terça-feira, 17 de junho de 2014

História da África: o reino de Benin e a Confederação Ashanti.





REINO DE BENIN

Fins do século XII: surge como "cidade-estado". Já se praticava, nesta época, o trabalho em madeira, tecido e marfim com grande habilidade.

Por volta de 1480, o reino de Benin entra em contato com os portugueses, tendo acelerado sua expansão a partir de envolvimento com o comércio de escravos.

Evaré, o grande (final do século XV): fez contato e estabeleceu relações com os portugueses, promoveu o desenvolvimento da capital, expandiu o reino e passou a comprar cobre dos portugueses a preços menores do que os cobrados por seus vizinhos.

Apogeu: ocorreu entre os séculos XVI e XVII (auge do desenvolvimento artístico). esteve intimamente associado às trocas escravistas. 

A decadência se deu a partir do final do século XVII.




CONFEDERAÇÃO ASHANTI

Surgiu por volta de 1630, no interior do reino de Danquira. Os ashantis dominaram os territórios por onde passaram. Como as duas principais rotas comerciais da região, que desde o fim do século XVI ligavam a costa atlântica às regiões setentrionais.

Envolvidos diretamente no comércio de escravos, sua capital, Kumasi, ao final do século XVIII, possuía ruas movimentadas com negociantes europeus e do Golfo da Guiné, letrados, islamizados, dentre outros interessados nas intensas atividades comunais.

Os ashantis obtinham seus cativos através do comércio com outros povos e, também, por meio de operações militares.


2 comentários:

  1. Bem resumido e ótimas informações. As informações são melhores de serem lembradas.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de história que racha legal comemta com: eu amo a historia

    ResponderExcluir