1- A FAHUPE foi idealizada e fundada pelo professor Vandick Londres da Nóbrega, que era professor de Latim e diretor do Colégio Pedro II, através do Decreto n. 65.763 de 20 de dezembro de 1969;
2- O reconhecimento dos cursos de História, Letras, Psicologia, Matemática, Química, Física e Biologia se deu em 10 de maio de 1974, mediante o Decreto n. 74.039 de 1974;
3- A faculdade, que no início era mantida pelo colégio Pedro II, não pode mais ter o salário dos professores e funcionários vinculados ao CPII com o advento do Decreto-lei n. 1.360/74, inviabilizando sua manutenção pelo Colégio;
4- Em 03 de março de 1975 foi criada a SEPE - Sociedade Educadora Pedro II, com o intuito de assumir a manutenção da FAHUPE;
5- Em 15 de junho de 1989 foi criada a Cooperativa Educacional dos docentes da Faculdade de Humanidades Pedro II - COOPFAHUPE;
6- Posteriormente, a COOPFAHUPE sofreria denúncia de desvio de verbas federais;
olá !
ResponderExcluirestudei química na FAHUPE de 1983 a 1986.
tenho recordações maravilhosas de lá!!!!
tenho também um blog.
http://ropertile.blogspot.com
apareçam por lá!!!
bjs
Olá. Fui da turma de química também, na turma da noite até 1995. Não sei se lembra do caso de dois estudantes da turma de química que foram sequestrados na porta da faculdade e, depois de uma semana desaparecidos, os corpos foram encontrados.Até hoje não sei o que motivou o crime. Eles eram meus amigos de turma. Gostaria de saber se este caso foi solucionado. Abraço. Andréa
ExcluirEntão eu era da sua turma. Lembro dos meninos. Um tinha o apelido de Shampoo e o outro nao me recordo o nome. Também nao soube do desfecho da história. Sou Luciane.
ExcluirBoa noite. Perdi o contato com um rapaz chamado Luís Fernando que fez Química também, na sua época. Ele é magro, alto, está calvo, tem 2 filhos adultos. Mora na rua Maxwell em Vila Isabel RJ, trabalhou na White Martins. Vc conhece? Me chamo Lilian Barreto.
ExcluirBoa noite. Perdi o contato com um rapaz chamado Luís Fernando que fez Química também, na sua época. Ele é magro, alto, está calvo, tem 2 filhos adultos. Mora na rua Maxwell em Vila Isabel RJ, trabalhou na White Martins. Vc conhece? Me chamo Lilian Barreto.
ExcluirBoa noite. Perdi o contato com um rapaz chamado Luís Fernando que fez Química também, na sua época. Ele é magro, alto, está calvo, tem 2 filhos adultos. Mora na rua Maxwell em Vila Isabel RJ, trabalhou na White Martins. Vc conhece? Me chamo Lilian Barreto.
ExcluirFui aluno da primeira turma do curso de Letras (Português/Literatura). Depois tive uma carreira de sucesso, com Mestrado e Doutorado pela PUC/RJ) e dezenas de livros publicados. Tudo começou na FAHUPE! Hoje, aposentado no CEFET-RJ, moro em Florianópolis. João Domingues Maia
ExcluirFui seu aluno no CEFET-RJ. Tinhas uma reputação de durão, né mestre hehehe mas falando sério, lembro de o sr. ser boa gente. Raro ouvir falar ou ler sobre alguém do meu tempo de Celso Sucow (anos 90). Satisfação. Meu nome é Rodrigo, 1° ano de 91.
ExcluirBoa noite! Fui aluna da primeira turma de Química - dava aula o Prof. Spencer...Queria muito reencontrar Suelí Monteiro... Ela, eu e Tania éramos amicíssimas... Tania eu tenho contato....Grande e saudoso abraço a todos...Nossa Formatura foi no Teatro Municipal...Eu grávida, um barrigão, fiquei lá encima...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei a boa idéia...Conte comigo!
ResponderExcluirMas além do objetivo de divulgação da Entidade, quais seriam os assuntos abordados? Qual o público alvo do blog, exceto os ex alunos?
Gostaria de ver ser perfil...mas vc não add o gadget de perfil. Por que? Seria importante, não acha? Fiz Letras na década de 80. E vc?
Abraços
Olá Joaninham
ResponderExcluirEu estudei química ni final dos anos 80 e início dos 90.
Não adicionai o gadget de perfil pq ao criar o blog pensei em criar o espaço da fahupe e não do marcelo. Ou seja, que a construção do blog fosse coletiva, franqueada aos ex-alunos. Pois podemos cadastrar até 100 pessoas para publicar artigos aqui no blog.
E as postagens poderiam ser de conteúdo diversificado, não apenas histórias da faculdade, mas um leque de variados temas, com uma convergência maior para a cultura em seus diversos matizes.
Após abrir este endereço no blogger já enviei uma mensagem no orkut para mais de 400 ex-alunos, para quem quiser vir participar postando temas de seu interesse. Contudo, até agora não recebi nenhuma resposta de voluntários para postar no blog.
Então vou deixar o endereço aqui aberto e postar algo vez por outra. E quando o pessoal se interessar estará aqui o blog aguardando!
Se vc , joaninha, gosta de blogs, e quiser participar deste, postando algo de vez em quando, é só falar que te cadastro como articulista do blog. E se vc tiver o seu blog pessoal, me passa o endereço que coloco na lista de blog amigos !
abços.
Olá,
ExcluirEstudei matemática na FAHUPE de 1984-1987. Lecionei matemática na FAHUPE de 1988-1994. Estou à disposição para participar do Blog como articulista nos mais variados assuntos, a começar de matemática, minha formação primeira.
Preciso apenas ser cadastrado para começar a publicar.
Forte abraço a todos e espero encontrar antigos alunos aqui.
Hoje, moro nos Estados Unidos e meu amor pela FAHUPE é eterno. Sempre lamento quando tive de sair de lá por conta do pior período de sua história. Independente disso, a FAHUPE me marcou e, tenho certeza, estou na memória de muitos ex-alunos e amigos de turma.
Abraço a todos,
Prof. Fabiano Ferreira
Amados, quanta saudade! Em 1982 eu cursava matemática (turma 41-M), à
Excluirnoite...Portelinha, Florialdo(como
Fumava!),Aroldo Lisboa, etc....
BONS TEMPOS!
Sou Nilson Botelho
Abraços para todos vcs
Quero sim colaborar com o blog. Eu adoro escrever.
ResponderExcluirTenho um blog
http://joaninha-joaninhablog.blogspot.com/
mas ando desanimada, pq é muito complicado ter seguidores e comentarios....chato né!
Marcelo, posso te avisar que vc comeu e trocou algumas letrinhas em suas postagens? Isso é normal...releia com calma e vai corrigindo...
Desculpe, mas tinha que te avisar
Exclua este meu comentario tá pq ele é exclusivo para vc.
Dê uma olhada nesta NING
http://cafehistoria.ning.com/
muito legal né....pode servir como exemplo
Abraços
Estudei na FAHUPE de 1972 a 1975. Fiz um bom curso de História, embora voltado somente para a licenciatura. Fiz diversos concursos e sempre fiquei entre os Dez primeiros, fui 1º colocado no Estado em um dos vários concursos que fiz até resolver assumir a matrícula. Lembranças maravilhosas, mas não encontro meus colegas, a não ser o Maurício Figueiredo, jornalista. Apareçam
ResponderExcluirSergio Souza (meu nome na época)
Claudia Barros não é um comentário...mas um pedido de ajuda... Estudei na FAHUPE de 1986 a 1989. Fiz um bom curso de Letras, e embora voltado somente para a licenciatura/bacharelado...á época era o que realmente importava: lecionar. Hoje, ex comissária da extinta Vasp, me vejo com problemas com a também extinção da FAHUPE...perdi o meu diploma e de posse da cópia, sem autenticação do cartório, sou obrigada a conseguir o original EXPEDIDO POR QUEM? Se puderem me ajudar...meu email de contato, pois só tenho até março de 2012 para apresentá-lo...quando termino minha pós de tradução. Grata.idvanrm@gmail.com
ResponderExcluirOlá, consegui o meu diploma através do MEC. Procure se informar no local, R. da Imprensa, 16 - Centro. Demoraram 3 anos para ficar pronto mas consegui. Abraço.
ExcluirOi Madrinha, se você estudou quimica de 72 a 75, você foi da minha turma, e a nossa turma tem feito encontro virtuais, você gostaria de participar? Entre em contato comigo pelo email:elianamyra@yahoo.com.br.
Excluirentre em contato com a Divisão de Gestão Documental e da Informação -DGDI da UFRJ, pois eles ficaram com o acervo acadêmico da Fahupe.
ExcluirDGDI fica na Av. Pedro Clmon 550 - prédio da reitoria, térreo - Fundão - RJ
OLá a todos ex alunos .... alguém sabe como consigo um certificado que cursei na Fahupe ? Estou voltando a estudar e precisava comprovar, uma vez que perdi meus documentos. Meu e-mail
ResponderExcluircreative.moda@gmail.com
Abraços a todos !!!!
Estava nesta situação e liguei para o MEC 0800-616161 , opção 4, depois opção 9. Falei com uma atendente que ficou de encaminhar minha solicitação ao setor responsável e mandar resposta pelo meu e-mail. Boa Sorte.
ExcluirRosa Maria
Estudei na FAHUPE de 1972 a 1975. Fiz Letras - Português / Inglês. Foi um período muito bom que passei na Faculdade e que recordo com muito prazer. Lembrar dos Professores Rocha Lima, Celso Cunha, etc. traz uma boa recordação da época, e sinto orgulho de ter estudado com esses mestres.Lecionei durante quatro anos e depois mudei de carreira. Porém sinto saudades dos colegas que com o tempo perdi contato. Quem sabe encontro alguém aqui.
ResponderExcluirTânia Regina. Meu email taniarossini@terra.com.br
Olá!
ResponderExcluirSó passei aqui para informar que a criação da FAHUPE nunca foi uma iniciativa do Professor Vandick. Basta acessar a história oficial do CPII para constatar que a ideia da Faculdade antecede a atuação do Prof. Vandick no CPII.
Ele apenas apropriou-se da ideia para tentar fazer da FAHUPE um MODELO de Faculdade do REGIME DITATORIAL, do qual ele sempre foi um feroz adepto e cultivador.
E até nisso foi atropelado pela história que nós, os alunos da Primeira Turma da FAHUPE, escrevemos.
Quanto ao reconhecimento da FAHUPE, também basta ler o Decreto específico COM ATENÇÃO, para entender o nível de maldade que a Revolução nos fez.
Abraço forte.
Oi Luiz, que bom que vc trouxe essa informação. sou da turma de 1970, curso Letras-Português/Inglês. Por motivos alheios à minha vontade, saí em 1972. Vandick, assecla da ditadura, foi um "mestre" na minha vida. e o meu histórico saiu como se eu tivesse abandonado o curso em 1971. desprezaram as disciplinas de 1971 e 1972.1. Gostaria de conversar com colegas dessa época. abç
ExcluirRobson Tavares de Carvalho precisa de informações do nosso tempo. Primeiro ano de funcionamento (1970). Procurar no Face Robson Vivendo.Par Arminda ou Luis ou alguem do nosso tempo.
Excluir
ExcluirAloooô!Pedro Luiz Delmaschio e Robson T.de Carvalho, meus ex-colegas, de 1970 a 1973, da 1a turma (43L)/Português-Inglês,culto ecumênico e colação de grau, às 20horas, em 05.01.1974, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Paraninfo Prof.Marcelo de Menezes (língua e literatura americana)
Aloooô! Minha ex-colega Armindha Freire.
Muito bom ter encontrado este blog e assim poder viajar no tempo em que tivemos belos momentos em aulas com nossos excelentes professores!
Me chamo Stela (Stela Regina). Também participei da montagem da peça Diário de Anne Frank, fazendo a "voz da Anne" lendo o diário no momento em que o palco ficava às escuras para dar tempo para a mudança de cenário e figurino do elenco.
Sou maria Salete castri de AZEVEDO fo cursio de letras português alemão meu zap 987186276
ExcluirLuiza, realmente, fui aluno do CPII em São Cristóvão onde funcionava a Faculdade. O Vandyck eu conheci em 1964 quando entrei no Colégio. Era o Diretor e babava pela DITADURA MILITAR. Fiquei 64 e 65. Em 66 fui para a Tijuca e me livrei do Vandick. Meu pai teve que dar uma carteirada nele para me liberar para a Tijuca. www.baraodeayuruoca.org
ExcluirAh!
ResponderExcluirLembrei de dizer que a data correta do Decreto que autorizou o funcionamento da FAHUPE é 02/12/1969 e não 20/12/1969.
A data da assinatura do Decreto foi escolhida como uma das homenagens que sempre se faz ao Imperador Dom Pedro II (era o aniversário dele).
E a história que motivou o fim da FAHUPE tem uma curiosidade: nasceu antes da FAHUPE, tangenciou tudo o que está registrado nos documentos que existem (muitos até acessíveis na Internet), mas vai muito além.
Mas isso não importa para quem estudou lá. O ensino era de altíssima qualidade e nós fizemos parte daquela história. Assim como os alunos que DESAPARECERAM, por conta da Revolução que o Professor Vandick tanto defendia.
Tchau!
eu sou uma das alunas que desapareceram, por conta de Vandick e General Moacyr. Mas sobrevivi.rs. E estou aqui.abç
ExcluirAviso ao Sérgio Souza (postagem de 18/04/2011, 6h41min):
ResponderExcluirA amplitude do Currículo de TODOS os Cursos da FAHUPE garantiu - legalmente - a TODOS os formandos o direito a requererem os DIPLOMAS DE LICENCIATURA PLENA e BACHARELADO, desde a Primeira Turma, que colou grau em 05/01/1974.
Muitos ex-alunos nunca ficaram sabendo disso e nunca requereram os DOIS diplomas.
Há quem só pegou o diploma de Licenciatura e há quem só pegou o diploma de Bacharelado.
Mas os dois SEMPRE serão possíveis aos habilitados. Basta recorrer ao Escritório do MEC (Rua da Imprensa) já mencionado neste Blog em algumas postagens.
Saudações FAHUPEANAS!
ResponderExcluirCreio ser válido registrar aqui que a galera da Primeira Turma da FAHUPE foi extremamente criativa e atuante, apesar de todas as circunstâncias daqueles tempos.
Por exemplo, a colega Dayse Poly de Carvalho (do Curso Português/Alemão) liderou e operacionalizou o Grupo de Teatro. A única peça que teve a encenação autorizada foi O DIÁRIO DE ANNE FRANK. Se, para quem sabe ler, um pingo é letra, imaginem encenar essa peça em plena Ditadura... Quando os Censores "acordaram", a galera da Dayse já tinha feito...
Da mesma forma, o colega Robson Tavares (do Curso Português/Inglês) liderou e operacionalizou a nossa Área de Esportes, tendo conseguido até uma excursão a São Lourenço, com direito a jogo de futebol (de campo) contra o Clube da Cidade e desfile da nossa Delegação na parada de 07/09/1971. Fora os Campeonatos de Futebol de Salão, que incendiavam o Ginásio de Esportes e ocorreram durante anos...
Outro exemplo?
Um grupo de alunos, eu entre eles, percebeu que a Secretaria da FAHUPE não tinha condições de operacionalizar - sozinha - a questão das transferências, além da importantíssima questão de habilitação da própria FAHUPE, perante o MEC, visando o seu reconhecimento.
Nós negociamos com o Secretário Isaac Volchan e nos disponibilizamos para a tarefa de DATILOGRAFAR os Currículos de TODAS as Disciplinas, de TODOS os Cursos. Ele cobrava o material de cada Chefe de Departamento e nós íamos para lá, à tarde, e datilografávamos tudo já em estêncil. Quando todo o material ficou pronto, foi criado um grupinho que, regularmente, viajava até Brasília e monitorava no MEC o Processo de Reconhecimento. Não lembro dos nomes, mas a maioria dos alunos do grupo que viajava pertencia ao Curso de História.
Espero que todos entendam a amplitude da experiência e o prazer que foi integrar a Primeira Turma da FAHUPE.
Quando eu lembrar, conto mais...
Tchau!
Luizalf, meu nome é Pedro Luiz V. Delmaschio. Fui da turma do Robson, turma de inglês. Fui Diretor Social do Centro Cívico e fiz parte da turma da bola. Fui professor da SME, com duas matrículas. Estou aposentado desde 2006. Lembra-se das famosas peladas nas tardes de sábado?
ExcluirPedro, meu amigo!
ExcluirQuanto tempo!
Você e todos os companheiros daquela aventura que foi a FAHUPE nunca saíram da minha memória!
E é uma satisfação reencontrá-lo!
E, é claro, eu lembro sim do nosso futebolzinho!
Se quiser fazer contactos comigo, use o meu e-mail que você pode encontrar neste Blog.
Forte abraço!
Luiz Alfs
Pedro!
ExcluirA simples leitura do seu nome ativou mais um trecho da minha memória sobre os nossos tempos de FAHUPE.
Eu lembrei de uma semana especial, quando você dedicou todos os dias dela para organizar um baile no Ginásio de Esportes do CPII, que acabou por não acontecer exatamente como planejado...
Eu lembrei o quanto você e os seus "assessores" trabalharam para conseguir a aparelhagem de som, levar tudo para lá, montar e testar tudo!
Mas você já sabia os riscos envolvidos...
Na tarde do dia do baile, eu fui até o Ginásio e levei um LP do Vincent Bell (era o disco com a trilha sonora do filme Aeroporto) e pedi a você que colocasse para tocar duas músicas (o tema de amor do filme e a música NIKKI, esta do Burt Bacharach - que a compôs para uma filha doente, de mesmo nome, que acabou por cometer o suicídio).
Então aconteceu um momento digno de filme de Hollywood!
Com o Ginásio repleto de alunos do CPII, você colocou as músicas que eu pedi e FEZ UM DISCURSO, PERFEITO, ESCULHAMBANDO COM A SITUAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS.
Eu não lembro se a sua ideia era gravar o discuso e, à noite, reproduzi-lo durante o baile...
Mas lembro que, imediatamente, surgiram funcionários do CPII e pediram que o som fosse desligado.
Por favor, tente lembrar de todos os detalhes daquele baile para relatá-los aqui e enriquecer a história da FAHUPE, que você ajudou a escrever.
Forte abraço!
Luiz Alberto
Pedro e Luiza, infelizmente não me lembro dos nomes de, quase mais nínguém, porém também fui da primeira turma de História 70/74, fui da primeira diretoria do "Centro Superior de Civismo" (rsrs), pois não "DCE" era proibido, da diretoria só me lembro do Tenório e um louro barbudo(rs. Duas coisas ainda tenho forte na memória, do show que tentamos fazer, creio com o Rui Mauriti e outros(espero que minha memória não esteja me traindo)e que no fim do primeiro ou segundo ano, eu fui o único aluno em toda faculdade que fiquei em segunda chamada de prova final em creio que OSPB, e para minha surpresa, quando entrei na sala que era tipo auditório...estava lotada...tive que rir...aí um dos generais que lecionavam essas matérias, pediu que eu tirasse o papelzinho do saco para saber qual seria o assunto...ah era oral...caiu sobre missigenação racial no Brasil...acabei fazendo um discurso...tão longo e chato que os dois ...me deram 10 e mandaram que parasse...rsrs. Ah também nunca peguei o segundo diploma,como passei naquele primeiro concurso para professor estadual, após 20 anos de interrupção(1974 ou 75), todos da FAHUPE que foram aprovados,numa situação de emergência receberam uma carteira provisória de registro de professor...( agora posso confessar)... lecionei no estado durante 17 anos com a mesma...nunca tirei a definitiva...não me pergunte como consegui...pois quando vinha aquele formulário para recadastramento eu nunca menti...colocava o numero dela...abraços aos ex-colegas das primeiras turmas...
ExcluirPedro, eu lembro de vc. Eu participei do diário de Anne Frank, fiz a personagem-irmã de Anne frank. Fizemos um outro espetáculo, um musical, com Vanderley Di Vittorio(da psicologia) na direção. ele fez o pai da Anne Frank. Eu era bastante atuante nas produções culturais e atriz, o que sou até hoje.
ExcluirNa comemoração dos 50 anos da Semana de Arte Moderna, onde estudantes de várias universidades se reuniram no Teatro do CPII para uma mesa redonda com Drummond, Antonio Houaiss, João Cabral, o sociólogo Escobar(acho que não estou esquecendo ninguem). eu era uma das pessoas responsáveis pelo evento e apresentadora. Vandick ligou para os convidados e cancelou. Lá estava a Policia Federal. E o General Moacyr chamou Batalhão da Barão de Mesquita. Se alguem lembrar mais sobre isso, por favor, entra em contato comigo. sou Arminda Maria Freire Amorim, da primeira turma de Letras -Português/Inglês.Mas sai em maio de 1972, durante as comemorações acima.abç Estou viva!!!!
Para os alunos que querem retirar novos diplomas no MEC. Infelizmente tenho más notícias. Terminei o curso em 94 e pedi o diploma de Bacharelado e Licenciatura, mas só recebi o Bacharelado.Na época não me liguei que teria que receber 2 diplomas e hoje estou correndo atrás. Acontece que o MEC fechou no Rio e São Paulo e nao adianta mais procurar o MEC do Rio.Outro problema: querem passar todos os problemas da FAHUPE para a UFRJ e eles não estão aceitando, por isso a demora. A informação que tive é mandar email para valeria.grilanda@mec.gov.br ou ligar para 61-2022-7000.Eu enviei hoje.
ResponderExcluirLigar nao adianta muito, então peço para todos mandar email para a valeria, precisamos presionar para ter respostas. É um absurdo demorar seis anos para resolver um problema que não é nosso e sim do próprio MEC.
Peço se alguem tiver alguma informação, por favor, deixe uma mensagem para que possamos estar informados. Muitos alunos da FAHUPE estão com problemas de diploma.
Grata
Ana Carla
Quimica-1994
Alô, Carla!
ResponderExcluirRevise as suas informações sobre o MEC ter fechado aqui no Rio. Isso é impossível!
O Escritório pode ter mudado de endereço (ficava na Rua da Imprensa), mas não pode ser fechado. Onde já se viu não existir uma Representação Oficial do MEC no Rio?
Neste Blog existe uma informação que pode ser útil a você. Dê uma procurada, com calma.
Boa sorte!
luizalfs@gmail.com
Eu fiz um Facebook da Fahupe e gostaria de convidar todos voces. http://www.facebook.com/pages/Fahupe/164378033661025?sk=wall
ResponderExcluirEu copiei algumas fotos deste blog no face, uma das dependencias e uma foto em que eu apareco no horto em 1986! Espero ver voces no face! :)
Estudei na FAHUPE (1. turma de português-literaturas). João Domingues Maia. Fui aluno de Rocha Lima, Celso Cunha, Eduardo Portela, Othon Moacyr Garcia, entre outros. Orgulho-me de ter começado na FAHUPE uma carreira de sucesso: fiz dois cursos de especialização na UFRJ, Mestrado (PUC-RJ), Doutorado (PUC-RJ) e publiquei vários livros que, no conjunto, venderam alguns milhões de exemplares. Sinal de que a Faculdade contribuiu muito para a minha profissão e a de outros.
ResponderExcluirOi João, fui aluna de todos estes professores, também. abç
ExcluirSou Evandro Castilho, professor de Letras e exerci meu magistério na Fahupe. Fui um dos incentivadores da transformação da Fahupe em cooperativa e permaneci na faculdade até seu final, com a intervenção do MEC. Sempre acreditei que a educação devia ser objeto direto de trabalho de professores e alunos e que o caminho passa pelo cooperativismo. Hoje, estamos desenvolvendo trabalhos na área virtual com alguns colegas e aguardando as modificações de paradigma gráfico para virtual que ocorrem hoje no país.
ResponderExcluirNosso trabalho pode ser visto em:
http://keditfundamental.jimdo.com/
Demos de aula (ainda em construção) em:
http://keditfundamental.jimdo.com/area-de-testes-ef69-demos-k12-testing-area/
Visitem-nos e participem. Estamos iniciando um movimento de montagem de uma cooperativa de docentes e todos serão muito bem-vindos.
Mensagem direta para e-mail evandrocastilho@yahoo.com.br
Abraço
Evandro Castilho
Evandro, aonde anda você? Perdemos sua augusta figura na ladeira da Suíça Carioca. Somos Robson e Pedro, egressos do Colégio Acadêmico e ex-alunos da primeira turma da FAHUPE. Você ainda convive com o eviterno morcego que co-habitava com vossa ilustre e ilibada figura pelas bandas de Piratininga?
ExcluirMuito obrigado por este blog. Aqui finalmente encontrei informações que poderão me ajudar a obter meu diploma, finalmente ...
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Para registro, concluí o curso de Psicologia em 1990 e sempre gostei muito da Fahupe, tendo até feito parte do DA de Psicologia e depois do DCE.
Excelentes recordações este blog me trouxe ...
Maravilhoso esse blog. História linda desta Faculdade e muito bonita a parceria dos alunos com a secretaria. E sinto saudade... eu era jovem e meu namorado fazia Química em 79 ou 80 graduou-se.O único crioulo de olho claro...
ResponderExcluirUma amiga quer entrar em contato com os ex-funcionários ela está no facebook Ester Balbino.
Boa sorte!!!
Rio, 14/09/2012.
ResponderExcluirA propósito do artigo MANIFESTO EM DEFESA DA FAHUPE, que pode ser acessado neste Blog, eu preciso registrar, também aqui, a seguinte opinião:
Há muito que se diz que o papel aceita qualquer coisa. E também há muito a Internet ocupa a mesma posição...
Por isso, infelizmente, o amargo Olavo não está só...
Eu mesmo já li no Google a entrevista que o médico AMÂNCIO PAULINO DE CARVALHO concedeu ao PROJETO MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL em 30.05.2005.
Entre todas as bobagens que ele vomitou, ele mencionou a FAHUPE como uma faculdade particular inventada por um maluco e que funcionava irregularmente no Colégio Pedro II. Ele qualificou os alunos da FAHUPE que conheceu como alienados, idiotas, ou coisa assim...
Fica como curiosidade o fato de ele ter sido um dos Diretores que levaram o Hospital do Fundão ao estado atual...
Ninguém pode atribuir às Escolas que o Olavo e o Amâncio frequentaram a culpa de ambos não valerem o chão sujo que pisam, sem conhecer ou analisar, profundamente, as histórias daquelas Escolas!
Diante destes argumentos, que importância podem ter as críticas que esses dois idiotas emitiram sobre a Escola onde eu me graduei?
O período em que eu frequentei a FAHUPE como aluno (1970-1973) foi permeado pelo auge da arbitrariedade e da violência impostos pela Ditadura!
Só muito recentemente algumas pessoas sérias avançaram no sentido de desvendarem o que, de fato, aconteceu na FAHUPE:
- uma Tese de Mestrado em Educação apresentada pela Professora Lícia Maciel Hauer ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, em setembro de 2007, com o título O COLÉGIO PEDRO II NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR;
- uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, coordenada pelo Professor Henri Acselrad, com a assistência da Antropóloga Iara Ferraz, atualmente em fase de redação final, com o título A JUVENTUDE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.
Quando eu tomei conhecimento da primeira, há muito ela já estava concluída e aprovada, mas, ainda assim, eu tive a chance de manifestar a minha discordância com alguns fatos citados de forma incorreta.
A minha manifestação fez com que eu fosse convidado a participar, como depoente, da segunda.
Nós, da Primeira Turma de Formandos da FAHUPE, tivemos Professores qualificadíssimos, muitos com reconhecimento internacional. Eles contribuíram para nos tornar profissionais competentes o suficiente para que ingressássemos no mercado de trabalho, e para crescer com Especializações, Mestrados e Doutorados!
Mas, em paralelo, nós fomos vitimados pela Ditadura!
Quem quiser entender sobre o que eu falo, precisa ler o Decreto de reconhecimento da FAHUPE (74039, de 10/05/1974), assinado pelo Presidente Ernesto Geisel e pelo Ney Braga, o então Ministro da Educação.
É preciso não interpretar o texto do Decreto, mas lê-lo com muita atenção!
No mais, eu só preciso fazer uma última recomendação.
Nós não podemos calar os canalhas a qualquer preço!
Se procedêssemos assim, nós nos igualaríamos aos demais canalhas que estão soltos no Mundo, como os que oprimem comunidades humildes e sociedades inteiras, ou como aqueles que decidiram e realizaram os bombardeios nucleares contra o Japão!
Se gastarmos nossas energias na propagação do bem, todos os canalhas perderão o espaço e a voz!
Isso vai demorar, mas vai acontecer!
Paz e bem!
Luiz Alberto Felipe da Silva
obrigada. abç
ExcluirIniciei o curso de física na Fahupe em 1978 e estou precisando de documento com a aprovação no vestibular. como faço? Luiz carlos de carvalho araujo
ResponderExcluirLuiz:
ResponderExcluirVocê diz que INICIOU mas não diz se CONCLUIU.
Se CONCLUIU, você deve ter requerido um HISTÓRICO para fazer o seu REGISTRO no MEC. Logo no início do HISTÓRICO constam (é padrão) as informações relativas ao Vestibular.
Se não CONCLUIU a questão é um pouco diferente. Entretanto, se INICIOU, o MEC TEM AS INFORMAÇÕES, como herdeiro e administrador do ACERVO da FAHUPE.
Portanto, em qualquer hipótese, você precisará recorrer ao MEC para obter um documento com a informação OFICIAL.
Boa sorte!
Luizalfs
Sou Eliana e também estudei na FAHUPE terminando meu curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática em 12/1981, e estou precisando atualmente de meu Diploma assim como muitos deste blog. Vocês sabem como podem me auxiliar?
ResponderExcluirDesde já grata por tudo.
email: elianalopes@ibge.gov.br, eliana.l.santos@ibge.gov.br
Eliana, terminei o curso de História em 93. Tb não tenho mais o Histório, Certificado.... nada, perdidos em minhas várias mudanças. Se tiver uma resposta positiva, p.f., compartilhe comigo neste blog. Grata.
ExcluirEstudei na Fahupe entre 1988 e 1991.Fiz o curso de História-licenciatura e Bacharel.Tenho ótimas lembranças dos professores,,colegas de curso e de tudo que aprendi durante a minha formação.
ResponderExcluirAtualmente sou professora da rede pública de ensino.Descobri este blog pelo Facebook.
Lembranças excelentes!
De que turno, seu nome?
ExcluirSou de Matemática formado em 1986. Cadê os colegas?
ResponderExcluirAmérico Augusto Nogueira Vieira
(americo_vieira@yahoo.com.br)
Fui da turma de 1987 / 1990 . Curso de História. turno manhã.
ExcluirCaros colegas da FAHUPE de todos os cursos e de todas as épocas.
ResponderExcluirA obtenção da segunda via do diploma e do histórico escolar com a aprovação de vestibular (que era a padronização do documento oficial) é na seara administrativa do MEC uma banana a ser descascada.
Quem tem os diplomas tire uma dez fotocópias (inclusive do histórico) e autentique as fotocópias em diferentes cartórios (um mesmo cartório reconhece cópia da cópia, contanto que a cópia tenha sido autenticada lá). Cada fotocópia, esclareço, só leva uma autenticação, distribua as 10 fotocópias em 3 cartórios e nunca entregue as 3 fotocópias quando pedirem; sempre guarde uma e evite andar com o original na rua (deixe pelo menos uma fotocópia na casa de uma parente, caso a sua pegue fogo).
Quem não tem os originais, terá que requerer inicialmente pela via administrativa ao MEC através de um processo administrativo (faça isso mesmo que não precise por agora, pois costuma levar tempo). Apesar de não ter passado por isso, graças a Deus, há prazos para respostas na Administração Pública e, não havendo cumprimento de tais prazos, então pode-se ir pela via judicial através de mandado de segurança (há "periculum in mora" e "fumus bonis iuris", condições para concessão de liminar em MS).
O ideal é evitar tudo isto, pois advogados e custas judiciais custam dinheiro, ainda que você possa pagar parcelado em alguns casos.
Falando nisso, se alguém precisar de advogado tenho escritório no RJ na rua da Quitanda (fiz Matemática na FAHUPE, turma de 1986, peguei os dois diplomas, o histórico e também todos os programas de disciplinas - este é comum para todos os alunos de Matemática e posso inclusive enviar por e-mail - de graça é lógico - mas hoje sou advogado com OAB no RJ, PR e PB). Sou Professor de Direito na UFPR e fui professor de Matemática no RJ por muitos anos.
Caso alguém queira "papear": americo_vieira@yahoo.com.br
Américo Augusto Nogueira Vieira
OLA !!! MEU NOME É HELOIZA ESTUDEI HISTORIA GERAL EM 1971,
ResponderExcluirTURMO DA MANHA , NUCA MAIS TIVE CONTATO COM NENHUM DE MEUS COLEGAS, ANGELA GRILLO . VANIA QUE MORAVA NA RUA SOROCABA EM BOTAFOGO , E TANTOS OUTROS
SAUDADES , SE ALGUEM POR ACASO VER ESSA MSG COLOQUE AQUI SEU E-MAIL
Olá Heloísa, sou a Ângela Grillo. Claro que lembro de vc. Que bom ter notícias suas. Tb não sei por onde a Vânia anda. Eu me mudei para o Recife. Vim fazer o Mestrado e acabei ficando. Em 2001 voltei para o Rio, para o Doutorado e fiz um sanduíche em Paris. Ensinei na Federal Rural de PE e, hj estou aposentada. Mande notícias suas !!! Beijos
ExcluirOlá, sou Valeria e estudei na FAHUPE de 1988 a 1992 (LETRAS). Me graduei e fui morar em outra cidade. Vcs Sabem como posso pegar meu diploma?
ResponderExcluirEstudei matematica la de 85 a 88
ResponderExcluirLembro de Professores fantasticos tais como Portelinha (que foi prof da minha mae no Pedro II), Otto (que foi meu prof tambem no CEFET) e tantos outros
lembro da minha primeira aula com o Prof Eric em geometria descritiva
lembro das aulas em que eu ficava perto das janelas escrevendo alguma coisa viajando pela noite
Muitas saudades daqueles tempos tao distantes mas nunca esquecidos
abs a todos
Prezados , sou ex-aluno do curso de Química , encontrei o acervo da FAHUPE.
ResponderExcluirFundão - Reitoria DGI - Sr° Adilson tel (21) 2598-1881
fernandacapri@gmail.com
Adilson@pr6.ufrj.br
BOA SORTE ; PAZ E BEM!
Olá meus colegas da saudosa Fahupe!
ResponderExcluirTenho muito orgulho de ter me formado lá.
Cursei Matemática de 79 a 82, no turno da tarde.
O que é bom acaba, e a Fahupe acabou, mas o seu legado continua em cada um de nós!
Precisamos fazer uma grande reunião com alunos de todas as turmas, o que vcs acham?
ResponderExcluirACHO OTIMA IDEIA ME FORMEI EM 1975 DE HISTORIA GERAL - MEU NOME É HELOIZA
ExcluirAdoro a ideia. Cursei Letras (Portugues-ingles) entre 1979 e 1983.
ExcluirTurma de ciências biológicas, kd vcs?
ResponderExcluirTerminei ciências biológicas em 1977, Solange Coelho Aieta
ExcluirOlá, sou Valéria Garrido, cursei Ciências Biológicas no período de 1979 a 1982. Alguém aparece por aqui desta época. Gostaria também de saber como ficaram as monografias dos cursos, gostaria de obter a minha. Será que eles tiveram o trabalho de digitalizar? Bjs
ExcluirMuito interessante, encontrar um blog sobre a FAHUPE.
ResponderExcluirConclui a Faculdade de Psicologia em 1992. Não encontrei ninguém de Psic.
Um grande abraço a todos.
Dilma Coelho
Dilma também cursei psicologia formando 92 contato Facebook sirdonantonio email sirdonantonio@outlook.com
ExcluirDilma, tudo bom?! Também estudei psicologia . Me ajuda a lembrar o
ExcluirNome da professora de psicanálise .
Alguém ai da turma de História de 81/82???
ResponderExcluirEstudei Letras na Fahupe entre 1979 e 1983. Moro no exterior e agora estou precisando do historico escolar daquela epoca de faculdade. Entrei em contato com o MEC atraves do site. Alguem tem alguma outra informacao de como conseguir este historico da maneira mais agil possivel ?
ResponderExcluirMaria tudo bem? Quase que humanamente impossível....cansei de tentar e nada.
ResponderExcluirVamos tentar reunir o pessoal independente da turma?
ResponderExcluirMeu nome é Francisco Moreno. Estudei na Fahupe de 1986 à 1989 turma de história. Em termos de formação não poderia ter sido melhor. Muitas saudades dos colegas como o Ricardo Panza, Maria Luiza Serpa, Venécia e Arlindo.
ResponderExcluirMeu nome é Francisco Moreno. Estudei na Fahupe de 1986 à 1989 turma de história. Em termos de formação não poderia ter sido melhor. Muitas saudades dos colegas como o Ricardo Panza, Maria Luiza Serpa, Venécia e Arlindo.
ResponderExcluirBoa tarde a todos.
ResponderExcluirMeu nome é: José Raimundo (email: jraimundomoura716@gmail.com), fiz o 1º período de física na Fahupe em 1990, mas por algumas divergências com um professor e o coordenador do curso, a maioria da turma abandonou o curso, inclusive eu.
Gostaria de saber se tem como pegar o histórico escolar desse curso?
Será que alguém que cursou física em 1990, conseguiu se formar?
Meu nome é Jorge Miguel e cursei História, na FAHUPE, nos anos 1983 e 1984. A partir daí, transferi-me para a USU (Universidade Santa Úrsula) e me arrependi amargamente...
ResponderExcluirUm abraço em todos.
Boa tarde a todos e todas.
ResponderExcluirAlguém se lembra da Vânia, estudou psicologia na Fahupe na segunda metade dos anos 80, negra, baixa estatura e morava em Copacabana? Gostaria de encontrar o contato dela nas redes sociais. Obrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu nome é Denise
ResponderExcluirEstou buscando alunos de Letras (Português-Inglês) do ano de 1991 a 1994. A conclusão do curso foi 13/01/1995.
Outra pessoa que busco é Sandra. Uma senhora baixinha e negra que trabalhava na biblioteca.
Um saludo.
Olá meu nome á Airton Fausto de Moura - sou da primeira turma de Psicologia. Colamos grau dem 5 de janeiro de 1974 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No ano seguinte conclui o curso de
ResponderExcluirformação de psicólogo na Universidade Santa Úrsula com vários colegas de turma da FAHUPE.
Olá , sou Monica Couto, procuro os formandos de física de 1990.
ResponderExcluirMeu nome é Rit Gallo, formei psicologia 1989.
ResponderExcluirProcuro por meu amigo NEY não sei sobrenome, mas morava perto do Cajú. frequentei muito sua casa, a fim de estudar.
muita vontade de falar com vc.
Rita boa noite. O Ney do caju era um loirinho? Se for ele está morando em Campinas agora
Excluirazevedorita22@gmail.com
ResponderExcluirNey, talvez vá até sua antiga casa colher informação
rita gallo
Oi Monica. Conhece alguém da turma de biologia? Vc chegou a pegar seu diploma?
ResponderExcluirOiiii Luciane. Nossa quanto tempo....
ResponderExcluirAloooô!Pedro Luiz Delmaschio e Robson T.de Carvalho, meus ex-colegas, de 1970 a 1973, da 1a turma (43L)/Português-Inglês,culto ecumênico e colação de grau, às 20horas, em 05.01.1974, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Paraninfo Prof.Marcelo de Menezes (língua e literatura americana)
ResponderExcluirAloooô! Minha ex-colega Armindha Freire.
Muito bom ter encontrado este blog e assim poder viajar no tempo em que tivemos belos momentos em aulas com nossos excelentes professores!
Me chamo Stela (Stela Regina). Também participei da montagem da peça Diário de Anne Frank, fazendo a "voz da Anne" lendo o diário no momento em que o palco ficava às escuras para dar tempo para a mudança de cenário e figurino do elenco.
Stelaaaaaaaaa. Boa tarde. Nossa esta peça era comentada 15 anos depois na FAHUPE....acredita?
ResponderExcluirOlá, Robson! Boa tarde! Não fazia ideia do "sucesso" da nossa apresentação do "Diário de Anne Frank. Muito bom saber. Depois da colação de grau não tive contato com mais ninguém da nossa turma. Mas lembro muito bem do rosto de alguns colegas: do seu, do Pedro, da Armindha,da Letife, da Vera Caetano, da Marilene, da Sônia Iglesias, da Neusa, do Washington, do Marlucio, Lúcia Câmara (oradora), Xíiií, melhor parar por aqui lembro de quase toda a turma. Fica fácil quando leio o convite da formatura.
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirEstudei História em 1982 e 1983.Alguém lembra dos professores?
Orlando, Fernando Segismundo, Jéssen, Aloisio , Davi Aarão Reis, Ângelo, Santa Rosa, Agostinho, Aloisio( moreno e calvo.
Alguém mais?
olá. vc ainda tem o seu perfil no facebook ?
ExcluirEstudei história de 1987 a 1990 e todos estes professores ainda estavam lá...
ExcluirFui aluno do curso de física concluido en 1990. Meu nome completo:
ResponderExcluirAlcindo Olímpio Maia Neto.
Bom dia. Fui aluno em 73 e 1974 por motivos alheios à minha vontade abandonei os estudos.Fui aluno da turma de ciências biológicas. Hoje preciso de alguns do documentos. Como histórico escolar. Alguém pode me orientar.Obrigado.
ResponderExcluirBoa tarde. Também preciso do histórico escolar. fui aluna de Letras em 84 e 85, depois fui transferida para UERJ. Alguém pode me orientar?
ResponderExcluirComecei física em 1979... abandonei em 1980...algum colega da turma por aí...
ResponderExcluirFui da turma de fisica que entrou em 1979 a noite , contato:gouveia fisico@gmail.com
ExcluirFiz o GPI de Cascadura em 1978. Em seguida fiz o vestibular; creio que no final do ano; desse modo, acho que entrei em Física em 1979. Sou da turma de Nóia Scofild, Paulo Jacó, Francisco Juca, Perpétua, Obdúlio... Também procuro contato com colegas da turma.
ExcluirSou Dilma Coelho, não conheço nenhum de vocês, terminei Psicologia na FAHUPE EM 1996. Entrei para passar esses dados , podem ser úteis ou não.
ResponderExcluir-- A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 730, de 27/11/2014, atribuiu à Universidade Federal do Rio de Janeiro a responsabilidade pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da extinta Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). A tarefa de expedir e registrar os diplomas de ex-alunos da Fahupe passou também a ser uma atribuição da UFRJ.
Desde então, um cuidadoso trabalho de tratamento arquivístico do acervo da antiga instituição vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e pela Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6).
Como solicitar o registro
Agora, a UFRJ começará a atender à demanda dos ex-alunos da Fahupe para terem acesso ao registro, à substituição ou à 2ª via do seu diploma.
Para fazer a solicitação, o interessado deverá ler com atenção as instruções e, em seguida, preencher o formulário, disponível aqui.
Com o formulário devidamente preenchido, acompanhado dos originais e cópias dos documentos pessoais, deverá comparecer – a partir do dia 2 de fevereiro de 2015 – à Divisão de Gestão Documental e da Informação (DGDI), localizada no prédio da Reitoria, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária.
Veja também o comunicado sobre a guarda da documentação da Fahupe e a expedição de diplomas publicado no site da PR-1.
--COMO OS ALUNOS DA FAHUPE PODEM REGISTRAR O SEU DIPLOMA
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
Estudantes
PR-1
INSTRUÇÕES PARA QUE OS ALUNOS DA FAHUPE FAÇAM A SOLICITAÇÃO DO REGISTRO DE DIPLOMA NA DGDI – DIVISÃO DE GESTÃO DOCUMENTAL E DA INFORMAÇÃO
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DO PRIMEIRO PROCESSO DE REGISTRO DE DIPLOMA:
a) Certidão de Nascimento/Casamento; Histórico de Graduação; Identidade; CPF, que poderá ser emitido pelo site da Receita Federal – www.receita.fazenda.gov.br; Título de Eleitor; Certidão de Quitação Eleitoral, que poderá ser emitida pelo site do TSE – www.tse.jus.br; Certificado de Reservista; Certificado do Ensino Médio, com a devida publicação no Diário Oficial, a partir de 1985 (exceto os obtidos em Instituições Federais ou fora do estado do Rio de Janeiro). Quando o aluno vier de outra IES, é necessário acrescentar também, no processo, o Histórico Escolar da Instituição de origem e a tabela de equivalência, caso haja aproveitamento de disciplinas.
b) Todos os processos de registro de diploma autuados, na UFRJ, poderão ser acompanhados pelo formando, através dos sites www.dgdi.ufrj.br ou www.sap.ufrj.br.
PARA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE DIPLOMA
Os documentos a serem entregues pelo formando para o processo de SUBSTITUIÇÃO de diploma são os mesmos do primeiro processo de registro, exceto a comprovação do Ensino Médio que não precisa ser acrescentada. Lembramos também que é necessário incluir o diploma anterior com erro e informar o motivo do pedido de substituição.
PARA O PROCESSO DE 2ª VIA DE DIPLOMA
Os documentos a serem entregues pelo formando para o processo de 2ª VIA de diploma são os mesmos do primeiro processo de registro, exceto a comprovação do Ensino Médio que não precisa ser acrescentada. Lembramos também que é necessário incluir a publicação do jornal de grande circulação ou o Boletim de Ocorrência, que conste a perda do diploma. O aluno deverá levar a folha inteira e original do jornal ou o Boletim de Ocorrência, a fim de que a comprovação seja incluída no processo.
Estudei contigo Dilma.
ExcluirComecei História na FAHUPE em 1989, estudei 1989,1990 e 1991. Com o Plano Collor, fiquei sem emprego e sem condições de continuar pagando.
ResponderExcluirFui da turma dos formandos de Biologia de 1981
ResponderExcluirSou Paulo Cerqueira. Estudei História na FAHUP entre 84 - 88
ResponderExcluirFui da turma de Matemática de 1971 até 1974. Só tenho boas lembranças da FAHUPE em todos os sentidos. Professores e colegas maravilhosos. Lecionei por muitos anos na Rede Estadual de Privada de ensino, no antigo curso secundário e também superior. O Curso de Matemática me abriu diversas possibilidades profissionais, inclusive em outras áreas do conhecimento. Atuei também na área de Informática e Gestão depois de passar por outros cursos superiores. Me aposentei há alguns anos, mas ainda atuo nas áreas de Auditoria e Consultoria. E tudo começou na FAHUPE!!!! Só alegrias!!! profjair@gmail.com
ResponderExcluirEstudei contigo Dilma. Tu trabalhavas em Furnas?
ResponderExcluirMeu nome é Evandro Ribeiro. Entrei na Fahupe em 1978 na turma de Química (31Q). Deveria ter me formado em 1981 o que não aconteceu. Nesta época, por questões profissionais, mudança de emprego e etc., acabei não fazendo várias provas do último ano, justamente o ano em que deveria ter me formado. Anos depois, isso já em 1993, resolvi voltar a Fahupe para tentar completar as matérias de 1981 (lacunas), que me faltavam para a diplomação. Houve uma situação interessante que me marcou muito naquela época e que de certa forma foi decisiva para o meu retorno, já que havia ficado tanto tempo fora das cadeiras de uma escola e de certa forma já havia me encaminhado profissionalmente em outras direções. Entrei por aqueles corredores, passei antes na cantina ficando por algum tempo ali, vendo se conhecia algum aluno ou professor, dei uma caminhada pelas salas, nenhum rosto conhecido, a FAHUPE já havia se tornado uma cooperativa nesta época. Depois fui em direção a biblioteca que ficava na parte de baixo, no CPII. Estava ainda meio indeciso quanto a retornar a Fahupe. Será que eu precisava mesmo pegar aquele diploma de Química? Trabalhava na época na Xerox do Brasil e já estava casado com 2 filhos e muito pouco tempo para voltar a estudar, além de tb me achar meio velho para enfrentar aquele desafio de ser um estudante novamente (tinha 32/33 anos na época). Foi justamente na biblioteca, quando eu já estava para devolver um livro e desistir da idéia de voltar a FAHUPE, que na minha frente um aluno que tb estava na biblioteca perguntou a funcionária se ela conhecia algum livro que lhe pudesse permitir aprender algum ofício para "cegos", isso mesmo: era um aluno da época que estava perdendo a visão de forma irreversível e ainda tinha algum tempo de visão para aprender lendo algum ofício profissional para se sustentar depois que perdesse a visão por completo. Confesso que eu não havia percebido as dificuldades desse rapaz, já com limitações para enxergar e que estava a minha frente, só que a pergunta dele a funcionária me caiu como uma bomba! Foi o incentivo que faltava. Fui imediatamente para a secretaria para resgatar o meu histórico escolar, pois acabei não o solicitando em 1981. Começou o calvário: o funcionário, o qual não lembro o nome, muito solicito, conseguiu encontrar algumas informações (notas, listas de presença e etc.) porém com " várias lacunas" bem maiores do que aquelas que deveriam existir. Não existiam informações de algumas matérias do 2o e do 3o anos, inexistência de informações de notas em Química orgânica (eu gabaritava as provas de orgânica quase sempre, pois era egresso de escola técnica, a ETIQT-SENAI e essa matéria, Química orgânica, era a que eu mais gostava e entendia). Diante dessas "lacunas" o tal funcionário me recomendou procurar a coosenadora de Química, que para minha surpresa era uma antiga professora daquele meu 1o período (excelente por sinal), a Eliane. Ela se lembrou de mim, expliquei o que eu queria e fiz um requerimento à época que acabou por ser aceito. Me formei em 1995. Agradeço muito a Eliane, que depois se tornou diretora do Conselho Regional de Química. Não consigo lembrar de quase ninguém do meu 1o período em 1978 a 1981, a não ser de duas amigas, a Sonisley e a Miryan que eram de Psicologia e do Antônio vicente de Física, além de uma aluna (não lembro o mome) que era dessa outra turma desse meu 2o período em 1993 e que trabalhava numa fábrica da Souza Cruz em Maria das Graças/Higienópolis. Agradeço a paciência de todos para com esse "longo" relato. Bons tempos aqueles!!!
ResponderExcluirFiz Bioligia na Fahupe, me formei em 1977 Estou tentando encontrar uma grande amiga, mas não consigo.O nome dela e Maria das Gracas Ferreira de Barros.
Boa tarde. Eu conheci uma pessoa com esse nome. Ela esteve lá visitando e deu uma palestra. Em 1990
ResponderExcluirbom dia! alguém que concluiu o curso de psicologia em 1985?
ResponderExcluirBoa noite, não fiz nenhum curso mas trabalhei na fahupe por muitos anos.
ResponderExcluirBoa noite, fiz quimica na Fahupe de 1987 até 1990, alguem teria foto da formatura dos quimicos em 1990
ResponderExcluirOlá. Fui aluno do curso de Química da FAHUPE de 1975 a 1978. No ano seguinte fui trabalhar em Rondônia, onde fiquei por 26 anos. Nunca mais tive contato com os meus colegas. Um deles era mais próximo porque morava em Niterói, como eu. O seu nome é Luiz Sérgio e trabalhava na Vale do Rio Doce. Se alguém souber de alguns dos colegas desse período, por gentileza entrem em contato no endereço sccarvalho2005@ yahoo.com.br.
ResponderExcluirEstudei Física na FAHUPE, nos anos de 1978 até 1981. Alguns de meus colegas: Obdulio Varela, Juca, Nóia Scofild, Paulo Jacó (falecido em 12/jan/2024), Maria Perpétua etc. Gostaria muito de ter contato com Perpétua e Obdulio, caso alguém saiba deles.
ResponderExcluirMinha turma era a 31FI
ResponderExcluirOi! Meu nome é Telma. Fui das turmas de Letras, português-literatura, de 1980 a 1984. Tinha um amigo que cursava o quarto ano de matemática, cujo nome era Marcos Antônio. Ele morava na Ilha do Governador e o pai dele era português. Foi um grande amigo, mas perdi o contato dele. Gostaria de ter notícias dele.
ResponderExcluirMeu nome é Ivo Lourenço da Silva.
ResponderExcluirEstudei Matemática na FAHUPE de 1982
a 1985.
Perdi contato com os colegas de turma.
Lembro alguns nomes :,Ana, Jorge, João,
gostaria de reencontrá_los.