quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia 20/08/2015: A Nova Corrente da Legalidade.






Este se assemelha a mais um daqueles momentos históricos em que o povo precisa se posicionar a favor de um país mais justo e democrático. Após ficar cristalizado um discurso conservador, nas passeatas do domingo 16, que mistura fascismo com ódio de classe e outros ingredientes pouco aconselháveis a uma sociedade que postula uma posição de destaque dentre as nações.

A questão da luta contra a corrupção deve ser algo constante e que não se restringe a um único partido ou administração. A corrupção, como fator humano, estará presente sempre, necessitando eterna vigilância e desenvolvimento de metodologias para seu combate.

Desta forma, acreditamos que vivemos época interessante no combate à corrupção. Nunca vivemos em nenhum  outro momento histórico tanto interesse em se combater os desvios. 

Ainda assim, acredito que se houve corrupção neste governo, não foi diferente no anteriores. Não se pode afirmar se houve e em qual grau ocorreu corrupção pois não aconteceu apuração adequada. Não houve vontade das instituições em apurar como há agora. 

Mas um simples raciocínio aponta para a conclusão que, se comprovado casos de corrupção nos governos, não é possível afirmar que o atual teve grau maior de corrupção.

Pois vejamos que desde a redemocratização do país não houve exemplos de grandes obras de infraestrutura. A maior obra ainda tinha sido a realizada pelos governos militares, que foi a usina de Itaipu. Só no governo de Lula e Dilma se investe em grandes obras de infraestrutura, como a usina de Belo Monte (uma nova Itaipu), outras usinas de médio porte, o grandioso projeto da calha do São Francisco, dentre outros. Ainda devemos acrescentar que nestes atuais governos tivemos o maior investimento na área social, com distribuição de renda através das bolsas que combatem a fome, programas de financiamento de estudos e da casa própria. E tudo isto sem que em momento algum se socorresse de vultosos empréstimos junto ao FMI. Os governos dos dois últimos presidentes não recorreram uma única vez ao endividamento internacional. Por outro lado, ainda efetuou o pagamento de parte importante da dívida externa perante o Fundo Monetário Internacional.

Assim, se há agora ou se houve corrupção no passado só a investigação dos órgãos competentes pode afirmar. Contudo, a memória vivida nestes períodos sugere que se houve a corrupção não tem como ter sido maior nos governos atuais.

Além do que, como li em outro artigo, aquele que votou em Aécio e sai às ruas se dizendo paladino contra a corrupção demonstra um discurso contraditório. Pois o candidato Aécio também, ao tempo do pleito eleitoral, era acusado de desvios de verbas em Minas Gerais, como no caso da construção de aeroporto nas terras do titio.

Por isso, como fez Leonel Brizola para garantir a posse de João Goulart, através da cadeia da legalidade, temos agora a nossa obrigação de garantir a manutenção da legalidade!

Dia 20/08 é a nossa vez de articular a marcha da legalidade !!!




Um comentário:

  1. Belo texto, infelizmente," o povo" está sendo levado a olhar pelos olhos de quem sempre comandou nosso País e não quer perder, se é que é possível, o seu espaço.

    ResponderExcluir