terça-feira, 10 de outubro de 2017

A heresia científica do doutor Pirula: "nunca li a obra de Marx, mas sei que o marxismo é impraticável por definição".



O youtuber conhecido como "doutor Pirula" possui um canal de vídeos na rede social youtube onde iniciou uma proposta de postagens científicas sobre biologia e paleontologia. Parece que o mesmo tirou a graduação em biologia e se especializou, obtendo o doutoramento, na área de paleontologia.

De fato, o canal possui, principalmente, no seu início, alguns bons vídeos sobre biologia e o estudo da vida no passado da Terra. Porém, como com todo "youtuber" a perspectiva de ganhos econômicos com o "adsense" promove uma corrida atrás de inscritos e visualizações que acabam por corromper a ideia original do canal. Este padrão é percebido em todos os canais monetizados. Os youtubers para aumentarem seus rendimentos acabam saindo da sua área para comentar qualquer "treta" de internet, ainda que seu conhecimento sobre o assunto seja obscuro e raso. Assim, passam a falar de política, futebol, religião, moralismo, doces e salgados ou qualquer outro assunto que esteja rendendo polêmica.

No caso do dr. Pirula, fazer polêmica com paleontologia é um tanto difícil. Não que elas não existam, como a discussão sobre uma datação aqui e a funcionalidade de um peça anatômica encontrada acolá. Mas é o tipo de polêmica circunspecta aos bancos acadêmicos, que não gera maior interesse no universo das redes sociais. E nem gera as chamadas "tretas" que trazem grande audiência. Jamais veremos vídeos com um debate polêmico entre o T. Rex e o Carcharodontossauro (dinossauro carnívoro que habitava a região do Estado do Maranhão).

Ocorre que o youtuber em questão prestou recentemente uma entrevista ao canal político conservador do MBL  (Movimento Brasil Livre) onde proferiu a seguinte pérola: 

"...nunca li a obra de Marx, mas sei que o marxismo é impraticável por definição."  

(O link para este vídeo se encontra ao final deste texto)

Gostaria de saber como o midiático doutor chegou a esta importante conclusão ! Teria sido pelo tarô, jogo de búzios, vidência, psicografia ou pela posição dos astros ?

Acredito que nem o astrólogo, dublê de filósofo, Olavo de Carvalho cometeria esta heresia acadêmica. Ele, ao menos, tenta convencer sua audiência de que pesquisou exaustivamente sobre os temas que emite opinião.

É preocupante o estado da pesquisa no Brasil quando os pós graduados emitem juízos de valor sobre temas acadêmicos sem ter conhecimento sedimentado de fato sobre o que estão falando. 

Provavelmente, esta "heresia acadêmica" dialoga  com a perspectiva de agradar o público do canal e ganhar inscritos.

Vídeo da entrevista do doutor Pirula no canal do MBL:
https://www.youtube.com/watch?v=ecOVrDtLDLw&t=318s 

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/





Um comentário:

  1. Nem precisa estudar para falar sobre isso, é como o nazismo, sabemos que é impraticável, essas teorias marxistas mataram de 70 milhões de pessoas e ainda há idiotas que defendem isso.

    ResponderExcluir