Diferença generalizante: A História estuda o passado e eventos específicos. A sociologia estuda o presente e busca padrões gerais.
Tais distinções, entretanto, não podem ser consideradas de maneira rígida.
Final do século XIX: Temos a "história científica" que concentrou-se nos estudos de documentos oficiais e temas políticos (positivismo).
A institucionalização acadêmica: estimulou a separação entre as disciplinas, preocupadas em estabelecer sua autonomia intelectual e institucional. Influência das abordagens generalistas e positivistas, com a incorporação crescente de métodos quantitativos, também distanciou a sociologia da história até meados do século XX (movimento institucionalista).
Segunda metade do século XX: Ocorre a ampliação do alcance da pesquisa histórica e ascensão da história social aproximou historiadores dos temas tratados pela sociologia. Temos a consolidação da "nova história" durante as décadas de 1960 e 1970, que valorizou enfoques analíticos e o uso de métodos quantitativos.
"Virada Cultural": Marcada pela influência da antropologia, assim como dos estudos literários e culturais. Reforçou, a partir de 1980, as abordagens de caráter interpretativo.
Participe do grupo de estudos de história no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/
Participe do grupo de estudos de história no facebook:
https://www.facebook.com/groups/prophisto/
Nenhum comentário:
Postar um comentário