Desde o início do século XIX, os pensadores ingleses acreditam que os saberes científicos, fundados na observação e na experimentação, são úteis À reflexão política, pois fornecem aos governantes conhecimentos que lhes permitem usar técnicas mais eficazes de controle e gestão.
A crença no "progresso" é um elemento comum que aparece nos trabalhos de Bentham (1749 - 1832), Stuart Mill (1806 - 1873), Herbert Spencer (1820 - 1903), Augusto Comte (1798 - 1857) e Saint Simon (1675 - 1755).
Daí surgem 3 correntes: utilitarismo, positivismo e organicismo.
UTILITARISMO
De modo geral, essa corrente prega a maximização do bem estar geral.
- Jeremias Bentham:
Propõe o cálculo dos prazeres. Institui uma concepção de felicidade coletiva fundada na integração das felicidades individuais, compreendidas como satisfação das necessidades.
- Stuart Mill:
Critica o cálculo dos prazeres proposto por Bentham e contesta o princípio do "laisser-faire".
Propõe uma sociedade na qual as máximas oportunidades seriam dadas aoss indivíduos e onde seria possível formar incessantemente novas elites.
POSITIVISMO
- Saint Simon
Apresentou o princípio da política positiva. De caráter místico e profético, essa revolução espiritual tem como meta a realização da humanidade através do completo domínio do nosso mundo ( e não a espera de um outro mundo ), que irá assegurar a felicidade e a virtude.
Propõe uma revolução social onde se dê o poder de gestão aos industriais ( que compreende: empresários, financistas, operários especializados, agricultores e artesãos ), eliminando a classe política - aristocrática ou democrática - considerada inútil.
- Augusto Comte:
Foi secretário de Saint Simon e propagandista da fé na ciência. Defende o progresso através da ciência e teme a anarquia e desordem do individualismo.
Crê na necessidade de uma estrita divisão do trabalho e de uma estável hierarquia de competência.
Segundo Comte, o poder deveria pertencer aos cientistas, senhores das decisões essenciais. Somente eles teriam os meios em particular graças à Sociologia, saber sobre a estática e a dinâmica social de impor a felicidade e a virtude pela ordem e pelo progresso.
EVOLUCIONISMO, ORGANICISMO E A PERSPECTIVA DE HERBERT SPENCER
Se empenha em construir uma doutrina que explique o devir das sociedades e o seu futuro. Se inspira nas teorias biológicas e evolucionistas do século XIX.
VÊ a realidade social como um organismo que se desenvlve em função de suas determinações internas (princípio da adaptação e da luta pela vida).
Spencer é defensor do liberalismo.
Através do princípio da luta pela vida, analisa o liberalismo, que não pode mais se apoiar na ideia de harmonia tal como a concebia Adam Smith, e encontra recursos numa doutrina científica segundo a qual a violência é natural.
Obeservação:
Todas estas teorias tem em comum um enunciado de Saint Simon.
"Agora que estão impondo a ciência e a indústria, as revoluções políticas são inúteis e perigosas; trata-se agora de organizar a sociedade e de minimizar a questão política."
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