terça-feira, 25 de março de 2014

História da África: o império de Mali.

HISTÓRIA DA ÁFRICA

- O Império do Mali -






* Sundiata Keita (governante de 1230 a 1255): constituiu o "império" do Mali por volta de 1235, a partir da vitória sobre os Sossos na batalha de Kirina, iniciando sua consolidação e expansão.

* Bases econômicas: tal como em Ghana, sua economia sustentava-se na tributação sobre as comunidades aldeãs e sobre o comércio transaariano (ouro, sal, ...).

Expansão geográfica e importância comercial superior à Ghana: além do comércio com o sul do Marrocos (também realizado por Ghana), Mali estabeleceu laços comerciais estreitos com a Tripolitânia (Líbia) e o Egito, levando ao florescimento das cidades comerciais: Djenne e Tombucto.

* Kanku Mussa (governante de 1307 a 1332): sua peregrinação à Meca por volta de 1325 tornou-se lendária e contribuiu para estreitar ainda mais os laçõs entre o Sudão Ocidental e o mundo islamizado.

*Aparelho administrativo: Mali recebia tributos de aldeias livres (espécie de dízimo), de populações diretamente submetidas (servidão) e da tributação sobre o comércio transaariano.

* Declínio: o Mali entra em decadência a partir do início do século XV, sob a contínua pressão do império Gaô. Ocorre a derrota para Songai na segunda metade do mesmo século.


Nenhum comentário:

Postar um comentário