quarta-feira, 21 de março de 2018

O malabarismo lógico irracional de Reinaldo Azevedo para transformar a morte de Marielle em propaganda para a intervenção militar.





Logo após a morte da vereadora Marielle Franco se iniciou uma maratona de reportagens nas televisões e revistas, análises nas rádios e vídeos na internet para tentar pautar o tema e suas consequências para a população ouvinte.

Essa é uma estratégia largamente usada pela direita conservadora que possui o domínio sobre os meios de comunicação. E num país onde a maioria da população não sabe ou não gosta de ler e pesquisar, a imagem passa a ter uma força muito grande na formação das opiniões.

Marielle Franco era notoriamente contrária à intervenção militar. Dizia com propriedade que as comunidades precisavam mais de lápis do que de fuzis. Contudo, os conservadores vêm transformando  a tragédia em ponto a favor de seus projetos de contenção da população através da força, enquanto esvaziam seus direitos mínimos, 

Em programa de televisão, que é transmitido em vídeo pelo youtube, o articulista Reinaldo Azevedo difundiu o mesmo pensamento que diversos extremistas de direita vêm divulgando em seus canais. Tentam convencer de que a pessoa ou pessoas que mataram a vereadora também são contrárias à intervenção. Por isso, escolheram matar uma autoridade para desmoralizar a intervenção.

Só que isto é uma falácia revestida de uma  lógica chinfrim. Primeiro, que ainda nem se sabe com absoluta certeza quem foram os autores. Nem sei se saberemos ao certo algum dia. Segundo, que se foi, como sugerem essas vozes, bandidos ligados ao tráfico com o intuito de desestabilizar a intervenção, jamais elegeriam umas das poucas políticas na câmara dos vereadores que também é contrária à intervenção. O lógico seria escolherem uma autoridade política a favor da intervenção. Ora, sendo os que defendem o fim da intervenção uma minoria, não seria inteligente tirar uma dessas vozes do tabuleiro político. Principalmente, uma que foi tão bem votada.

Assim, é bem capaz que esta "lógica" da rapaziada da direita funcione apenas na fantástica terra de Oz, onde espantalho anda, macaco voa e leão é medroso !

E não adianta usar aquela outra lógica de botequim que relaciona os políticos de esquerda aos traficantes pelo fato de ambos serem contrários à intervenção militar. Acontece que o bandido é contrário pois entende que irá atrapalhar suas atividades criminosas. A inteligência de esquerda é contrária por entender que essa estratégia é ineficiente para o combate ao crime em um país com severas desigualdades sociais.

Eu, que estou com meio século de vida, sou testemunha que a escalada da militarização e aumento da violência policial não funcionou. Minha avó contava que na época dela as ruas eram patrulhadas por uma dupla de policiais a pé ou em bicicleta que recebiam o apelido de "Cosme e Damião". Quando eles iniciavam a caminha numa rua davam algumas salvas de apitos para que os moradores soubessem da presença policial. Já ao tempo da minha infância, lembro que a polícia portava revólveres e andavam num fusquinha com sirene barulhenta que o povo chamava de "joaninha". Hoje, a polícia conta com carros blindados e armas de guerra (fuzis e metralhadoras). E nem por isso a sensação de insegurança é menor que naqueles velhos tempos, muito pelo contrário !

Desta forma, colocar tanque de guerra nas ruas é apenas mais do mesmo do que já foi feito em todas essas décadas.  Fica evidente que Marielle está cheia de razão. O verdadeiro combate à violência está no âmbito da justiça social.

Vídeo da Reinaldo Azevedo:
https://www.youtube.com/watch?v=9_q_WR70IQg 

Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/


Nenhum comentário:

Postar um comentário