segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Sofrimento Físico na Idade Média





Duby, Georges. Idade Média, Idade dos Homens: do amor e outros ensaios. São Paulo. Companhia das Letras. 2011.



O historiador Georges Duby nasceu em Paris, em 1919, e faleceu em 1996. Sua carreira universitária se iniciou em Lyon, em 1949, Foi membro da Academia Francesa e professor do Collège de France entre 1970 e 1992. É mundialmente reconhecido como um dos mais renomados especialistas em história medieval do século XX. Sua abordagem historiográfica integra modernas concepções como a história cultural e das mentalidades. Sua vasta obra conta com mais de 70 livros publicados.


O autor realizará sua persecução na consciência e percepção da dor e do sofrimento físico. A maneira como é percebida e a posição que lhe é atribuída na escala de valores da cultura. 


A pesquisa se deterá no recorte feudal. Isto pelo estranhamento que causou ao autor não haver referências na documentação da época, ou quando raríssimas, sobre a dor e o sofrimento físico naquela cultura. Daí a problematização no sentido de investigar e vislumbrar a visão dos homens da época (padres, chefes guerreiros e outros)  sobre a questão do sofrimento do corpo.


Para Duby, era insuficiente delimitar a questão unicamente aos costumes rudes do período ora analisado. 


Uma tese mais aceitável, para o autor, se encontra na mentalidade de ideologia predominantemente militar e masculina que regia a cultura da época. Esta mentalidade exaltava as virtudes viris da agressão e da resistência tenaz a todos os assaltos. Por isso, a tendência de mascarar as fraquezas e não se apiedar das fraquezas físicas.


Aprofundando os estudos verifica-se uma quase sinonímia entre os termos latinos dolor e labor; ou seja, dor e trabalho, conferindo a ideia de sofrimento físico quando da realização laboral, numa sociedade cujo trabalho físico era visto como degradante.


O autor destaca que a cultura da época era herdeira de dois sistemas morais: a Bíblia e tratados morais da antiguidade clássica.


Na Bíblia a dor é diretamente associada ao pecado. A mulher passa a ter as dores do parto e o homem ter que trabalhar para ter o seu sustento com o suor do rosto a partir da desobediência de Adão e Eva. Aqui temos a dor como punição. 


Por outro lado, os valores clássicos colocam o trabalho físico  como indigno ao homem livre. A tradição greco-romana identificava liberdade com ociosidade, pois considerava toda atividade manual como servil.


Desta forma, a dor e o sofrimento físico, no período medieval, é visto com valor de degradação. 


Esta percepção começará a mudar a partir do final do século XII, com o movimento de desclericalização da cultura. E nos séculos XIV e XV serão notadas referências não mais apenas dos heróis da devoção e da cavalaria, mas do povo comum.


Em diversos discursos começam a valorizar a percepção da dor. A redenção de Cristo também ocorre pelas dores que suportou. Surge Francisco de Assis como santo estigmatizado pelas chagas de Cristo. O corpo sofredor de Cristo  se transfere naturalmente para outros corpos sofredores, como os dos pobres e representantes de Cristo entre os homens.


Consiste em excelente exemplo de historiografia cultural e das mentalidades que busca o campo das percepções humanas. Além disto, mostra algo muito interessante: que a falta de fontes sobre um assunto também pode ser motivo para a investigação do historiador. 


Concluindo, mais que um texto sobre história da idade média, o capítulo analisado constitui verdadeira aula sobre teoria da história e de como o historiador pode realizar suas abordagens analíticas.

Participe do grupo de estudos de história no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário