quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Império Turco-Otomano


Trata-se de um dos impérios do período moderno. Inclusive, foi o autor da invasão e consequente queda de Constantinopla, fato que é usado pela cronologia da história para divisar idade média da moderna.

Suas raízes se encontram no sultanato seldjúcia, que se converteu ao Islã no século X. Os seldjúcidas conseguiram uma grande expansão territorial, albergando o território da Anatólia de onde se originaria a dinastia Otomana. A dinastia Otomana seria derivada da família de Osman.

Os turcos-otomanos tinham sua legitimidade perante o Islã baseada na tradição jurídica muçulmana - a Shariah.

Quando da invasão à Constantinopla trocaram o nome da cidade para Istambul e lá fixaram a sede do império.

É de se notar a grande visibilidade e deferência que conseguiram perante toda a comunidade muçulmana pelo fato de conseguirem invadir uma das principais cidades da cristandade.

Em relação à questão administrativa, aproveitaram várias das instituições seldjúcidas e bizantinas já existentes. A elite clerical se mantinha nas cidades e nas aldeias havia uma relativa autonomia dos mulás.

Vários autores classificam o Império Otomano como uma variante das monarquias absolutistas ocidentais. Pois o Sultão tinha o domínio de fato sobre as terras e sua investidura se dava guardando elementos de sacralidade.

Participe do grupo de estudos de história no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário