sábado, 2 de dezembro de 2017

Os 100 anos da Revolução Russa e sorteio do lançamento de Daniel Aarão Reis.





Neste ano de 2017 comemora-se os cem anos da revolução socialista russa que mudou significativamente a geopolítica mundial. Foi um dos movimentos populares mais significativos e exitosos da história da humanidade, que conseguiu derrubar o governo dos czares. Conseguiu recuperar o país do atraso a que estava submetido. A URSS viria a ser fundamental da queda do regime nazista e, posteriormente, rivalizaria com o imperialismo americano em diversas disputas econômicas e militares estratégicas  que marcou boa parte do século XX sob a lógica da chamada "guerra fria".

As relações de trabalho foram influenciadas pela revolução russa não apenas dentro do bloco soviético, mas em todo o globo. O "estado de bem estar social" construído no mundo capitalista foi um resposta para estancar e afastar o fantasma vermelho das nações ocidentais.  Graças à revolução de 1917, as gerações como a minha, por volta dos 50 anos de idade, e as anteriores tiveram oportunidades como a de leis trabalhistas que regulavam as relações de trabalho, escola pública gratuita, universidade pública, saúde pública e previdência social. A extinção do bloco soviético está realizando um efeito dominó que vem derrubando todas estas conquistas da classe trabalhadora. Ao que tudo indica, as futuras gerações não se beneficiarão destas políticas públicas.

Esta data comemorativa movimentou o mercado editorial em todo o mundo e no Brasil. Várias novas obras analisando as revoluções russas foram parar nas prateleiras das grandes livrarias. Destacamos a obra lançada pelo professor Daniel Aarão Reias, titular de história na Universidade Federal Fluminense, intitulada "A Revolução que Mudou o Mundo: Rússia 1917". O citado autor é reconhecidamente um dos maiores especialistas na história da Rússia que temos no país. E sua nova obra traz dois capítulos abordando dois temas que ganharam muito espaço nos últimos anos: a importância do campesinato e  a atuação das mulheres no processo revolucionário.


- SORTEIO DE LIVRO -

Este Blog, dos ex alunos da Faculdade de Humanidades Pedro II, está doando 01 (um) volume da obra "A Revolução que mudou o mundo: Rússia 1917", de autoria do professor Daniel Aarão Reis, lançada pela editora Companhia das Letras, para ser sorteada através do grupo "prophisto - história geral & Brasil" no facebook.

Os interessados em concorrer ao livro leiam as orientações abaixo:

1) Pedimos que você siga este blog clicando no botão "seguir" que fica na tela do blog à direita de quem está lendo. A sua presença entre os seguidores do blog é importante para que nos incentive a realizar outros sorteios futuros.

2) O prazo para participar vai de 03/12/2017 a 09/12/2017.  O sorteio será realizado no dia  10/12/2017.

3) Ingresse, pelo link abaixo, no grupo "prophisto - história geral & Brasil" no facebook para ler as regras de participação no sorteio que se encontram na publicação "fixada", que é a primeira postagem que aparece na linha de tempo (mural) do grupo.


BOA SORTE !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário