Estas palavras remontam à antiga Grécia e aos filósofos que edificaram suas escolas na cidade de Atenas.
A academia foi o nome dado por Platão à sua escola, fundada por volta de 387a.C. em Atenas. Da mesma forma, Liceu foi o nome atribuído por Aristóteles à escola que fundou na mesma cidade-estado grega por volta de 335 a.C.
O nome "academia" se deve a um cidadão ateniense chamado Academus. Este foi um guerreiro muito aclamado durante a guerra de Troia e que recebeu as honras de herói pelos seus feitos em batalha. Posteriormente, a cidade de Atenas prestou homenagem póstuma construindo, num dado local da cidade, um jardim que foi batizado de "Jardim de Academus". Posteriormente, Platão adquiriu parte deste terreno onde construiu a sua escola de filosofia. Para manter a homenagem, Platão nomeou sua escola de Academia.
De forma análoga, Aristóteles fundou sua escola nas proximidades de um templo erguido para o deus Apolo Liceu. Daí a escolha do nome "Liceu" para denominar a escola. Era comum Aristóteles passear com seus alunos pelos jardins do templo de Apolo Liceu enquanto debatia os temas das aulas. Este procedimento ficou conhecido pelos atenienses como filosofia peripatética; ou seja, aquela que se ensina passeando. É interessante salientar que a palavra liceu significa "matador de lobos", no grego.
Estas palavras chegaram até os nossos dias designando os locais onde ocorrem os processos educacionais. Muitas escolas recebem o nome de Liceu. O termo academia, geralmente, se refere às instituições de ensino superior, cujos membros são conhecidos como acadêmicos. O conjunto do pensamento produzido pelas instituições de ensino superior também é nomeado como pensamento acadêmico.
Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/
Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/
Russell, Bertrand. História do Pensamento Ocidental. ed especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.