segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como tirar segunda via dos documentos da FAHUPE.





INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA DA FAHUPE.
 
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
dvmi@reitoria.ufrj.br
Coryntho Baldez
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 730, de 27/11/2014, atribuiu à Universidade Federal do Rio de Janeiro a responsabilidade pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da extinta Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). A tarefa de expedir e registrar os diplomas de ex-alunos da Fahupe passou também a ser uma atribuição da UFRJ.
Desde então, um cuidadoso trabalho de tratamento arquivístico do acervo da antiga instituição vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e pela Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6).
Como solicitar o registro
Agora, a UFRJ começará a atender à demanda dos ex-alunos da Fahupe para terem acesso ao registro, à substituição ou à 2ª via do seu diploma.


Com o formulário devidamente preenchido, acompanhado dos originais e cópias dos documentos pessoais, deverá comparecer – a partir do dia 2 de fevereiro de 2015 – à Divisão de Gestão Documental e da Informação (DGDI), localizada no prédio da Reitoria, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária. 

 Veja como realizar a solicitação pelo link abaixo:


 

Boa sorte!

25 comentários:

  1. Eu solicitei o DIPLOMA, que levou 6 anos para ficar pronto.

    Problemas como impressora quebrada, falta de toner, tinta e etc, funcionários em férias, demora no envio para a UFRJ, demora no retorno da UFRJ, mudança do responsável pela assinatura no DIPLOMA, entre outras, é o que vocês vão encontrar.

    Com bastante paciência, após anos de idas e vindas, percebi que os funcionário tinham boa vontade, mas estavam limitados por uma estrutura pública arcaica e sem prestígio, mas que eles tentavam em vão ultrapassar barreiras sem sucesso.

    Apesar disso tudo o DIPLOMA saiu, e agradeço aos
    funcionários do REMEC-RJ.


    Abraços

    Marcelo Siqueira
    Física-1987

    ResponderExcluir
  2. Estou solicitando o meu diploma desde Janeiro de 2011. Na verdade eu tenho o de Bacharel, mas esse ano percebi que não recebi o diploma de licenciatura plena. Consegui a certidão, mas o problema é a validade de 1 ano. Vou explicar o que está acontecendo. O MEC no centro não irá mais existir! estão mudando para Brasilia. Parece que o MEC de São Paulo também. De todos os problemas que o Marcelo comentou acima, agora nada mais funciona. A ultima informação que tenho é que a UFRJ não está querendo receber os problemas da FAHUPE e enquanto não resolvem, está tudo parado. Um chefe de divisão me passou o email: valeria.grilanda@mec.gov.br. Ela é a responsável pelo fechamento do MEC no Rio. Hoje, eu mandei um email procurando por informações e espero receber.
    Os alunos que quiserem informações, mande email para a valeria do MEC, temos que presionar para ter mais informações deles.
    Gostaria de pedir neste blog, se alguem tiver alguma informação, por favor, deixe uma mensagem para que possamos estar informados. Muitos alunos da FAHUPE estão com problemas de diploma.


    Grata

    Ana Carla
    Quimica- 1994

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi para essa Valeria ha mais de 2 meses e nao obtive resposta.

      Excluir
  3. Fechamento da Representação do Mec - RJ (maio de 2011)
    "O Ministério da Educação e Cultura encerrou, definitivamente, seu elo com os Estados e centralizou todas as atividades em Brasília. Desde o dia 16 de maio, a representação do MEC (Remec) no Rio de Janeiro iniciou o remanejamento de 108 servidores que estavam no Edifício Gustavo Capanema, no Centro, para outros órgãos federais.

    No final da década de 90, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já havia fechado as portas das delegacias do MEC em todos os demais Estados, restando apenas Rio de Janeiro e São Paulo. O governo Dilma, acabou de vez com os últimos elos entre Governo e o sistema de educação (professores e alunos de escolas e universidades).

    De acordo com a diretora da Condsef e secretária geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira as Delegacias do MEC tinham uma função estratégica nos Estados pois eram responsáveis pela fiscalização da qualidade de ensino. “A extinção foi uma atitude esdrúxula”, pontuou. Graça estendeu suas críticas ao questionar que a manutenção dos escritórios no Rio e em São Paulo pareceram atender os interesses do então ministro Paulo Renato, que mantinha sua base na Capital paulista.

    Também em um tom decepcionado, Carlos Henrique Vieira da Silva Júnior, presidente da AERJ (Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro), disse que ao contrário do que esperava do mandado da presidenta Dilma Rousseff, ele vê que a tão prometida gestão democrática não está sendo aplicada.

    (......)

    Com a saída do Rio, atribuições da representação como o desenvolvimento de projetos educacionais em parceria com Ong’s e municípios, além de setores destinados às universidades, arquivos e o recadastramento de aposentados e pensionistas, plano de saúde e recursos humanos de ativos estarão centralizados em Brasília. (.....)"
    Texto: Thaís Raeli
    um abrço,
    Luiz - ex-aluno de psicologia Fahupe 1984/1995(formado pela UGF)

    ResponderExcluir
  4. Implicações para os ex-alunos da FAHUP
    Não havendo mais representação do MEC, como os ex-alunos deverão proceder para conseguir documentos como 2ª via de diplomas, históricos e outros?
    Bem, após consultar o serviço "Fale Conosco" do MEC, a resposta foi:

    "Informamos que Como o Decreto nº 7.480, de 16 de maio de 2011, que dispõe da reestruturação do Ministério da Educação, não menciona mais as Representações do MEC (REMEC) de São Paulo e Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação Superior - SESu, do Ministério da Educação - MEC, juntamente com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES, com o intuito de não prejudicar nenhum aluno que necessite de retirar documentos, está trabalhando para que esses documentos sejam mantidos em uma instituição de São Paulo e outra do Rio de Janeiro. A negociação está em andamento, para uma solução mais breve possível. Os interessados devem aguardar maiores informações por parte desta secretaria.

    Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Fala, Brasil! pelo
    telefone 0800616161. "

    Aos interessados, boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer o Cartório que os funcionários da secretaria da FAHUPE tinham firma aberta? Pois preciso reconhecer a firma de uns 3 funcionários e não sei onde posso levar. Os nome são : Vera Lúcia de Castro, Jose Rodrigues Lavos e Jorge Benildo dos Reis. Quem puder me ajudar eu agradeço muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém te deu um retorno?
      estou precisando dessa informação e não consigo em lugar algum.

      Excluir
    2. Lucimar, talvez, possa te ajudar.... Em meu diploma da Pós, tenho reconhecida a firma de Sr. José Rodrigues Lavos. tem firma reconhecida no Cartório 16° Ofício (Av. Ataulfo de Paiva, 591. Também necessito saber agora onde tem também a de Sra. Vera Lúcia de Castro e Jorge Benildo dos Reis. Inclusive preciso com urgência, saber onde posso reconhecer meu CERTIFICADO de Pós, já que necessito do reconhecimento do MEC. Caso aloguém possa me ajudar...agradeço, muito!! Boa sorte,para todos nós!!

      Excluir
    3. Lucimar, vendo aqui em meus guardados, tente sobre o profº Jorgeno Rua: NiloPeçanha,26 - 3º andar, em 1994, consegui!. Eu estou precisando agora o do Profº Erik Arnold Barreto (diretor) e Profº José Rodrigues Lavos (vice-diretor). Caso saibam alguma resposta agradeço muito

      Excluir
  6. Achei oblog muito interessante, deu uma saudade...
    Fiz Matemática, me formei 1982.
    Fiz amigos, cada um segui seu caminho, mas deixamos marcas.
    Acho um absurdo não termos um apoio de para sanar problemas com documentação.
    Terezinha

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como conseguir as fotos de formatura do ano de 1980 , pois a empresa que fazia as fotos não me lembro do nome, pois gostaria das fotos de formatura do ano 1980

    ResponderExcluir
  8. Em pensar que quando a FAHUPE estava aberta , eu tive meu diploma em 30 dias,. Requeri ao bedel na secretaria e ficou pronto com o reconhecimento do MEC em 30 dias. Como aquilo mudou então ...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.
    Precisei de uma 2ª via de histórico para a matrícula em um curso, fiz contato com o 0800 do MEC e recebi a resposta abaixo.
    Não vou seguir este caminho porque me lembrei que tinha uma cópia do histórico nos arquivos da UFRuralRJ de um processo de isenção de disciplinas e consegui retirá-lo de lá.

    Segue a resposta do MEC:
    Prezado(a) Sr(a) GEOAITE DOS SANTOS LIMA,

    O protocolo de n° 9965796, foi finalizado em 25/10/2012, às 10:54 pela área responsável.



    Solução:

    Em resposta à demanda enviada por meio do fluxo do
    "Fale Conosco", informamos que caso uma instituição de ensino superior tenha
    fechado, o acervo da instituição fica guardado na universidade que registrava
    os diplomas. A instituição de ensino superior (IES), quando do encerramento de
    atividade de curso ou dela mesma, deve comunicar o encerramento ao Ministério
    da Educação (MEC) para que haja a cessação dos efeitos do ato autorizativo, a
    transferência dos alunos matriculados e a diplomação dos alunos concluintes.
    Caso o aluno tenha recebido o diploma, o mesmo
    continua sendo válido em todo o território nacional, independentemente se a IES
    foi descredenciada.


    Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Fala, Brasil! pelo
    telefone 0800616161.


    Colocamo-nos à disposição para atendê-lo(a).

    ResponderExcluir
  10. A quem interessar....Estou tentando obter a 2ª via dos meus diplomas da Fahupe ( sou da turma de 1990, Letras. Por descuido...resido em Angra há mais de dez anos..meus diplomas originais foram extraviados. Antes da transferência do MEC para Brasília, solicitei via protocolo a 2ª via do documento...Apresentei o jornal com a notícia do extravio...cópia do diploma, histórico e certidão de conclusão...Infelizmente, as fotocópias dos diplomas não estão autenticadas...e a via crucis de obter esses diplomas para apresentar na Faculdade e obter meu diploma de Especialização tem endereço certo: Graças a minha prima que trabalha no MEC em BSB...o portal via internet não esclarece nada!!!! ...... voltei na UFRJ, Prédio de LETRAS...Encaminhada por uma simpática funcionária da Secretaria....me dirigi ao Prédio da REITORIA...8º andar, SALA 806A, DIVISÃO de DIPLOMAS. TODO O MATERIAL DA FAHUPE ESTÁ GUARDADO LÁ!!!! ESTÃO AGUARDANDO A NOMEAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO - ARQUIVISTA- PARA ENTÃO DIVULGAR EM SITE: TELEFONE PARA CONTATO 21-25981725/21-25981726. TOMARA QUE AGORA SEJA MAIS RÁPIDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apavorada, pedi meus diplmas de Psicologia Bacharelado e Licenciatura. Por conta disso não consigo minha segunda via do CRP NO QUAL SOU CADASTRADA HÁ ANOS... Estou em pãnico. Será que se telefonar para esses telefones , consigo reavê-los. Tenho esperança ainda de achá-los...Obrigada pela ajuda.

      Excluir
  11. alguém da FAHUPE com problema no diploma, colocou o MEC na justiça? fiquei sabendo na UFRJ que estão colocando a faculdade na justiça, mas a UFRJ só faz o registro. Se alguém já entrou na justiça, deixa a sua experiência aqui no blog. Se conhecer algum bom advogado também irá ajudar, ok?
    Grata
    Ana Carla

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, estou com dificuldade para pegar o meu diploma. A UFRJ não dá respostas exatas e também não tem prazo para que os documentos seja encontrados pela arquivista responsável.
    Liguei para o MPFRJ, me informaram que o interessante é juntar uma ação coletiva, assim o processo de investigação e distribuição ficará mais rápido.
    Não tem outra saída.
    Por favor, se alguém estiver interessado, manifeste-se aqui no Blog.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, creio que uma pessoa que estou procurando está em uma das fotos ao lado. O nome dela é Cristiane e ela estudou letras na Fahupe, não sei bem o ano que ela concluiu mas foi entre 1987 e 1989. Alguém pode me ajudar? Não sei o nome todo dela. Acho que ela é a pessoa da 15º foto da mostra fotgrafica: relembrando a Fahupe. Ela está na foto de claça e jaqueta jeans. Agradeço por qualquer ajuda

    ResponderExcluir
  14. Também não consigo obter meu Diploma de Letras concluído em 1990. Desde então só consegui obter a Declaração e o Histórico, após muitas ligações e idas ao MEC, na época. O Diploma não consegui até hoje e, agora necessito fazer uma pós e preciso apresentar o Diploma e não sei como obtê-lo. Se alguém tiver alguma informação, por favor registre. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Ex-alunos da Faculdade de Humanidades Pedro II poderão solicitar registro do diploma em 2015. Veja no link abaixo:
    http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=15335_Ex-alunos-da-Faculdade-de-Humanidades-Pedro-II-poderao-solicitar-registro-do-diploma-em-.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
      dvmi@reitoria.ufrj.br

      Coryntho Baldez

      A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 730, de 27/11/2014, atribuiu à Universidade Federal do Rio de Janeiro a responsabilidade pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da extinta Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). A tarefa de expedir e registrar os diplomas de ex-alunos da Fahupe passou também a ser uma atribuição da UFRJ.

      Desde então, um cuidadoso trabalho de tratamento arquivístico do acervo da antiga instituição vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e pela Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6).

      Como solicitar o registro

      Agora, a UFRJ começará a atender à demanda dos ex-alunos da Fahupe para terem acesso ao registro, à substituição ou à 2ª via do seu diploma.

      Para fazer a solicitação, o interessado deverá ler com atenção as instruções e, em seguida, preencher o formulário, disponível aqui.

      Com o formulário devidamente preenchido, acompanhado dos originais e cópias dos documentos pessoais, deverá comparecer – a partir do dia 2 de fevereiro de 2015 – à Divisão de Gestão Documental e da Informação (DGDI), localizada no prédio da Reitoria, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária.

      Excluir
  16. Muito agradecida Marcelo Juris, pela informação. Tenho buscado por diversas fontes e não obtinha sucesso. Finalmente resposta sobre registro. estou com meu certificado de pós precisando reconhecer firma. E do MEC, também. Que Deus permaneça te iluminando! Abç e sucesso na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite! Estou precisando obter a segunda via do meu diploma de Pós e Arte Terapia, realizado na Fahupe. Tentei seguir o endereço abaixo, obtido neste blog, porém sem sucesso. Alguma sugestão?

    http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=15335_Ex-alunos-da-Faculdade-de-Humanidades-Pedro-II-poderao-solicitar-registro-do-diploma-em-.html

    ResponderExcluir
  18. Boa noite.
    Para solicitar segunda via de histórico da FAHUPE, do ano de 1991, é preciso entrar em contato com a UFRJ?

    ResponderExcluir