terça-feira, 8 de setembro de 2015

O que é Paleografia ?


A paleografia consiste numa técnica que permite ao especialista realizar a transcrição de textos antigos. Sejam textos dos mais variados recortes: antiguidade, idade média, moderna e nas diversas línguas. Podendo, por exemplo, se especializar nos documentos luso-brasileiros escritos em diversos séculos desde a colonização.

De certa forma, a paleografia é uma atividade derivada do trabalho dos monges copistas da idade média. Estes faziam o trabalho de transcrição das obras encontradas nas bibliotecas dos mosteiros, pois a dificuldade do armazenamento, naquela época, levava a que se perdesse rapidamente os volumes escritos.

Não é por mero acaso que ainda hoje a principal escola de paleografia se encontra no Vaticano. 

O paleógrafo terá que se aprimorar no desenho peculiar das letras em cada época. Como, também, a ortografia, abreviaturas e palavras correntes de cada temporalidade.

Além do texto em si, deverá cuidar, ainda, da investigação das diversas superfícies em que a escrita se realizou, como papiros, pergaminhos, tábuas enceradas e os diversos tipos de papeis. Como, também, os objetos que eram usados para realizar a escrita, desde instrumentos pontiagudos para gravar a pedra ou a cera até a caneta esferográfica moderna. Outro ponto a ser estudado são os diversos tipos de tintas e pigmentos utilizados desde a antiguidade até a tintura atual.

Veja se você tem olhar de paleógrafo e consegue transcrever o texto da abertura deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário