quarta-feira, 22 de abril de 2020

Povos americanos: o povo mapuche


O Povo Mapuche.
Na época pré-colombiana, o território que hoje compreende o chile era ocupado, predominantemente, por dois grupos indígenas: os incas, ao norte, e os mapuches, no centro-sul.
Os espanhóis chegaram às terras chilenas pelo atual Peru, se estabelecendo na região central e em um porto, ao norte, por onde realizavam o escoamento da prata de Potossí, na Bolívia, para a Europa.
Ao sul, a resistência dos mapuches transformou o leito do rio Bio-Bio numa zona de guerra muito hostil aos invasores. O fato ´que durante todo o período colonial o povo Mapuche conseguiu deter o avanço espanhol no limite da floresta temperada e manter sua autonomia social e política.
Os mapuches eram um povo guerreiro e se organizavam politicamente de forma descentralizada. Acabaram estabelecendo uma rede econômica com os pampas argentinos através do comércio de produtos espanhóis que eles levavam através das montanhas.
Conta-se que em 1872 os mapuches estavam suficientemente fortes para, se quisessem, invadir Buenos Aires. Contudo, na década seguinte acabaram sendo derrotados por duas frentes, soldados argentinos e chilenos armados com modernos rifles de repetição. Além da construção de estradas de ferro que serviu para dar apoio logístico e alimentar as necessidades da campanha militar de ambos exércitos.
A derrota dos mapuches criou um vácuo de poder na Patagônia que foi preenchido pela divisão da soberania entre Chile e Argentina.
O povo mapuche está enraizado na história do país. Ainda hoje os mapuches fazem parte do mito fundador do povo chileno, que se dizem herdeiros de dois povos guerreiros: mapuches e espanhóis.
A primeira obra literária de ficção escrita no Chile - La Araucana - foi uma exaltação à bravura dos índios mapuches. Foi escrita por um fidalgo espanhol, Alonso de Ercilla, que participou da guerra contra os indígenas.
O protagonista de La Araucana é o líder mapuche Lautaro, que se aproximou dos espanhois e conseguiu se empregar como cavalariço no estábulo da guarnição militar. Assim, Lautaro aprendeu sobre a montaria e como utilizar os cavalos em campanha militar, desviando cavalos para os índios e os ensinando a montar.
Lautaro é um personagem fictício, mas a história chilena se inicia a partir da resistência dos mapuches à conquista espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário