis seguidoras de lideranças masculinas. Maggie sempre foi uma coadjuvante no grupo de Rick. Porém, com a morte do marido se tornou líder se sua própria comunidade e tem potencial de ser a principal liderança das comunidades aliadas.



Manuela D´Ávila se destacou no PCdoB do Rio Grande do Sul. Agora, ao contrário do que tradicionalmente ocorria em todas eleições presidenciais, Manuela e o partido comunista do Brasil não estarão com o PT no primeiro turno. Manuela sairá candidata ao cargo máximo do país. 

 O professor Cristóvam Buarque tem seu duplo no seriado que é o personagem Eugene Porter. Ambos simbolizam a voz da ciência, mas suas trajetórias inconsistentes deixam dúvidas sobre suas convicções.
Tanto um quanto outro estão mudando radicalmente de lado durante a peleja. Há quem acredite na redenção de Eugene. No entanto, a academia não mostra confiança no senador.

 O ilustre senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, é análogo ao Morgan do seriado. Ambos são lutadores incansáveis. Paim sempre brigando pelos direitos previdenciários e outros benefícios dos idosos.

Assim como Morgam, o senador também aparece a maior parte do tempo solitário em suas lutas. Sem contar que a arma utilizada pelo personagem da franquia de terror, o bastão, não consegue fazer tanto estrago.

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/


Nenhum comentário:

Postar um comentário