quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Garotinho seria o "Zé Dirceu" de Crivella ?






Em certo sentido, a atual prisão de Garotinho pela polícia federal nos faz lembrar a prisão de José Dirceu durante o governo Lula. 

A prisão de José Dirceu ainda hoje é muito polêmica e controvertida no meio jurídico. Se haveria ou não provas robustas que fundamentassem tantos anos de prisão do principal articulador político do governo do partido dos trabalhadores. 

Muitos acreditam que a prisão de Dirceu pode ter sido o primeiro passo de um projeto para desacreditar e destituir o PT do comando máximo do país. O que realmente se concretizou anos depois.

Agora,vemos a prisão do principal avalista político da campanha de Crivella à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, logo após às eleições municipais.

Crivella não tem qualquer ligação política ou ideológica com o Partido dos Trabalhadores ou com a esquerda. Contudo, ele também é um nome que nos parece não desejado por parte da elite conservadora por trás de boa parte da grande mídia. Inclusive, durante as eleições até transpareceu uma suposta boa vontade desses setores da mídia com Freixo e, por outro lado, uma posição ácida em relação ao candidato da igreja universal.

Ocorre que Crivella não é um órfão da mídia como as esquerdas. A igreja universal é detentora de um grande complexo midiático, entre televisões, rádios e jornal. Desta forma, Crivella tem garantido um lugar para seu discurso e realizar o embate de narrativas.

Não queremos dizer que Anthony Garotinho seja santo. Sabe-se que desde suas administrações no governo do estado do Rio de Janeiro sempre houve e pesou contra ele muitas denúncias, notadamente em relação à secretaria de segurança. Porém, o que nos motiva esta comparação é que a prisão do ex-governador se dê no contexto político atual.

Poderia, como proclamam algumas vozes, estar ocorrendo uma judicialização da política ?

------------------------------------------------------------------------------

Inscreva-se no grupo de estudos de história no facebook:
Grupo Prophisto   https://www.facebook.com/groups/prophisto/