"O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" é o nome da disciplina eletiva que passa a ser oferecida, neste primeiro semestre de 2018, na grade curricular do curso de graduação em ciências políticas da Universidade de Brasília.
A disciplina visa realizar uma reflexão sobre o contexto do golpe e suas consequências históricas e políticas para o país. O programa prevê um eixo desenvolvido em cinco subtemas, que vão desde o golpe de 1964 até o governo "ilegítimo" de Temer (como aparece descrito na ementa) e a análise do crescimento do parafascismo.
O governo federal, através do ministro Mendonça Filho, já se posicionou informando que irá solicitar à AGU que verifique sobre a legalidade da oferta desta disciplina e, se possível, suspender e retirar a disciplina do currículo. Se a retirada da disciplina ocorrer, fica consubstanciada a censura no meio acadêmico. Abaixo, as palavras do ministro da Educação, conforme veiculadas pela revista Forum:
"Não é possível que no âmbito de uma universidade pública alguém possa
aparelhar uma estrutura para defender ideias do PT ou de qualquer outro
partido. Estão transformando o curso numa extensão do PT e dos seus
aliados", afirmou o ministro.
Por outro lado, o Professor Luis Felipe Miguel, que irá ministrar a disciplina, declarou que " a disciplina se alinha com valores claros, em favor da liberdade.
A UnB emitiu a seguinte nota:
"A proposta de criação de disciplinas é de responsabilidade das unidades acadêmicas, que têm autonomia para propor e aprovar conteúdos, em seus órgãos colegiados".
Irei deixar um link para a Ementa da disciplina, onde traz toda a bibliografia utilizada no curso. É bom para os interessados em história monitorarem os lançamentos recentes que estão sendo utilizados pelas universidades. Futuramente, estas obras constituirão parte do acervo de fontes primárias sobre o contexto histórico atual vivido no país.
Ementa da disciplina "O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil":
Matéria da Revista Forum:
Participe do grupo "prophisto" de História Geral & Brasil no facebook:
"Disciplina se alinha
com valores claros, em favor da liberdade"... - Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/p
Nenhum comentário:
Postar um comentário